A transposição didática na educação física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martiny, Luis
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gomes-da-Silva, Pierre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20885
Resumo: O objetivo deste trabalho foi (re)conhecer a reflexão como um dos elementos que sustenta a prática pedagógica dos professores em formação inicial (PFI) durante o estágio supervisionado. Participaram da investigação três PFI do curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba. As técnicas de coleta de dados foram: observação participante; grupo focal e documentos escritos. A pesquisa teve a duração de três meses e foi realizada em uma escola pública do município de João Pessoa – PB no primeiro semestre de 2011. Neste período, foram coletada informações em 24 aulas. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo do tipo categorial por temática. A reflexão acontece em três âmbitos. Elas incidem sobre a cultura escolar, a aprendizagem/conteúdo e sobre o agir docente. O elemento reflexivo não somente interfere diretamente na prática pedagógica, como também marca que a transposição didática está presente nas reflexões dos PFI.
id UEM-9_02249157d9e38c4addee9f9dcc5634dd
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/20885
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling A transposição didática na educação física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionadoEstágioFormaçãoDocenteO objetivo deste trabalho foi (re)conhecer a reflexão como um dos elementos que sustenta a prática pedagógica dos professores em formação inicial (PFI) durante o estágio supervisionado. Participaram da investigação três PFI do curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba. As técnicas de coleta de dados foram: observação participante; grupo focal e documentos escritos. A pesquisa teve a duração de três meses e foi realizada em uma escola pública do município de João Pessoa – PB no primeiro semestre de 2011. Neste período, foram coletada informações em 24 aulas. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo do tipo categorial por temática. A reflexão acontece em três âmbitos. Elas incidem sobre a cultura escolar, a aprendizagem/conteúdo e sobre o agir docente. O elemento reflexivo não somente interfere diretamente na prática pedagógica, como também marca que a transposição didática está presente nas reflexões dos PFI.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Originalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20885Journal of Physical Education; Vol 25 No 1 (2014); 81-94Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 1 (2014); 81-94Journal of Physical Education; v. 25 n. 1 (2014); 81-942448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20885/13657Martiny, LuisGomes-da-Silva, Pierreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:38Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/20885Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:38Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A transposição didática na educação física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado
title A transposição didática na educação física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado
spellingShingle A transposição didática na educação física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado
Martiny, Luis
Estágio
Formação
Docente
title_short A transposição didática na educação física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado
title_full A transposição didática na educação física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado
title_fullStr A transposição didática na educação física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado
title_full_unstemmed A transposição didática na educação física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado
title_sort A transposição didática na educação física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado
author Martiny, Luis
author_facet Martiny, Luis
Gomes-da-Silva, Pierre
author_role author
author2 Gomes-da-Silva, Pierre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martiny, Luis
Gomes-da-Silva, Pierre
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Formação
Docente
topic Estágio
Formação
Docente
description O objetivo deste trabalho foi (re)conhecer a reflexão como um dos elementos que sustenta a prática pedagógica dos professores em formação inicial (PFI) durante o estágio supervisionado. Participaram da investigação três PFI do curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba. As técnicas de coleta de dados foram: observação participante; grupo focal e documentos escritos. A pesquisa teve a duração de três meses e foi realizada em uma escola pública do município de João Pessoa – PB no primeiro semestre de 2011. Neste período, foram coletada informações em 24 aulas. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo do tipo categorial por temática. A reflexão acontece em três âmbitos. Elas incidem sobre a cultura escolar, a aprendizagem/conteúdo e sobre o agir docente. O elemento reflexivo não somente interfere diretamente na prática pedagógica, como também marca que a transposição didática está presente nas reflexões dos PFI.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20885
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20885/13657
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 25 No 1 (2014); 81-94
Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 1 (2014); 81-94
Journal of Physical Education; v. 25 n. 1 (2014); 81-94
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732543853199360