O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/323 |
Resumo: | O meme é um gênero emergente da internet cuja estrutura textual apresenta um caráter interdisciplinar, e por isso permite diversas compreensões, desde o foco temático ao qual o contexto foi estruturado até às depreensões expressas pelos sujeitos sociais no processo de leitura, haja vista que a imagem também é texto, ou seja, requer por parte do leitor competência para compreendê-lo. Diante dessas considerações, objetiva-se com o presente artigo abordar o gênero emergente meme no ensino de Língua Portuguesa do Ensino Médio, compreendendo-o como possibilidade metodológica para a leitura de textos. A pesquisa é classificada como bibliográfica, elaborada a partir de materiais impressos e disponibilizados na internet. Como fundamentação teórica destacam-se os autores Antunes (2003), Dionísio (2006), Marcuschi (2003, 2005) e Lima-Neto (2014), os quais tratam, respectivamente, sobre o ensino de Língua Portuguesa e suas variáveis, entre elas a leitura; a multimodalidade; os gêneros textuais, suas concepções e características; e os gêneros emergentes da internet, entre outros autores. Utilizar o gênero emergente meme no ensino de Língua Portuguesa é ressignificar no educando um pensar crítico e reflexivo, considerando suas práticas sociais de uso da língua, e reconhecer o caráter interdisciplinar que esse gênero emergente apresenta, uma vez que aborda sobre diversos temas do cotidiano.Palavras-Chave: Ensino de Língua Portuguesa. Meme. Ensino Médio. Competência leitora. |
id |
UEMA-1_ecf019ebf74db6d66e8a6589633d91b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/323 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIOO meme é um gênero emergente da internet cuja estrutura textual apresenta um caráter interdisciplinar, e por isso permite diversas compreensões, desde o foco temático ao qual o contexto foi estruturado até às depreensões expressas pelos sujeitos sociais no processo de leitura, haja vista que a imagem também é texto, ou seja, requer por parte do leitor competência para compreendê-lo. Diante dessas considerações, objetiva-se com o presente artigo abordar o gênero emergente meme no ensino de Língua Portuguesa do Ensino Médio, compreendendo-o como possibilidade metodológica para a leitura de textos. A pesquisa é classificada como bibliográfica, elaborada a partir de materiais impressos e disponibilizados na internet. Como fundamentação teórica destacam-se os autores Antunes (2003), Dionísio (2006), Marcuschi (2003, 2005) e Lima-Neto (2014), os quais tratam, respectivamente, sobre o ensino de Língua Portuguesa e suas variáveis, entre elas a leitura; a multimodalidade; os gêneros textuais, suas concepções e características; e os gêneros emergentes da internet, entre outros autores. Utilizar o gênero emergente meme no ensino de Língua Portuguesa é ressignificar no educando um pensar crítico e reflexivo, considerando suas práticas sociais de uso da língua, e reconhecer o caráter interdisciplinar que esse gênero emergente apresenta, uma vez que aborda sobre diversos temas do cotidiano.Palavras-Chave: Ensino de Língua Portuguesa. Meme. Ensino Médio. Competência leitora.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/323TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/323/281Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves Lucena, Helyab Magdielde Araújo Pontes, Verônica Maria2021-11-08T18:03:49Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/323Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:50.141126TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO |
title |
O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO Alves Lucena, Helyab Magdiel |
title_short |
O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO |
author |
Alves Lucena, Helyab Magdiel |
author_facet |
Alves Lucena, Helyab Magdiel de Araújo Pontes, Verônica Maria |
author_role |
author |
author2 |
de Araújo Pontes, Verônica Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Lucena, Helyab Magdiel de Araújo Pontes, Verônica Maria |
description |
O meme é um gênero emergente da internet cuja estrutura textual apresenta um caráter interdisciplinar, e por isso permite diversas compreensões, desde o foco temático ao qual o contexto foi estruturado até às depreensões expressas pelos sujeitos sociais no processo de leitura, haja vista que a imagem também é texto, ou seja, requer por parte do leitor competência para compreendê-lo. Diante dessas considerações, objetiva-se com o presente artigo abordar o gênero emergente meme no ensino de Língua Portuguesa do Ensino Médio, compreendendo-o como possibilidade metodológica para a leitura de textos. A pesquisa é classificada como bibliográfica, elaborada a partir de materiais impressos e disponibilizados na internet. Como fundamentação teórica destacam-se os autores Antunes (2003), Dionísio (2006), Marcuschi (2003, 2005) e Lima-Neto (2014), os quais tratam, respectivamente, sobre o ensino de Língua Portuguesa e suas variáveis, entre elas a leitura; a multimodalidade; os gêneros textuais, suas concepções e características; e os gêneros emergentes da internet, entre outros autores. Utilizar o gênero emergente meme no ensino de Língua Portuguesa é ressignificar no educando um pensar crítico e reflexivo, considerando suas práticas sociais de uso da língua, e reconhecer o caráter interdisciplinar que esse gênero emergente apresenta, uma vez que aborda sobre diversos temas do cotidiano.Palavras-Chave: Ensino de Língua Portuguesa. Meme. Ensino Médio. Competência leitora. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/323 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/323/281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial TICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056146104320 |