As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Valmor
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: de Souza, Jeferson Rodrigues, Brasil, Vinicius Zeilmann, da Silva, Thais Emanuelli, do Nascimento, Juarez Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22669
Resumo: O objetivo principal é analisar as crenças ou conhecimentos prévios de alunos de Graduação em Educação Física a respeito do ensino dos esportes, quando ingressam na universidade. Foram adotados procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa de caráter descritivo interpretativo de estudos de casos múltiplos. Cinco estudantes de graduação em Educação Física de uma universidade pública foram investigados. Os instrumentos utilizados foram roteiro de entrevista semi-estruturada; observação sistemática; procedimentos de estimulação de memória. A técnica de analise de conteúdo foi utilizada e as classes de análise foram determinadas a priori. Verificou-se que os sujeitos investigados acreditam que os conteúdos motores ou habilidades básicas do esporte devem ser enfatizados no processo de iniciação esportiva. A experiência de prática pessoal e a observação foram a fontes para a estruturação de suas aulas. Os sujeitos possuem um conhecimento pedagógico sobre o ensino dos esportes, obtidos a partir de um processo de modelação.
id UEM-9_88c77d8bff6aac9a26062994c13a5cfb
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/22669
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação FísicaEducação FisicaEsporteEsninoO objetivo principal é analisar as crenças ou conhecimentos prévios de alunos de Graduação em Educação Física a respeito do ensino dos esportes, quando ingressam na universidade. Foram adotados procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa de caráter descritivo interpretativo de estudos de casos múltiplos. Cinco estudantes de graduação em Educação Física de uma universidade pública foram investigados. Os instrumentos utilizados foram roteiro de entrevista semi-estruturada; observação sistemática; procedimentos de estimulação de memória. A técnica de analise de conteúdo foi utilizada e as classes de análise foram determinadas a priori. Verificou-se que os sujeitos investigados acreditam que os conteúdos motores ou habilidades básicas do esporte devem ser enfatizados no processo de iniciação esportiva. A experiência de prática pessoal e a observação foram a fontes para a estruturação de suas aulas. Os sujeitos possuem um conhecimento pedagógico sobre o ensino dos esportes, obtidos a partir de um processo de modelação. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTransversalapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22669Journal of Physical Education; Vol 25 No 2 (2014); 231-244Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 2 (2014); 231-244Journal of Physical Education; v. 25 n. 2 (2014); 231-2442448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22669/13790https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22669/751375142770Ramos, Valmorde Souza, Jeferson RodriguesBrasil, Vinicius Zeilmannda Silva, Thais Emanuellido Nascimento, Juarez Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:47Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/22669Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:47Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física
title As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física
spellingShingle As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física
Ramos, Valmor
Educação Fisica
Esporte
Esnino
title_short As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física
title_full As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física
title_fullStr As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física
title_full_unstemmed As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física
title_sort As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física
author Ramos, Valmor
author_facet Ramos, Valmor
de Souza, Jeferson Rodrigues
Brasil, Vinicius Zeilmann
da Silva, Thais Emanuelli
do Nascimento, Juarez Vieira
author_role author
author2 de Souza, Jeferson Rodrigues
Brasil, Vinicius Zeilmann
da Silva, Thais Emanuelli
do Nascimento, Juarez Vieira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Valmor
de Souza, Jeferson Rodrigues
Brasil, Vinicius Zeilmann
da Silva, Thais Emanuelli
do Nascimento, Juarez Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Fisica
Esporte
Esnino
topic Educação Fisica
Esporte
Esnino
description O objetivo principal é analisar as crenças ou conhecimentos prévios de alunos de Graduação em Educação Física a respeito do ensino dos esportes, quando ingressam na universidade. Foram adotados procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa de caráter descritivo interpretativo de estudos de casos múltiplos. Cinco estudantes de graduação em Educação Física de uma universidade pública foram investigados. Os instrumentos utilizados foram roteiro de entrevista semi-estruturada; observação sistemática; procedimentos de estimulação de memória. A técnica de analise de conteúdo foi utilizada e as classes de análise foram determinadas a priori. Verificou-se que os sujeitos investigados acreditam que os conteúdos motores ou habilidades básicas do esporte devem ser enfatizados no processo de iniciação esportiva. A experiência de prática pessoal e a observação foram a fontes para a estruturação de suas aulas. Os sujeitos possuem um conhecimento pedagógico sobre o ensino dos esportes, obtidos a partir de um processo de modelação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Transversal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22669
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22669/13790
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22669/751375142770
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 25 No 2 (2014); 231-244
Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 2 (2014); 231-244
Journal of Physical Education; v. 25 n. 2 (2014); 231-244
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544173015040