O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Lucena, Helyab Magdiel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Araújo Pontes, Verônica Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/323
Resumo: O meme é um gênero emergente da internet cuja estrutura textual apresenta um caráter interdisciplinar, e por isso permite diversas compreensões, desde o foco temático ao qual o contexto foi estruturado até às depreensões expressas pelos sujeitos sociais no processo de leitura, haja vista que a imagem também é texto, ou seja, requer por parte do leitor competência para compreendê-lo. Diante dessas considerações, objetiva-se com o presente artigo abordar o gênero emergente meme no ensino de Língua Portuguesa do Ensino Médio, compreendendo-o como possibilidade metodológica para a leitura de textos. A pesquisa é classificada como bibliográfica, elaborada a partir de materiais impressos e disponibilizados na internet. Como fundamentação teórica destacam-se os autores Antunes (2003), Dionísio (2006), Marcuschi (2003, 2005) e Lima-Neto (2014), os quais tratam, respectivamente, sobre o ensino de Língua Portuguesa e suas variáveis, entre elas a leitura; a multimodalidade; os gêneros textuais, suas concepções e características; e os gêneros emergentes da internet, entre outros autores. Utilizar o gênero emergente meme no ensino de Língua Portuguesa é ressignificar no educando um pensar crítico e reflexivo, considerando suas práticas sociais de uso da língua, e reconhecer o caráter interdisciplinar que esse gênero emergente apresenta, uma vez que aborda sobre diversos temas do cotidiano.Palavras-Chave: Ensino de Língua Portuguesa. Meme. Ensino Médio. Competência leitora.
id UEMA-1_ecf019ebf74db6d66e8a6589633d91b0
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/323
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIOO meme é um gênero emergente da internet cuja estrutura textual apresenta um caráter interdisciplinar, e por isso permite diversas compreensões, desde o foco temático ao qual o contexto foi estruturado até às depreensões expressas pelos sujeitos sociais no processo de leitura, haja vista que a imagem também é texto, ou seja, requer por parte do leitor competência para compreendê-lo. Diante dessas considerações, objetiva-se com o presente artigo abordar o gênero emergente meme no ensino de Língua Portuguesa do Ensino Médio, compreendendo-o como possibilidade metodológica para a leitura de textos. A pesquisa é classificada como bibliográfica, elaborada a partir de materiais impressos e disponibilizados na internet. Como fundamentação teórica destacam-se os autores Antunes (2003), Dionísio (2006), Marcuschi (2003, 2005) e Lima-Neto (2014), os quais tratam, respectivamente, sobre o ensino de Língua Portuguesa e suas variáveis, entre elas a leitura; a multimodalidade; os gêneros textuais, suas concepções e características; e os gêneros emergentes da internet, entre outros autores. Utilizar o gênero emergente meme no ensino de Língua Portuguesa é ressignificar no educando um pensar crítico e reflexivo, considerando suas práticas sociais de uso da língua, e reconhecer o caráter interdisciplinar que esse gênero emergente apresenta, uma vez que aborda sobre diversos temas do cotidiano.Palavras-Chave: Ensino de Língua Portuguesa. Meme. Ensino Médio. Competência leitora.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/323TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/323/281Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves Lucena, Helyab Magdielde Araújo Pontes, Verônica Maria2021-11-08T18:03:49Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/323Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:50.141126TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
title O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
Alves Lucena, Helyab Magdiel
title_short O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
title_full O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
title_sort O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
author Alves Lucena, Helyab Magdiel
author_facet Alves Lucena, Helyab Magdiel
de Araújo Pontes, Verônica Maria
author_role author
author2 de Araújo Pontes, Verônica Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Lucena, Helyab Magdiel
de Araújo Pontes, Verônica Maria
description O meme é um gênero emergente da internet cuja estrutura textual apresenta um caráter interdisciplinar, e por isso permite diversas compreensões, desde o foco temático ao qual o contexto foi estruturado até às depreensões expressas pelos sujeitos sociais no processo de leitura, haja vista que a imagem também é texto, ou seja, requer por parte do leitor competência para compreendê-lo. Diante dessas considerações, objetiva-se com o presente artigo abordar o gênero emergente meme no ensino de Língua Portuguesa do Ensino Médio, compreendendo-o como possibilidade metodológica para a leitura de textos. A pesquisa é classificada como bibliográfica, elaborada a partir de materiais impressos e disponibilizados na internet. Como fundamentação teórica destacam-se os autores Antunes (2003), Dionísio (2006), Marcuschi (2003, 2005) e Lima-Neto (2014), os quais tratam, respectivamente, sobre o ensino de Língua Portuguesa e suas variáveis, entre elas a leitura; a multimodalidade; os gêneros textuais, suas concepções e características; e os gêneros emergentes da internet, entre outros autores. Utilizar o gênero emergente meme no ensino de Língua Portuguesa é ressignificar no educando um pensar crítico e reflexivo, considerando suas práticas sociais de uso da língua, e reconhecer o caráter interdisciplinar que esse gênero emergente apresenta, uma vez que aborda sobre diversos temas do cotidiano.Palavras-Chave: Ensino de Língua Portuguesa. Meme. Ensino Médio. Competência leitora.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/323
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/323/281
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
TICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056146104320