Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizza Pancotte, Rebeca
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: de Lima, Rosilene, Ferreira Barros, Marta Silene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/18794
Resumo: Neste artigo objetiva-se abordar a formação de professores e aspectos relacionados ao ensino da Didáticaconsiderado como processo educativo relacionado com o contexto social . Trata-se de um trabalhodesenvolvido por meio da pesquisa teórica. Busca-se, para tanto, organizar as ideias em três subitensrelacionados entre si. Primeiramente, abordam-se questões históricas do ensino da Didática nos cursos deformação de professores no Brasil, cujo caráter era puramente técnico e instrumental, a crítica construída emtorno dele, bem como ideias e propostas de diferentes autores que buscam romper com essa visão. Emseguida, trata-se dos desafios para o ensino da Didática, de acordo com o pensamento de autores queconsideram que as demandas socioeducativas da atualidade concebem a Didática como uma área dapedagogia que busca compreender os processos de ensino e aprendizagem articulando teoria e prática, o quepossibilita intervenções na prática pedagógica, que é também prática social, e não um ensino instrumental quevê na didática somente um guia para “ensinar bem”. Por último, considera-se a importância da pesquisa emDidática mediante situações reais, porque é o cotidiano escolar que fornece elementos de análises críticaspara o ensino da referida disciplina. Nesse sentido, o ensino de Didática aqui apresentado contém subsídiosteórico-práticos da articulação entre os saberes profissionais e os conhecimentos sistematizados necessáriospara uma prática educativa de boa qualidade.
id UEM-11_ef8ae8093b18399fa866c49b8c872625
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/18794
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolarFormação de professoresEnsino de DidáticaTeoria e práticaCotidiano EscolarAspectos da disciplina de Didática para a formação de professoresNeste artigo objetiva-se abordar a formação de professores e aspectos relacionados ao ensino da Didáticaconsiderado como processo educativo relacionado com o contexto social . Trata-se de um trabalhodesenvolvido por meio da pesquisa teórica. Busca-se, para tanto, organizar as ideias em três subitensrelacionados entre si. Primeiramente, abordam-se questões históricas do ensino da Didática nos cursos deformação de professores no Brasil, cujo caráter era puramente técnico e instrumental, a crítica construída emtorno dele, bem como ideias e propostas de diferentes autores que buscam romper com essa visão. Emseguida, trata-se dos desafios para o ensino da Didática, de acordo com o pensamento de autores queconsideram que as demandas socioeducativas da atualidade concebem a Didática como uma área dapedagogia que busca compreender os processos de ensino e aprendizagem articulando teoria e prática, o quepossibilita intervenções na prática pedagógica, que é também prática social, e não um ensino instrumental quevê na didática somente um guia para “ensinar bem”. Por último, considera-se a importância da pesquisa emDidática mediante situações reais, porque é o cotidiano escolar que fornece elementos de análises críticaspara o ensino da referida disciplina. Nesse sentido, o ensino de Didática aqui apresentado contém subsídiosteórico-práticos da articulação entre os saberes profissionais e os conhecimentos sistematizados necessáriospara uma prática educativa de boa qualidade.Universidade Estadual de Maringá2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/1879410.4025/tpe.v16i3.18794Teoria e Prática da Educação; v. 16 n. 3 (2013); 83-902237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/18794/pdf_25Pizza Pancotte, Rebecade Lima, RosileneFerreira Barros, Marta Sileneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T11:31:06Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/18794Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:25.629954Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar
title Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar
spellingShingle Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar
Pizza Pancotte, Rebeca
Formação de professores
Ensino de Didática
Teoria e prática
Cotidiano Escolar
Aspectos da disciplina de Didática para a formação de professores
title_short Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar
title_full Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar
title_fullStr Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar
title_full_unstemmed Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar
title_sort Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar
author Pizza Pancotte, Rebeca
author_facet Pizza Pancotte, Rebeca
de Lima, Rosilene
Ferreira Barros, Marta Silene
author_role author
author2 de Lima, Rosilene
Ferreira Barros, Marta Silene
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizza Pancotte, Rebeca
de Lima, Rosilene
Ferreira Barros, Marta Silene
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de Didática
Teoria e prática
Cotidiano Escolar
Aspectos da disciplina de Didática para a formação de professores
topic Formação de professores
Ensino de Didática
Teoria e prática
Cotidiano Escolar
Aspectos da disciplina de Didática para a formação de professores
description Neste artigo objetiva-se abordar a formação de professores e aspectos relacionados ao ensino da Didáticaconsiderado como processo educativo relacionado com o contexto social . Trata-se de um trabalhodesenvolvido por meio da pesquisa teórica. Busca-se, para tanto, organizar as ideias em três subitensrelacionados entre si. Primeiramente, abordam-se questões históricas do ensino da Didática nos cursos deformação de professores no Brasil, cujo caráter era puramente técnico e instrumental, a crítica construída emtorno dele, bem como ideias e propostas de diferentes autores que buscam romper com essa visão. Emseguida, trata-se dos desafios para o ensino da Didática, de acordo com o pensamento de autores queconsideram que as demandas socioeducativas da atualidade concebem a Didática como uma área dapedagogia que busca compreender os processos de ensino e aprendizagem articulando teoria e prática, o quepossibilita intervenções na prática pedagógica, que é também prática social, e não um ensino instrumental quevê na didática somente um guia para “ensinar bem”. Por último, considera-se a importância da pesquisa emDidática mediante situações reais, porque é o cotidiano escolar que fornece elementos de análises críticaspara o ensino da referida disciplina. Nesse sentido, o ensino de Didática aqui apresentado contém subsídiosteórico-práticos da articulação entre os saberes profissionais e os conhecimentos sistematizados necessáriospara uma prática educativa de boa qualidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/18794
10.4025/tpe.v16i3.18794
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/18794
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v16i3.18794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/18794/pdf_25
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 16 n. 3 (2013); 83-90
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207156540342272