Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22578 |
Resumo: | Um dos desafios que se coloca às instituições de ensino superior é o de ser capaz de formar profissionais de Educação Física competentes, aptos a desenvolver o exercício da futura profissão e comprometidos com a melhoria das práticas profissionais nos contextos de atuação. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo, a partir do modelo de competência profissional proposto por Cheetham e Chivers (1996, 1998), verificar as competências observadas por 46 formandos do curso de Bacharelado em Educação Física de uma universidade pública de Santa Catarina, ao longo do desenvolvimento de uma disciplina centrada na abordagem de esportes de aventura e na natureza. Realizou-se uma investigação descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que a disciplina, além de atingir seus objetivos, contribuiu significativamente para o desenvolvimento e a percepção de competências em diferentes níveis, bem como oportunizou a visualização do atual mercado de trabalho em Educação Física. |
id |
UEM-9_c70dda6bac6a3975d76ec436fc49a0a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/22578 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na naturezaCompetência profissionalEducação FísicaEsportesFormação Profissional em Educação Física / Atividades de AventuraUm dos desafios que se coloca às instituições de ensino superior é o de ser capaz de formar profissionais de Educação Física competentes, aptos a desenvolver o exercício da futura profissão e comprometidos com a melhoria das práticas profissionais nos contextos de atuação. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo, a partir do modelo de competência profissional proposto por Cheetham e Chivers (1996, 1998), verificar as competências observadas por 46 formandos do curso de Bacharelado em Educação Física de uma universidade pública de Santa Catarina, ao longo do desenvolvimento de uma disciplina centrada na abordagem de esportes de aventura e na natureza. Realizou-se uma investigação descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que a disciplina, além de atingir seus objetivos, contribuiu significativamente para o desenvolvimento e a percepção de competências em diferentes níveis, bem como oportunizou a visualização do atual mercado de trabalho em Educação Física.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2015-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo transversalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22578Journal of Physical Education; Vol 26 No 4 (2015); 529-540Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 4 (2015); 529-540Journal of Physical Education; v. 26 n. 4 (2015); 529-5402448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22578/15527dos Santos, Priscila MariManfroi, Miraíra NoalFigueiredo, Juliana de PaulaBrasil, Vinicius ZeilmannMarinho, Alcyaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:44Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/22578Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:44Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza |
title |
Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza |
spellingShingle |
Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza dos Santos, Priscila Mari Competência profissional Educação Física Esportes Formação Profissional em Educação Física / Atividades de Aventura |
title_short |
Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza |
title_full |
Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza |
title_fullStr |
Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza |
title_full_unstemmed |
Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza |
title_sort |
Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza |
author |
dos Santos, Priscila Mari |
author_facet |
dos Santos, Priscila Mari Manfroi, Miraíra Noal Figueiredo, Juliana de Paula Brasil, Vinicius Zeilmann Marinho, Alcyane |
author_role |
author |
author2 |
Manfroi, Miraíra Noal Figueiredo, Juliana de Paula Brasil, Vinicius Zeilmann Marinho, Alcyane |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Priscila Mari Manfroi, Miraíra Noal Figueiredo, Juliana de Paula Brasil, Vinicius Zeilmann Marinho, Alcyane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência profissional Educação Física Esportes Formação Profissional em Educação Física / Atividades de Aventura |
topic |
Competência profissional Educação Física Esportes Formação Profissional em Educação Física / Atividades de Aventura |
description |
Um dos desafios que se coloca às instituições de ensino superior é o de ser capaz de formar profissionais de Educação Física competentes, aptos a desenvolver o exercício da futura profissão e comprometidos com a melhoria das práticas profissionais nos contextos de atuação. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo, a partir do modelo de competência profissional proposto por Cheetham e Chivers (1996, 1998), verificar as competências observadas por 46 formandos do curso de Bacharelado em Educação Física de uma universidade pública de Santa Catarina, ao longo do desenvolvimento de uma disciplina centrada na abordagem de esportes de aventura e na natureza. Realizou-se uma investigação descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que a disciplina, além de atingir seus objetivos, contribuiu significativamente para o desenvolvimento e a percepção de competências em diferentes níveis, bem como oportunizou a visualização do atual mercado de trabalho em Educação Física. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo transversal |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22578 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22578/15527 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 26 No 4 (2015); 529-540 Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 4 (2015); 529-540 Journal of Physical Education; v. 26 n. 4 (2015); 529-540 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544168820736 |