Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sedorko, Clóvis Marcelo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Finck, Silvia Christina Madrid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28572
Resumo: Resumo                                                                                                                                         Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objeto a abordagem pedagógica do esporte nas aulas de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no município de Ponta Grossa-PR, em três (3) escolas da rede pública estadual de ensino. A observação e o questionário foram os instrumentos utilizados na coleta dos dados. Participaram da pesquisa cinco (5) professores de Educação Física e trezentos e trinta e quatro (334) alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. Os resultados do estudo indicam que as metodologias empregadas pelos professores para o ensino do esporte não apresentam os elementos hegemônicos que caracterizam um ensino balizado pelo esporte de rendimento e que a maioria dos estudantes não tem experiências com o esporte em nível de competição.                                                                                      
id UEM-9_95bef3772edbb8ef82fa9e639289dc7d
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/28572
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolarEsporte. Educação Física escolar. Ensino fundamental.Resumo                                                                                                                                         Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objeto a abordagem pedagógica do esporte nas aulas de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no município de Ponta Grossa-PR, em três (3) escolas da rede pública estadual de ensino. A observação e o questionário foram os instrumentos utilizados na coleta dos dados. Participaram da pesquisa cinco (5) professores de Educação Física e trezentos e trinta e quatro (334) alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. Os resultados do estudo indicam que as metodologias empregadas pelos professores para o ensino do esporte não apresentam os elementos hegemônicos que caracterizam um ensino balizado pelo esporte de rendimento e que a maioria dos estudantes não tem experiências com o esporte em nível de competição.                                                                                      Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28572Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2745Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2745Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27452448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28572/17171Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessSedorko, Clóvis MarceloFinck, Silvia Christina Madrid2019-07-17T08:42:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/28572Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:55Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar
title Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar
spellingShingle Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar
Sedorko, Clóvis Marcelo
Esporte. Educação Física escolar. Ensino fundamental.
title_short Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar
title_full Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar
title_fullStr Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar
title_full_unstemmed Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar
title_sort Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar
author Sedorko, Clóvis Marcelo
author_facet Sedorko, Clóvis Marcelo
Finck, Silvia Christina Madrid
author_role author
author2 Finck, Silvia Christina Madrid
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sedorko, Clóvis Marcelo
Finck, Silvia Christina Madrid
dc.subject.por.fl_str_mv Esporte. Educação Física escolar. Ensino fundamental.
topic Esporte. Educação Física escolar. Ensino fundamental.
description Resumo                                                                                                                                         Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objeto a abordagem pedagógica do esporte nas aulas de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no município de Ponta Grossa-PR, em três (3) escolas da rede pública estadual de ensino. A observação e o questionário foram os instrumentos utilizados na coleta dos dados. Participaram da pesquisa cinco (5) professores de Educação Física e trezentos e trinta e quatro (334) alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. Os resultados do estudo indicam que as metodologias empregadas pelos professores para o ensino do esporte não apresentam os elementos hegemônicos que caracterizam um ensino balizado pelo esporte de rendimento e que a maioria dos estudantes não tem experiências com o esporte em nível de competição.                                                                                      
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28572
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28572/17171
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2745
Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2745
Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-2745
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544599785472