MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/105 |
Resumo: | Este artigo descreve e analisa a migração de uma profissional do ensino presencial para a educação a distância. É uma pesquisa exploratória e qualitativa, do tipo estudo de caso, que utiliza como técnica básica uma entrevista, além de fundamentação teórica, a partir de revisão bibliográfica. O é objetivo é interpretar essa migração inserida em um contexto mais amplo, de pós-modernidade e complexidade. O caso descreve o desenvolvimento de habilidades e competências em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação, necessárias ao trabalho de docência e gestão em educação a distância. O estudo mostra que diversos fatores foram essenciais no sucesso da profissional na migração: atitude e motivação para aprender, afetividade, persistência, abertura a trocas sociais e habilidades comunicacionais. O artigo conclui que para fazer EaD na pós-modernidade, são necessários: humildade epistemológica, calma e paciência (porque não saberemos as respostas para tudo); interação constante com os alunos, os pares e a sociedade; e aprendizagem contínua para lidar com a complexidade.Palavras-chave: Competências. Habilidades. Empregabilidade. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Educação a Distância (EaD). |
id |
UEMA-1_dd9415738ea387bbf8bce809a5eeb64e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/105 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de casoEste artigo descreve e analisa a migração de uma profissional do ensino presencial para a educação a distância. É uma pesquisa exploratória e qualitativa, do tipo estudo de caso, que utiliza como técnica básica uma entrevista, além de fundamentação teórica, a partir de revisão bibliográfica. O é objetivo é interpretar essa migração inserida em um contexto mais amplo, de pós-modernidade e complexidade. O caso descreve o desenvolvimento de habilidades e competências em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação, necessárias ao trabalho de docência e gestão em educação a distância. O estudo mostra que diversos fatores foram essenciais no sucesso da profissional na migração: atitude e motivação para aprender, afetividade, persistência, abertura a trocas sociais e habilidades comunicacionais. O artigo conclui que para fazer EaD na pós-modernidade, são necessários: humildade epistemológica, calma e paciência (porque não saberemos as respostas para tudo); interação constante com os alunos, os pares e a sociedade; e aprendizagem contínua para lidar com a complexidade.Palavras-chave: Competências. Habilidades. Empregabilidade. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Educação a Distância (EaD).Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2016-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/105TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 2 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 2 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 2 n. 2 (2016): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/105/188Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoghi, Cláudio2022-06-30T16:41:34Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/105Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:47.159808TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso |
title |
MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso |
spellingShingle |
MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso Boghi, Cláudio |
title_short |
MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso |
title_full |
MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso |
title_fullStr |
MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso |
title_sort |
MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso |
author |
Boghi, Cláudio |
author_facet |
Boghi, Cláudio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boghi, Cláudio |
description |
Este artigo descreve e analisa a migração de uma profissional do ensino presencial para a educação a distância. É uma pesquisa exploratória e qualitativa, do tipo estudo de caso, que utiliza como técnica básica uma entrevista, além de fundamentação teórica, a partir de revisão bibliográfica. O é objetivo é interpretar essa migração inserida em um contexto mais amplo, de pós-modernidade e complexidade. O caso descreve o desenvolvimento de habilidades e competências em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação, necessárias ao trabalho de docência e gestão em educação a distância. O estudo mostra que diversos fatores foram essenciais no sucesso da profissional na migração: atitude e motivação para aprender, afetividade, persistência, abertura a trocas sociais e habilidades comunicacionais. O artigo conclui que para fazer EaD na pós-modernidade, são necessários: humildade epistemológica, calma e paciência (porque não saberemos as respostas para tudo); interação constante com os alunos, os pares e a sociedade; e aprendizagem contínua para lidar com a complexidade.Palavras-chave: Competências. Habilidades. Empregabilidade. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Educação a Distância (EaD). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/105 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/105/188 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 2 (2016): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 2 (2016): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 2 n. 2 (2016): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055729819648 |