Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28572 |
Resumo: | Resumo Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objeto a abordagem pedagógica do esporte nas aulas de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no município de Ponta Grossa-PR, em três (3) escolas da rede pública estadual de ensino. A observação e o questionário foram os instrumentos utilizados na coleta dos dados. Participaram da pesquisa cinco (5) professores de Educação Física e trezentos e trinta e quatro (334) alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. Os resultados do estudo indicam que as metodologias empregadas pelos professores para o ensino do esporte não apresentam os elementos hegemônicos que caracterizam um ensino balizado pelo esporte de rendimento e que a maioria dos estudantes não tem experiências com o esporte em nível de competição. |
id |
UEM-9_95bef3772edbb8ef82fa9e639289dc7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/28572 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolarEsporte. Educação Física escolar. Ensino fundamental.Resumo Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objeto a abordagem pedagógica do esporte nas aulas de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no município de Ponta Grossa-PR, em três (3) escolas da rede pública estadual de ensino. A observação e o questionário foram os instrumentos utilizados na coleta dos dados. Participaram da pesquisa cinco (5) professores de Educação Física e trezentos e trinta e quatro (334) alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. Os resultados do estudo indicam que as metodologias empregadas pelos professores para o ensino do esporte não apresentam os elementos hegemônicos que caracterizam um ensino balizado pelo esporte de rendimento e que a maioria dos estudantes não tem experiências com o esporte em nível de competição. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28572Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2745Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2745Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27452448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28572/17171Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessSedorko, Clóvis MarceloFinck, Silvia Christina Madrid2019-07-17T08:42:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/28572Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:55Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar |
title |
Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar |
spellingShingle |
Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar Sedorko, Clóvis Marcelo Esporte. Educação Física escolar. Ensino fundamental. |
title_short |
Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar |
title_full |
Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar |
title_fullStr |
Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar |
title_full_unstemmed |
Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar |
title_sort |
Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar |
author |
Sedorko, Clóvis Marcelo |
author_facet |
Sedorko, Clóvis Marcelo Finck, Silvia Christina Madrid |
author_role |
author |
author2 |
Finck, Silvia Christina Madrid |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sedorko, Clóvis Marcelo Finck, Silvia Christina Madrid |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esporte. Educação Física escolar. Ensino fundamental. |
topic |
Esporte. Educação Física escolar. Ensino fundamental. |
description |
Resumo Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objeto a abordagem pedagógica do esporte nas aulas de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no município de Ponta Grossa-PR, em três (3) escolas da rede pública estadual de ensino. A observação e o questionário foram os instrumentos utilizados na coleta dos dados. Participaram da pesquisa cinco (5) professores de Educação Física e trezentos e trinta e quatro (334) alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. Os resultados do estudo indicam que as metodologias empregadas pelos professores para o ensino do esporte não apresentam os elementos hegemônicos que caracterizam um ensino balizado pelo esporte de rendimento e que a maioria dos estudantes não tem experiências com o esporte em nível de competição. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28572 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28572/17171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2745 Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2745 Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-2745 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544599785472 |