Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410 |
Resumo: | A motivação básica deste ensaio provém da necessidade compreender algumas relações que se estabelecem no ambiente de ensino do esporte para crianças, a partir das transformações do esporte contemporâneo. O objetivo é discutir os desafios para a prática pedagógica e o papel do pedagogo frente às mudanças ocorridas no esporte-espetáculo e sua interface com o marketing esportivo. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica com a intenção de fundamentar uma discussão teórica e construir um debate em torno das tensões existentes entre a pedagogia do esporte e o marketing esportivo. Conclui-se que é imprescindível que os pedagogos que ensinam esporte para crianças incluam essa temática nas aulas e práticas educativas, tendo em vista a importância deste conteúdo na consolidação de referências cognitivas e morais, assim como para o entendimento do significado social do esporte. |
id |
UEM-9_f40c9ff2c9420a59ed64d91e65927a51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/31410 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneoPedagogia do esportemarketing esportivo.A motivação básica deste ensaio provém da necessidade compreender algumas relações que se estabelecem no ambiente de ensino do esporte para crianças, a partir das transformações do esporte contemporâneo. O objetivo é discutir os desafios para a prática pedagógica e o papel do pedagogo frente às mudanças ocorridas no esporte-espetáculo e sua interface com o marketing esportivo. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica com a intenção de fundamentar uma discussão teórica e construir um debate em torno das tensões existentes entre a pedagogia do esporte e o marketing esportivo. Conclui-se que é imprescindível que os pedagogos que ensinam esporte para crianças incluam essa temática nas aulas e práticas educativas, tendo em vista a importância deste conteúdo na consolidação de referências cognitivas e morais, assim como para o entendimento do significado social do esporte.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2750Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2750Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27502448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410/18010https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410/18341Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessBeneli, Leandro MeloProni, Marcelo WeishauptMontagner, Paulo Cesar2019-07-17T08:42:56Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/31410Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:56Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo |
title |
Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo |
spellingShingle |
Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo Beneli, Leandro Melo Pedagogia do esporte marketing esportivo. |
title_short |
Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo |
title_full |
Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo |
title_fullStr |
Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo |
title_sort |
Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo |
author |
Beneli, Leandro Melo |
author_facet |
Beneli, Leandro Melo Proni, Marcelo Weishaupt Montagner, Paulo Cesar |
author_role |
author |
author2 |
Proni, Marcelo Weishaupt Montagner, Paulo Cesar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beneli, Leandro Melo Proni, Marcelo Weishaupt Montagner, Paulo Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia do esporte marketing esportivo. |
topic |
Pedagogia do esporte marketing esportivo. |
description |
A motivação básica deste ensaio provém da necessidade compreender algumas relações que se estabelecem no ambiente de ensino do esporte para crianças, a partir das transformações do esporte contemporâneo. O objetivo é discutir os desafios para a prática pedagógica e o papel do pedagogo frente às mudanças ocorridas no esporte-espetáculo e sua interface com o marketing esportivo. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica com a intenção de fundamentar uma discussão teórica e construir um debate em torno das tensões existentes entre a pedagogia do esporte e o marketing esportivo. Conclui-se que é imprescindível que os pedagogos que ensinam esporte para crianças incluam essa temática nas aulas e práticas educativas, tendo em vista a importância deste conteúdo na consolidação de referências cognitivas e morais, assim como para o entendimento do significado social do esporte. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410/18010 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410/18341 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2750 Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2750 Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-2750 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544701497344 |