ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E SUAS CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DISCENTE
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37468 |
Resumo: | O estudo analisou a partir das percepções de estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado na formação docente para atuar na educação básica. A partir de uma pesquisa qualitativa é possível afirmar que as experiências vivenciadas no estágio possibilitaram aos acadêmicos perceberem um distanciamento entre a universidade e a realidade de muitas escolas, diferenciação na forma de atuação pedagógica dos professores supervisores nos segmentos que compõem a Educação Básica, sendo que, por um lado, foram percebidas maiores dificuldades e resistências com os alunos do ensino médio e, por outro, a identificação com os alunos da Educação Infantil. A maioria dos estudantes afirmaram que, de uma maneira geral, os estágios contribuíram ainda para sua ressignificação acerca da profissão docente. |
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E SUAS CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DISCENTEEstágio curricular supervisionado. Profissionalidade docente. Educação Física. Educação básica.Formação de profesoresO estudo analisou a partir das percepções de estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado na formação docente para atuar na educação básica. A partir de uma pesquisa qualitativa é possível afirmar que as experiências vivenciadas no estágio possibilitaram aos acadêmicos perceberem um distanciamento entre a universidade e a realidade de muitas escolas, diferenciação na forma de atuação pedagógica dos professores supervisores nos segmentos que compõem a Educação Básica, sendo que, por um lado, foram percebidas maiores dificuldades e resistências com os alunos do ensino médio e, por outro, a identificação com os alunos da Educação Infantil. A maioria dos estudantes afirmaram que, de uma maneira geral, os estágios contribuíram ainda para sua ressignificação acerca da profissão docente.Universidade Estadual de Maringá2018-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3746810.4025/tpe.v21i1.37468Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 1 (2018); 97-1112237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37468/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37468/751375146018Rocha, Maria Teresa SudárioPaixão, Jairo Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-23T11:37:28Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/37468Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:34.990733Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
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