A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/448 |
Resumo: | Na atualidade, a utilização e apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), permitem a criação de novos espaços e tempos de vida social, educativa e cultural. Esta nova era do conhecimento, de transição digital, assumida na forma de rede e alimentada pelas TIC, abre diferentes possibilidades para o entendimento de conceitos como o de inclusão, e de capital cultural e social. Neste cenário importa pensar onde se situam as pessoas em situação de privação de liberdade, a cumprirem penas em presídios. O presente estudo procura explorar a perceção dos atores presentes em ambiente prisional, quer dos trabalhadores quer daqueles que cumprem as penas a que foram condenados, perceção essa relativa aos processos formativos para futura reinserção social, bem como para a não reincidência. Para o efeito foram entrevistados membros da direção, técnicos superiores de reeducação, professores, guardas prisionais e reclusas de um presídio feminino em Portugal. Os resultados mostram a importância de investir numa educação enriquecida com o digital, mas revelam também as fragilidades, as limitações e as diferentes visões dos atores envolvidos no processo.Palavras-chave: Educação. Formação. Presídios. Tecnologias Digitais. Inclusão. |
id |
UEMA-1_3f01f9fa8a6f646bb38a430143d97fea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/448 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGALNa atualidade, a utilização e apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), permitem a criação de novos espaços e tempos de vida social, educativa e cultural. Esta nova era do conhecimento, de transição digital, assumida na forma de rede e alimentada pelas TIC, abre diferentes possibilidades para o entendimento de conceitos como o de inclusão, e de capital cultural e social. Neste cenário importa pensar onde se situam as pessoas em situação de privação de liberdade, a cumprirem penas em presídios. O presente estudo procura explorar a perceção dos atores presentes em ambiente prisional, quer dos trabalhadores quer daqueles que cumprem as penas a que foram condenados, perceção essa relativa aos processos formativos para futura reinserção social, bem como para a não reincidência. Para o efeito foram entrevistados membros da direção, técnicos superiores de reeducação, professores, guardas prisionais e reclusas de um presídio feminino em Portugal. Os resultados mostram a importância de investir numa educação enriquecida com o digital, mas revelam também as fragilidades, as limitações e as diferentes visões dos atores envolvidos no processo.Palavras-chave: Educação. Formação. Presídios. Tecnologias Digitais. Inclusão.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/448TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2019): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/448/321Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, SóniaCorreia, JoanaMoreira, José António2021-11-08T17:17:02Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/448Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:51.848201TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGAL |
title |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGAL |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGAL Machado, Sónia |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGAL |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGAL |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGAL |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGAL |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGAL |
author |
Machado, Sónia |
author_facet |
Machado, Sónia Correia, Joana Moreira, José António |
author_role |
author |
author2 |
Correia, Joana Moreira, José António |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Sónia Correia, Joana Moreira, José António |
description |
Na atualidade, a utilização e apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), permitem a criação de novos espaços e tempos de vida social, educativa e cultural. Esta nova era do conhecimento, de transição digital, assumida na forma de rede e alimentada pelas TIC, abre diferentes possibilidades para o entendimento de conceitos como o de inclusão, e de capital cultural e social. Neste cenário importa pensar onde se situam as pessoas em situação de privação de liberdade, a cumprirem penas em presídios. O presente estudo procura explorar a perceção dos atores presentes em ambiente prisional, quer dos trabalhadores quer daqueles que cumprem as penas a que foram condenados, perceção essa relativa aos processos formativos para futura reinserção social, bem como para a não reincidência. Para o efeito foram entrevistados membros da direção, técnicos superiores de reeducação, professores, guardas prisionais e reclusas de um presídio feminino em Portugal. Os resultados mostram a importância de investir numa educação enriquecida com o digital, mas revelam também as fragilidades, as limitações e as diferentes visões dos atores envolvidos no processo.Palavras-chave: Educação. Formação. Presídios. Tecnologias Digitais. Inclusão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/448 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/448/321 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2019): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2019): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2019): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056202727424 |