Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beneli, Leandro Melo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Proni, Marcelo Weishaupt, Montagner, Paulo Cesar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410
Resumo: A motivação básica deste ensaio provém da necessidade compreender algumas relações que se estabelecem no ambiente de ensino do esporte para crianças, a partir das transformações do esporte contemporâneo. O objetivo é discutir os desafios para a prática pedagógica e o papel do pedagogo frente às mudanças ocorridas no esporte-espetáculo e sua interface com o marketing esportivo. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica com a intenção de fundamentar uma discussão teórica e construir um debate em torno das tensões existentes entre a pedagogia do esporte e o marketing esportivo. Conclui-se que é imprescindível que os pedagogos que ensinam esporte para crianças incluam essa temática nas aulas e práticas educativas, tendo em vista a importância deste conteúdo na consolidação de referências cognitivas e morais, assim como para o entendimento do significado social do esporte.
id UEM-9_f40c9ff2c9420a59ed64d91e65927a51
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/31410
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneoPedagogia do esportemarketing esportivo.A motivação básica deste ensaio provém da necessidade compreender algumas relações que se estabelecem no ambiente de ensino do esporte para crianças, a partir das transformações do esporte contemporâneo. O objetivo é discutir os desafios para a prática pedagógica e o papel do pedagogo frente às mudanças ocorridas no esporte-espetáculo e sua interface com o marketing esportivo. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica com a intenção de fundamentar uma discussão teórica e construir um debate em torno das tensões existentes entre a pedagogia do esporte e o marketing esportivo. Conclui-se que é imprescindível que os pedagogos que ensinam esporte para crianças incluam essa temática nas aulas e práticas educativas, tendo em vista a importância deste conteúdo na consolidação de referências cognitivas e morais, assim como para o entendimento do significado social do esporte.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2750Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2750Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27502448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410/18010https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410/18341Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessBeneli, Leandro MeloProni, Marcelo WeishauptMontagner, Paulo Cesar2019-07-17T08:42:56Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/31410Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:56Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo
title Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo
spellingShingle Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo
Beneli, Leandro Melo
Pedagogia do esporte
marketing esportivo.
title_short Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo
title_full Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo
title_fullStr Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo
title_full_unstemmed Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo
title_sort Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo
author Beneli, Leandro Melo
author_facet Beneli, Leandro Melo
Proni, Marcelo Weishaupt
Montagner, Paulo Cesar
author_role author
author2 Proni, Marcelo Weishaupt
Montagner, Paulo Cesar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beneli, Leandro Melo
Proni, Marcelo Weishaupt
Montagner, Paulo Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do esporte
marketing esportivo.
topic Pedagogia do esporte
marketing esportivo.
description A motivação básica deste ensaio provém da necessidade compreender algumas relações que se estabelecem no ambiente de ensino do esporte para crianças, a partir das transformações do esporte contemporâneo. O objetivo é discutir os desafios para a prática pedagógica e o papel do pedagogo frente às mudanças ocorridas no esporte-espetáculo e sua interface com o marketing esportivo. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica com a intenção de fundamentar uma discussão teórica e construir um debate em torno das tensões existentes entre a pedagogia do esporte e o marketing esportivo. Conclui-se que é imprescindível que os pedagogos que ensinam esporte para crianças incluam essa temática nas aulas e práticas educativas, tendo em vista a importância deste conteúdo na consolidação de referências cognitivas e morais, assim como para o entendimento do significado social do esporte.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410/18010
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410/18341
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2750
Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2750
Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-2750
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544701497344