A transposição didática na Educação Física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martiny,Luis Eugênio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gomes-da-Silva,Pierre Normando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Educação física/UEM (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100081
Resumo: O objetivo deste trabalho foi apontar e (re)conhecer a reflexão como um dos elementos que sustenta a prática pedagógica dos professores em formação inicial (PFI) durante o estágio supervisionado. Participaram da investigação três PFI do curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba. As técnicas de coleta de dados foram: observação participante; grupo focal e documentos escritos. A pesquisa teve a duração de três meses e foi realizada em uma escola pública do município de João Pessoa - PB no primeiro semestre de 2011. Neste período, foram coletada informações em 24 aulas. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo do tipo categorial por temática. A reflexão acontece em três âmbitos. Elas incidem sobre a cultura escolar, a aprendizagem/conteúdo e sobre o agir docente. O elemento reflexivo não somente interfere diretamente na prática pedagógica, como também marca que a transposição didática está presente nas reflexões dos PFI.
id UEM-4_fc552d40ee48cac466cb139ac2b9e175
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-30832014000100081
network_acronym_str UEM-4
network_name_str Revista da Educação física/UEM (Online)
repository_id_str
spelling A transposição didática na Educação Física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionadoEstágioFormaçãoDocentesO objetivo deste trabalho foi apontar e (re)conhecer a reflexão como um dos elementos que sustenta a prática pedagógica dos professores em formação inicial (PFI) durante o estágio supervisionado. Participaram da investigação três PFI do curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba. As técnicas de coleta de dados foram: observação participante; grupo focal e documentos escritos. A pesquisa teve a duração de três meses e foi realizada em uma escola pública do município de João Pessoa - PB no primeiro semestre de 2011. Neste período, foram coletada informações em 24 aulas. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo do tipo categorial por temática. A reflexão acontece em três âmbitos. Elas incidem sobre a cultura escolar, a aprendizagem/conteúdo e sobre o agir docente. O elemento reflexivo não somente interfere diretamente na prática pedagógica, como também marca que a transposição didática está presente nas reflexões dos PFI.Universidade Estadual de Maringá 2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100081Revista da Educação Física / UEM v.25 n.1 2014reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v25i1.20885info:eu-repo/semantics/openAccessMartiny,Luis EugênioGomes-da-Silva,Pierre Normandopor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832014000100081Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2015-10-09T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A transposição didática na Educação Física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado
title A transposição didática na Educação Física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado
spellingShingle A transposição didática na Educação Física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado
Martiny,Luis Eugênio
Estágio
Formação
Docentes
title_short A transposição didática na Educação Física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado
title_full A transposição didática na Educação Física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado
title_fullStr A transposição didática na Educação Física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado
title_full_unstemmed A transposição didática na Educação Física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado
title_sort A transposição didática na Educação Física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado
author Martiny,Luis Eugênio
author_facet Martiny,Luis Eugênio
Gomes-da-Silva,Pierre Normando
author_role author
author2 Gomes-da-Silva,Pierre Normando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martiny,Luis Eugênio
Gomes-da-Silva,Pierre Normando
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Formação
Docentes
topic Estágio
Formação
Docentes
description O objetivo deste trabalho foi apontar e (re)conhecer a reflexão como um dos elementos que sustenta a prática pedagógica dos professores em formação inicial (PFI) durante o estágio supervisionado. Participaram da investigação três PFI do curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba. As técnicas de coleta de dados foram: observação participante; grupo focal e documentos escritos. A pesquisa teve a duração de três meses e foi realizada em uma escola pública do município de João Pessoa - PB no primeiro semestre de 2011. Neste período, foram coletada informações em 24 aulas. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo do tipo categorial por temática. A reflexão acontece em três âmbitos. Elas incidem sobre a cultura escolar, a aprendizagem/conteúdo e sobre o agir docente. O elemento reflexivo não somente interfere diretamente na prática pedagógica, como também marca que a transposição didática está presente nas reflexões dos PFI.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100081
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/reveducfis.v25i1.20885
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Educação Física / UEM v.25 n.1 2014
reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Revista da Educação física/UEM (Online)
collection Revista da Educação física/UEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1799317485917306880