A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Sónia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Correia, Joana, Moreira, José António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/448
Resumo: Na atualidade, a utilização e apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), permitem a criação de novos espaços e tempos de vida social, educativa e cultural. Esta nova era do conhecimento, de transição digital, assumida na forma de rede e alimentada pelas TIC, abre diferentes possibilidades para o entendimento de conceitos como o de inclusão, e de capital cultural e social. Neste cenário importa pensar onde se situam as pessoas em situação de privação de liberdade, a cumprirem penas em presídios. O presente estudo procura explorar a perceção dos atores presentes em ambiente prisional, quer dos trabalhadores quer daqueles que cumprem as penas a que foram condenados, perceção essa relativa aos processos formativos para futura reinserção social, bem como para a não reincidência. Para o efeito foram entrevistados membros da direção, técnicos superiores de reeducação, professores, guardas prisionais e reclusas de um presídio feminino em Portugal. Os resultados mostram a importância de investir numa educação enriquecida com o digital, mas revelam também as fragilidades, as limitações e as diferentes visões dos atores envolvidos no processo.Palavras-chave: Educação. Formação. Presídios. Tecnologias Digitais. Inclusão.
id UEMA-1_3f01f9fa8a6f646bb38a430143d97fea
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/448
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGALNa atualidade, a utilização e apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), permitem a criação de novos espaços e tempos de vida social, educativa e cultural. Esta nova era do conhecimento, de transição digital, assumida na forma de rede e alimentada pelas TIC, abre diferentes possibilidades para o entendimento de conceitos como o de inclusão, e de capital cultural e social. Neste cenário importa pensar onde se situam as pessoas em situação de privação de liberdade, a cumprirem penas em presídios. O presente estudo procura explorar a perceção dos atores presentes em ambiente prisional, quer dos trabalhadores quer daqueles que cumprem as penas a que foram condenados, perceção essa relativa aos processos formativos para futura reinserção social, bem como para a não reincidência. Para o efeito foram entrevistados membros da direção, técnicos superiores de reeducação, professores, guardas prisionais e reclusas de um presídio feminino em Portugal. Os resultados mostram a importância de investir numa educação enriquecida com o digital, mas revelam também as fragilidades, as limitações e as diferentes visões dos atores envolvidos no processo.Palavras-chave: Educação. Formação. Presídios. Tecnologias Digitais. Inclusão.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/448TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2019): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/448/321Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, SóniaCorreia, JoanaMoreira, José António2021-11-08T17:17:02Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/448Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:51.848201TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGAL
title A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGAL
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGAL
Machado, Sónia
title_short A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGAL
title_full A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGAL
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGAL
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGAL
title_sort A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE PRISIONAL E A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL NUM PRESÍDIO FEMININO EM PORTUGAL
author Machado, Sónia
author_facet Machado, Sónia
Correia, Joana
Moreira, José António
author_role author
author2 Correia, Joana
Moreira, José António
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Sónia
Correia, Joana
Moreira, José António
description Na atualidade, a utilização e apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), permitem a criação de novos espaços e tempos de vida social, educativa e cultural. Esta nova era do conhecimento, de transição digital, assumida na forma de rede e alimentada pelas TIC, abre diferentes possibilidades para o entendimento de conceitos como o de inclusão, e de capital cultural e social. Neste cenário importa pensar onde se situam as pessoas em situação de privação de liberdade, a cumprirem penas em presídios. O presente estudo procura explorar a perceção dos atores presentes em ambiente prisional, quer dos trabalhadores quer daqueles que cumprem as penas a que foram condenados, perceção essa relativa aos processos formativos para futura reinserção social, bem como para a não reincidência. Para o efeito foram entrevistados membros da direção, técnicos superiores de reeducação, professores, guardas prisionais e reclusas de um presídio feminino em Portugal. Os resultados mostram a importância de investir numa educação enriquecida com o digital, mas revelam também as fragilidades, as limitações e as diferentes visões dos atores envolvidos no processo.Palavras-chave: Educação. Formação. Presídios. Tecnologias Digitais. Inclusão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/448
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/448/321
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2019): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2019): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2019): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056202727424