MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boghi, Cláudio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/105
Resumo: Este artigo descreve e analisa a migração de uma profissional do ensino presencial para a educação a distância. É uma pesquisa exploratória e qualitativa, do tipo estudo de caso, que utiliza como técnica básica uma entrevista, além de fundamentação teórica, a partir de revisão bibliográfica. O é objetivo é interpretar essa migração inserida em um contexto mais amplo, de pós-modernidade e complexidade. O caso descreve o desenvolvimento de habilidades e competências em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação, necessárias ao trabalho de docência e gestão em educação a distância. O estudo mostra que diversos fatores foram essenciais no sucesso da profissional na migração: atitude e motivação para aprender, afetividade, persistência, abertura a trocas sociais e habilidades comunicacionais. O artigo conclui que para fazer EaD na pós-modernidade, são necessários: humildade epistemológica, calma e paciência (porque não saberemos as respostas para tudo); interação constante com os alunos, os pares e a sociedade; e aprendizagem contínua para lidar com a complexidade.Palavras-chave: Competências. Habilidades. Empregabilidade. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Educação a Distância (EaD).
id UEMA-1_dd9415738ea387bbf8bce809a5eeb64e
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/105
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de casoEste artigo descreve e analisa a migração de uma profissional do ensino presencial para a educação a distância. É uma pesquisa exploratória e qualitativa, do tipo estudo de caso, que utiliza como técnica básica uma entrevista, além de fundamentação teórica, a partir de revisão bibliográfica. O é objetivo é interpretar essa migração inserida em um contexto mais amplo, de pós-modernidade e complexidade. O caso descreve o desenvolvimento de habilidades e competências em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação, necessárias ao trabalho de docência e gestão em educação a distância. O estudo mostra que diversos fatores foram essenciais no sucesso da profissional na migração: atitude e motivação para aprender, afetividade, persistência, abertura a trocas sociais e habilidades comunicacionais. O artigo conclui que para fazer EaD na pós-modernidade, são necessários: humildade epistemológica, calma e paciência (porque não saberemos as respostas para tudo); interação constante com os alunos, os pares e a sociedade; e aprendizagem contínua para lidar com a complexidade.Palavras-chave: Competências. Habilidades. Empregabilidade. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Educação a Distância (EaD).Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2016-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/105TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 2 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 2 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 2 n. 2 (2016): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/105/188Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoghi, Cláudio2022-06-30T16:41:34Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/105Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:47.159808TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso
title MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso
spellingShingle MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso
Boghi, Cláudio
title_short MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso
title_full MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso
title_fullStr MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso
title_full_unstemmed MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso
title_sort MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso
author Boghi, Cláudio
author_facet Boghi, Cláudio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boghi, Cláudio
description Este artigo descreve e analisa a migração de uma profissional do ensino presencial para a educação a distância. É uma pesquisa exploratória e qualitativa, do tipo estudo de caso, que utiliza como técnica básica uma entrevista, além de fundamentação teórica, a partir de revisão bibliográfica. O é objetivo é interpretar essa migração inserida em um contexto mais amplo, de pós-modernidade e complexidade. O caso descreve o desenvolvimento de habilidades e competências em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação, necessárias ao trabalho de docência e gestão em educação a distância. O estudo mostra que diversos fatores foram essenciais no sucesso da profissional na migração: atitude e motivação para aprender, afetividade, persistência, abertura a trocas sociais e habilidades comunicacionais. O artigo conclui que para fazer EaD na pós-modernidade, são necessários: humildade epistemológica, calma e paciência (porque não saberemos as respostas para tudo); interação constante com os alunos, os pares e a sociedade; e aprendizagem contínua para lidar com a complexidade.Palavras-chave: Competências. Habilidades. Empregabilidade. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Educação a Distância (EaD).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/105
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/105/188
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 2 (2016): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 2 (2016): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 2 n. 2 (2016): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055729819648