Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Priscila Mari
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Manfroi, Miraíra Noal, Figueiredo, Juliana de Paula, Brasil, Vinicius Zeilmann, Marinho, Alcyane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22578
Resumo: Um dos desafios que se coloca às instituições de ensino superior é o de ser capaz de formar profissionais de Educação Física competentes, aptos a desenvolver o exercício da futura profissão e comprometidos com a melhoria das práticas profissionais nos contextos de atuação. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo, a partir do modelo de competência profissional proposto por Cheetham e Chivers (1996, 1998), verificar as competências observadas por 46 formandos do curso de Bacharelado em Educação Física de uma universidade pública de Santa Catarina, ao longo do desenvolvimento de uma disciplina centrada na abordagem de esportes de aventura e na natureza. Realizou-se uma investigação descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que a disciplina, além de atingir seus objetivos, contribuiu significativamente para o desenvolvimento e a percepção de competências em diferentes níveis, bem como oportunizou a visualização do atual mercado de trabalho em Educação Física.
id UEM-9_c70dda6bac6a3975d76ec436fc49a0a5
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/22578
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na naturezaCompetência profissionalEducação FísicaEsportesFormação Profissional em Educação Física / Atividades de AventuraUm dos desafios que se coloca às instituições de ensino superior é o de ser capaz de formar profissionais de Educação Física competentes, aptos a desenvolver o exercício da futura profissão e comprometidos com a melhoria das práticas profissionais nos contextos de atuação. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo, a partir do modelo de competência profissional proposto por Cheetham e Chivers (1996, 1998), verificar as competências observadas por 46 formandos do curso de Bacharelado em Educação Física de uma universidade pública de Santa Catarina, ao longo do desenvolvimento de uma disciplina centrada na abordagem de esportes de aventura e na natureza. Realizou-se uma investigação descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que a disciplina, além de atingir seus objetivos, contribuiu significativamente para o desenvolvimento e a percepção de competências em diferentes níveis, bem como oportunizou a visualização do atual mercado de trabalho em Educação Física.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2015-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo transversalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22578Journal of Physical Education; Vol 26 No 4 (2015); 529-540Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 4 (2015); 529-540Journal of Physical Education; v. 26 n. 4 (2015); 529-5402448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22578/15527dos Santos, Priscila MariManfroi, Miraíra NoalFigueiredo, Juliana de PaulaBrasil, Vinicius ZeilmannMarinho, Alcyaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:44Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/22578Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:44Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza
title Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza
spellingShingle Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza
dos Santos, Priscila Mari
Competência profissional
Educação Física
Esportes
Formação Profissional em Educação Física / Atividades de Aventura
title_short Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza
title_full Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza
title_fullStr Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza
title_full_unstemmed Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza
title_sort Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza
author dos Santos, Priscila Mari
author_facet dos Santos, Priscila Mari
Manfroi, Miraíra Noal
Figueiredo, Juliana de Paula
Brasil, Vinicius Zeilmann
Marinho, Alcyane
author_role author
author2 Manfroi, Miraíra Noal
Figueiredo, Juliana de Paula
Brasil, Vinicius Zeilmann
Marinho, Alcyane
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Priscila Mari
Manfroi, Miraíra Noal
Figueiredo, Juliana de Paula
Brasil, Vinicius Zeilmann
Marinho, Alcyane
dc.subject.por.fl_str_mv Competência profissional
Educação Física
Esportes
Formação Profissional em Educação Física / Atividades de Aventura
topic Competência profissional
Educação Física
Esportes
Formação Profissional em Educação Física / Atividades de Aventura
description Um dos desafios que se coloca às instituições de ensino superior é o de ser capaz de formar profissionais de Educação Física competentes, aptos a desenvolver o exercício da futura profissão e comprometidos com a melhoria das práticas profissionais nos contextos de atuação. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo, a partir do modelo de competência profissional proposto por Cheetham e Chivers (1996, 1998), verificar as competências observadas por 46 formandos do curso de Bacharelado em Educação Física de uma universidade pública de Santa Catarina, ao longo do desenvolvimento de uma disciplina centrada na abordagem de esportes de aventura e na natureza. Realizou-se uma investigação descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que a disciplina, além de atingir seus objetivos, contribuiu significativamente para o desenvolvimento e a percepção de competências em diferentes níveis, bem como oportunizou a visualização do atual mercado de trabalho em Educação Física.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo transversal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22578
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22578/15527
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 26 No 4 (2015); 529-540
Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 4 (2015); 529-540
Journal of Physical Education; v. 26 n. 4 (2015); 529-540
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544168820736