Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aburachid, Layla Maria Campos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silva, Schelyne Ribas, Araújo, Nayanne Dias, Greco, Pablo Juan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43572
Resumo: A forma de ensinar esportes na educação física escolar tem se modificado ao longo das últimas décadas, mas no Brasil esta transformação pedagógica ainda é recente, com estudos de intervenção dessa natureza sendo publicados a partir de 1993, porém ainda utilizando métodos tradicionais. O estudo objetivou demonstrar que o badminton pode ser ensinado na prática via diferentes métodos de ensino e, além disso, apontar em que as atividades propostas distinguem-se quanto a frequência de ocorrência para cada método aplicado. A amostra foi composta por 48 escolares (15,1±0,64 anos) de ambos os sexos e três professores. Os escolares foram separados em três grupos de acordo com o método de ensino (Analítico, TGfU e Integrativo). Aplicou-se 17 sessões para prática do badminton em cada método supracitado. Os resultados de confiabilidade apontaram excelentes índices de concordância intra e inter-avaliadores, a análise descritiva da categorização das aulas e o teste qui-quadrado evidenciaram as peculiaridades de cada método. Conclui-se que a aplicação dos referidos métodos no contexto real de ensino-aprendizagem do badminton estimula e reforça a validade ecológica da pesquisa, uma vez que as práticas ocorreram durante as aulas de educação física.
id UEM-9_bb04838f2a4bee912d08f59bf8f9265a
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/43572
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolarEducação física. Ensino. Badminton.A forma de ensinar esportes na educação física escolar tem se modificado ao longo das últimas décadas, mas no Brasil esta transformação pedagógica ainda é recente, com estudos de intervenção dessa natureza sendo publicados a partir de 1993, porém ainda utilizando métodos tradicionais. O estudo objetivou demonstrar que o badminton pode ser ensinado na prática via diferentes métodos de ensino e, além disso, apontar em que as atividades propostas distinguem-se quanto a frequência de ocorrência para cada método aplicado. A amostra foi composta por 48 escolares (15,1±0,64 anos) de ambos os sexos e três professores. Os escolares foram separados em três grupos de acordo com o método de ensino (Analítico, TGfU e Integrativo). Aplicou-se 17 sessões para prática do badminton em cada método supracitado. Os resultados de confiabilidade apontaram excelentes índices de concordância intra e inter-avaliadores, a análise descritiva da categorização das aulas e o teste qui-quadrado evidenciaram as peculiaridades de cada método. Conclui-se que a aplicação dos referidos métodos no contexto real de ensino-aprendizagem do badminton estimula e reforça a validade ecológica da pesquisa, uma vez que as práticas ocorreram durante as aulas de educação física.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4357210.4025/jphyseduc.v30i13055Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3055Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3055Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30552448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43572/751375139987Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessAburachid, Layla Maria Camposda Silva, Schelyne RibasAraújo, Nayanne DiasGreco, Pablo Juan2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/43572Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar
title Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar
spellingShingle Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar
Aburachid, Layla Maria Campos
Educação física. Ensino. Badminton.
title_short Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar
title_full Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar
title_fullStr Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar
title_full_unstemmed Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar
title_sort Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar
author Aburachid, Layla Maria Campos
author_facet Aburachid, Layla Maria Campos
da Silva, Schelyne Ribas
Araújo, Nayanne Dias
Greco, Pablo Juan
author_role author
author2 da Silva, Schelyne Ribas
Araújo, Nayanne Dias
Greco, Pablo Juan
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aburachid, Layla Maria Campos
da Silva, Schelyne Ribas
Araújo, Nayanne Dias
Greco, Pablo Juan
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física. Ensino. Badminton.
topic Educação física. Ensino. Badminton.
description A forma de ensinar esportes na educação física escolar tem se modificado ao longo das últimas décadas, mas no Brasil esta transformação pedagógica ainda é recente, com estudos de intervenção dessa natureza sendo publicados a partir de 1993, porém ainda utilizando métodos tradicionais. O estudo objetivou demonstrar que o badminton pode ser ensinado na prática via diferentes métodos de ensino e, além disso, apontar em que as atividades propostas distinguem-se quanto a frequência de ocorrência para cada método aplicado. A amostra foi composta por 48 escolares (15,1±0,64 anos) de ambos os sexos e três professores. Os escolares foram separados em três grupos de acordo com o método de ensino (Analítico, TGfU e Integrativo). Aplicou-se 17 sessões para prática do badminton em cada método supracitado. Os resultados de confiabilidade apontaram excelentes índices de concordância intra e inter-avaliadores, a análise descritiva da categorização das aulas e o teste qui-quadrado evidenciaram as peculiaridades de cada método. Conclui-se que a aplicação dos referidos métodos no contexto real de ensino-aprendizagem do badminton estimula e reforça a validade ecológica da pesquisa, uma vez que as práticas ocorreram durante as aulas de educação física.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43572
10.4025/jphyseduc.v30i13055
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43572
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v30i13055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43572/751375139987
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3055
Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3055
Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3055
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545576009728