O ESPORTE COLETIVO NO CONTEXTO DOS PROJETOS ESPORTIVOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TÉCNICO-TÁTICO E SÓCIO-EDUCATIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16770 |
Resumo: | No Brasil, em especial na última década, observa-se um crescimento significativo das iniciativas voltadas ao esporte educacional, principalmente no contexto dos projetos sociais. Nessa conjuntura, nos chama atenção a concepção de ensino de esporte a ser adotada nesses projetos. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi apresentar algumas contribuições da pedagogia do esporte para o ensino dos JDC em suas dimensões técnico-tática e sócio-educativa. Os resultados apontam que há, entre os autores ligados ao referencial técnico-tático, diversas convergências na forma como os conteúdos específicos do jogo coletivo devem ser ensinados. Já em relação ao referencial sócio-educativo as propostas apontam no sentido de que o ensino do esporte extrapole o ensino dos movimentos, técnicas e táticas que compõe o jogo e passe a tematizar de forma intencional o saber sobre o esporte e o como se relacionar no âmbito de sua prática. |
id |
UFG-4_ca2f244b61ff552418a54485269207c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/16770 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESPORTE COLETIVO NO CONTEXTO DOS PROJETOS ESPORTIVOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TÉCNICO-TÁTICO E SÓCIO-EDUCATIVOPedagogia do EsporteJogos ColetivosProjetos SociaisPedagogia do Esporte No Brasil, em especial na última década, observa-se um crescimento significativo das iniciativas voltadas ao esporte educacional, principalmente no contexto dos projetos sociais. Nessa conjuntura, nos chama atenção a concepção de ensino de esporte a ser adotada nesses projetos. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi apresentar algumas contribuições da pedagogia do esporte para o ensino dos JDC em suas dimensões técnico-tática e sócio-educativa. Os resultados apontam que há, entre os autores ligados ao referencial técnico-tático, diversas convergências na forma como os conteúdos específicos do jogo coletivo devem ser ensinados. Já em relação ao referencial sócio-educativo as propostas apontam no sentido de que o ensino do esporte extrapole o ensino dos movimentos, técnicas e táticas que compõe o jogo e passe a tematizar de forma intencional o saber sobre o esporte e o como se relacionar no âmbito de sua prática. Universidade Federal de Goiás2013-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1677010.5216/rpp.v16i2.16770Pensar a Prática; Vol. 16 No. 2 (2013)Pensar a Prática; v. 16 n. 2 (2013)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/16770/14611Rodrigues, Heitor de AndradeDarido, Suraya CristinaPaes, Roberto Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:23:02Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/16770Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:49.261701Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESPORTE COLETIVO NO CONTEXTO DOS PROJETOS ESPORTIVOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TÉCNICO-TÁTICO E SÓCIO-EDUCATIVO |
title |
O ESPORTE COLETIVO NO CONTEXTO DOS PROJETOS ESPORTIVOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TÉCNICO-TÁTICO E SÓCIO-EDUCATIVO |
spellingShingle |
O ESPORTE COLETIVO NO CONTEXTO DOS PROJETOS ESPORTIVOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TÉCNICO-TÁTICO E SÓCIO-EDUCATIVO Rodrigues, Heitor de Andrade Pedagogia do Esporte Jogos Coletivos Projetos Sociais Pedagogia do Esporte |
title_short |
O ESPORTE COLETIVO NO CONTEXTO DOS PROJETOS ESPORTIVOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TÉCNICO-TÁTICO E SÓCIO-EDUCATIVO |
title_full |
O ESPORTE COLETIVO NO CONTEXTO DOS PROJETOS ESPORTIVOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TÉCNICO-TÁTICO E SÓCIO-EDUCATIVO |
title_fullStr |
O ESPORTE COLETIVO NO CONTEXTO DOS PROJETOS ESPORTIVOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TÉCNICO-TÁTICO E SÓCIO-EDUCATIVO |
title_full_unstemmed |
O ESPORTE COLETIVO NO CONTEXTO DOS PROJETOS ESPORTIVOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TÉCNICO-TÁTICO E SÓCIO-EDUCATIVO |
title_sort |
O ESPORTE COLETIVO NO CONTEXTO DOS PROJETOS ESPORTIVOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TÉCNICO-TÁTICO E SÓCIO-EDUCATIVO |
author |
Rodrigues, Heitor de Andrade |
author_facet |
Rodrigues, Heitor de Andrade Darido, Suraya Cristina Paes, Roberto Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Darido, Suraya Cristina Paes, Roberto Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Heitor de Andrade Darido, Suraya Cristina Paes, Roberto Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia do Esporte Jogos Coletivos Projetos Sociais Pedagogia do Esporte |
topic |
Pedagogia do Esporte Jogos Coletivos Projetos Sociais Pedagogia do Esporte |
description |
No Brasil, em especial na última década, observa-se um crescimento significativo das iniciativas voltadas ao esporte educacional, principalmente no contexto dos projetos sociais. Nessa conjuntura, nos chama atenção a concepção de ensino de esporte a ser adotada nesses projetos. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi apresentar algumas contribuições da pedagogia do esporte para o ensino dos JDC em suas dimensões técnico-tática e sócio-educativa. Os resultados apontam que há, entre os autores ligados ao referencial técnico-tático, diversas convergências na forma como os conteúdos específicos do jogo coletivo devem ser ensinados. Já em relação ao referencial sócio-educativo as propostas apontam no sentido de que o ensino do esporte extrapole o ensino dos movimentos, técnicas e táticas que compõe o jogo e passe a tematizar de forma intencional o saber sobre o esporte e o como se relacionar no âmbito de sua prática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16770 10.5216/rpp.v16i2.16770 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16770 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v16i2.16770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16770/14611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 16 No. 2 (2013) Pensar a Prática; v. 16 n. 2 (2013) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857043755008 |