Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43572 |
Resumo: | A forma de ensinar esportes na educação física escolar tem se modificado ao longo das últimas décadas, mas no Brasil esta transformação pedagógica ainda é recente, com estudos de intervenção dessa natureza sendo publicados a partir de 1993, porém ainda utilizando métodos tradicionais. O estudo objetivou demonstrar que o badminton pode ser ensinado na prática via diferentes métodos de ensino e, além disso, apontar em que as atividades propostas distinguem-se quanto a frequência de ocorrência para cada método aplicado. A amostra foi composta por 48 escolares (15,1±0,64 anos) de ambos os sexos e três professores. Os escolares foram separados em três grupos de acordo com o método de ensino (Analítico, TGfU e Integrativo). Aplicou-se 17 sessões para prática do badminton em cada método supracitado. Os resultados de confiabilidade apontaram excelentes índices de concordância intra e inter-avaliadores, a análise descritiva da categorização das aulas e o teste qui-quadrado evidenciaram as peculiaridades de cada método. Conclui-se que a aplicação dos referidos métodos no contexto real de ensino-aprendizagem do badminton estimula e reforça a validade ecológica da pesquisa, uma vez que as práticas ocorreram durante as aulas de educação física. |
id |
UEM-9_bb04838f2a4bee912d08f59bf8f9265a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/43572 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolarEducação física. Ensino. Badminton.A forma de ensinar esportes na educação física escolar tem se modificado ao longo das últimas décadas, mas no Brasil esta transformação pedagógica ainda é recente, com estudos de intervenção dessa natureza sendo publicados a partir de 1993, porém ainda utilizando métodos tradicionais. O estudo objetivou demonstrar que o badminton pode ser ensinado na prática via diferentes métodos de ensino e, além disso, apontar em que as atividades propostas distinguem-se quanto a frequência de ocorrência para cada método aplicado. A amostra foi composta por 48 escolares (15,1±0,64 anos) de ambos os sexos e três professores. Os escolares foram separados em três grupos de acordo com o método de ensino (Analítico, TGfU e Integrativo). Aplicou-se 17 sessões para prática do badminton em cada método supracitado. Os resultados de confiabilidade apontaram excelentes índices de concordância intra e inter-avaliadores, a análise descritiva da categorização das aulas e o teste qui-quadrado evidenciaram as peculiaridades de cada método. Conclui-se que a aplicação dos referidos métodos no contexto real de ensino-aprendizagem do badminton estimula e reforça a validade ecológica da pesquisa, uma vez que as práticas ocorreram durante as aulas de educação física.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4357210.4025/jphyseduc.v30i13055Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3055Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3055Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30552448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43572/751375139987Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessAburachid, Layla Maria Camposda Silva, Schelyne RibasAraújo, Nayanne DiasGreco, Pablo Juan2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/43572Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar |
title |
Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar |
spellingShingle |
Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar Aburachid, Layla Maria Campos Educação física. Ensino. Badminton. |
title_short |
Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar |
title_full |
Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar |
title_fullStr |
Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar |
title_full_unstemmed |
Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar |
title_sort |
Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar |
author |
Aburachid, Layla Maria Campos |
author_facet |
Aburachid, Layla Maria Campos da Silva, Schelyne Ribas Araújo, Nayanne Dias Greco, Pablo Juan |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Schelyne Ribas Araújo, Nayanne Dias Greco, Pablo Juan |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aburachid, Layla Maria Campos da Silva, Schelyne Ribas Araújo, Nayanne Dias Greco, Pablo Juan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física. Ensino. Badminton. |
topic |
Educação física. Ensino. Badminton. |
description |
A forma de ensinar esportes na educação física escolar tem se modificado ao longo das últimas décadas, mas no Brasil esta transformação pedagógica ainda é recente, com estudos de intervenção dessa natureza sendo publicados a partir de 1993, porém ainda utilizando métodos tradicionais. O estudo objetivou demonstrar que o badminton pode ser ensinado na prática via diferentes métodos de ensino e, além disso, apontar em que as atividades propostas distinguem-se quanto a frequência de ocorrência para cada método aplicado. A amostra foi composta por 48 escolares (15,1±0,64 anos) de ambos os sexos e três professores. Os escolares foram separados em três grupos de acordo com o método de ensino (Analítico, TGfU e Integrativo). Aplicou-se 17 sessões para prática do badminton em cada método supracitado. Os resultados de confiabilidade apontaram excelentes índices de concordância intra e inter-avaliadores, a análise descritiva da categorização das aulas e o teste qui-quadrado evidenciaram as peculiaridades de cada método. Conclui-se que a aplicação dos referidos métodos no contexto real de ensino-aprendizagem do badminton estimula e reforça a validade ecológica da pesquisa, uma vez que as práticas ocorreram durante as aulas de educação física. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43572 10.4025/jphyseduc.v30i13055 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43572 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v30i13055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43572/751375139987 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3055 Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3055 Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3055 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545576009728 |