As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22669 |
Resumo: | O objetivo principal é analisar as crenças ou conhecimentos prévios de alunos de Graduação em Educação Física a respeito do ensino dos esportes, quando ingressam na universidade. Foram adotados procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa de caráter descritivo interpretativo de estudos de casos múltiplos. Cinco estudantes de graduação em Educação Física de uma universidade pública foram investigados. Os instrumentos utilizados foram roteiro de entrevista semi-estruturada; observação sistemática; procedimentos de estimulação de memória. A técnica de analise de conteúdo foi utilizada e as classes de análise foram determinadas a priori. Verificou-se que os sujeitos investigados acreditam que os conteúdos motores ou habilidades básicas do esporte devem ser enfatizados no processo de iniciação esportiva. A experiência de prática pessoal e a observação foram a fontes para a estruturação de suas aulas. Os sujeitos possuem um conhecimento pedagógico sobre o ensino dos esportes, obtidos a partir de um processo de modelação. |
id |
UEM-9_88c77d8bff6aac9a26062994c13a5cfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/22669 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação FísicaEducação FisicaEsporteEsninoO objetivo principal é analisar as crenças ou conhecimentos prévios de alunos de Graduação em Educação Física a respeito do ensino dos esportes, quando ingressam na universidade. Foram adotados procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa de caráter descritivo interpretativo de estudos de casos múltiplos. Cinco estudantes de graduação em Educação Física de uma universidade pública foram investigados. Os instrumentos utilizados foram roteiro de entrevista semi-estruturada; observação sistemática; procedimentos de estimulação de memória. A técnica de analise de conteúdo foi utilizada e as classes de análise foram determinadas a priori. Verificou-se que os sujeitos investigados acreditam que os conteúdos motores ou habilidades básicas do esporte devem ser enfatizados no processo de iniciação esportiva. A experiência de prática pessoal e a observação foram a fontes para a estruturação de suas aulas. Os sujeitos possuem um conhecimento pedagógico sobre o ensino dos esportes, obtidos a partir de um processo de modelação. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTransversalapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22669Journal of Physical Education; Vol 25 No 2 (2014); 231-244Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 2 (2014); 231-244Journal of Physical Education; v. 25 n. 2 (2014); 231-2442448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22669/13790https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22669/751375142770Ramos, Valmorde Souza, Jeferson RodriguesBrasil, Vinicius Zeilmannda Silva, Thais Emanuellido Nascimento, Juarez Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:47Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/22669Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:47Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física |
title |
As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física |
spellingShingle |
As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física Ramos, Valmor Educação Fisica Esporte Esnino |
title_short |
As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física |
title_full |
As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física |
title_fullStr |
As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física |
title_full_unstemmed |
As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física |
title_sort |
As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física |
author |
Ramos, Valmor |
author_facet |
Ramos, Valmor de Souza, Jeferson Rodrigues Brasil, Vinicius Zeilmann da Silva, Thais Emanuelli do Nascimento, Juarez Vieira |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Jeferson Rodrigues Brasil, Vinicius Zeilmann da Silva, Thais Emanuelli do Nascimento, Juarez Vieira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Valmor de Souza, Jeferson Rodrigues Brasil, Vinicius Zeilmann da Silva, Thais Emanuelli do Nascimento, Juarez Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Fisica Esporte Esnino |
topic |
Educação Fisica Esporte Esnino |
description |
O objetivo principal é analisar as crenças ou conhecimentos prévios de alunos de Graduação em Educação Física a respeito do ensino dos esportes, quando ingressam na universidade. Foram adotados procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa de caráter descritivo interpretativo de estudos de casos múltiplos. Cinco estudantes de graduação em Educação Física de uma universidade pública foram investigados. Os instrumentos utilizados foram roteiro de entrevista semi-estruturada; observação sistemática; procedimentos de estimulação de memória. A técnica de analise de conteúdo foi utilizada e as classes de análise foram determinadas a priori. Verificou-se que os sujeitos investigados acreditam que os conteúdos motores ou habilidades básicas do esporte devem ser enfatizados no processo de iniciação esportiva. A experiência de prática pessoal e a observação foram a fontes para a estruturação de suas aulas. Os sujeitos possuem um conhecimento pedagógico sobre o ensino dos esportes, obtidos a partir de um processo de modelação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Transversal |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22669 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22669/13790 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22669/751375142770 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 25 No 2 (2014); 231-244 Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 2 (2014); 231-244 Journal of Physical Education; v. 25 n. 2 (2014); 231-244 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544173015040 |