A HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIX (1843-1898)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JUCÁ, GISAFRAN NAZARENO MOTA
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: COSTA RODRIGUES, EDVALDO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Outros tempos
Texto Completo: https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1053
Resumo: O descobrimento do Brasil e as primeiras explorações são conteúdos básicos encontrados em todo livro didático voltado para a educação básica, a ordem em que aparecem nos sumários depende muito da organização de cada autor, o que não interfere na construção do conhecimento histórico. Sabe-se que, desde o século XVI, começaram a circular os primeiros livros narrando os acontecimentos do Brasil no período Colonial, a exemplo da História do Brasil (1500-1627), de Frei Vicente do Salvador, escrita em 1627. No entanto, é a partir do século XIX, com a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e do Colégio Pedro II, que a história se torna uma disciplina escolar e publica-se o primeiro livro de História do Brasil sob a égide do IHGB, trata-se da História Geral do Brazil, de Francisco Adolfo de Varnhagen, os dois primeiros volumes dessa obra foram publicados ainda em vida desse historiador, nos anos de 1854 e 1857. Tal obra foi considerada o marco da historiografia nacional brasileira e influenciou a escrita de vários livros didáticos de História do Brasil. Para a construção deste artigo, analisamos seis livros didáticos, publicados entre os anos de 1843 e 1898, tendo por objetivo apresentar a história do descobrimento do Brasil à luz dos livros didáticos escritos no século XIX, refletindo sobre o conhecimento divulgado pelos autores e suas intencionalidades em se tratando do contexto da época. A partir da análise do conteúdo, foi possível perceber que os livros seguiram a mesma historiografia nacionalista produzida por Varnhagen, acrescentaram pouca informação ao conhecimento já produzido, ademais não houve críticas quanto a produção dos pares, o máximo foram discordâncias em alguns pontos com base em outras leituras.      
id UEMA-2_744e003713556faa1f2c5471b1aa66ee
oai_identifier_str oai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/1053
network_acronym_str UEMA-2
network_name_str Outros tempos
repository_id_str
spelling A HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIX (1843-1898)THE HISTORY OF THE DISCOVERY OF BRAZIL IN THE TEXTBOOKS OF THE 19TH CENTURY (1843-1898)LA HISTORIA DEL DESCUBRIMIENTO DE BRASIL EN LOS LIBROS DE TEXTO DEL SIGLO XIX (1843-1898)Brasil colonialLibros didácticosEnseñanza de la historiaBrazil ColonyDidactic booksHistory TeachingBrasil Colônia Livros didáticosEnsino de HistóriaO descobrimento do Brasil e as primeiras explorações são conteúdos básicos encontrados em todo livro didático voltado para a educação básica, a ordem em que aparecem nos sumários depende muito da organização de cada autor, o que não interfere na construção do conhecimento histórico. Sabe-se que, desde o século XVI, começaram a circular os primeiros livros narrando os acontecimentos do Brasil no período Colonial, a exemplo da História do Brasil (1500-1627), de Frei Vicente do Salvador, escrita em 1627. No entanto, é a partir do século XIX, com a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e do Colégio Pedro II, que a história se torna uma disciplina escolar e publica-se o primeiro livro de História do Brasil sob a égide do IHGB, trata-se da História Geral do Brazil, de Francisco Adolfo de Varnhagen, os dois primeiros volumes dessa obra foram publicados ainda em vida desse historiador, nos anos de 1854 e 1857. Tal obra foi considerada o marco da historiografia nacional brasileira e influenciou a escrita de vários livros didáticos de História do Brasil. Para a construção deste artigo, analisamos seis livros didáticos, publicados entre os anos de 1843 e 1898, tendo por objetivo apresentar a história do descobrimento do Brasil à luz dos livros didáticos escritos no século XIX, refletindo sobre o conhecimento divulgado pelos autores e suas intencionalidades em se tratando do contexto da época. A partir da análise do conteúdo, foi possível perceber que os livros seguiram a mesma historiografia nacionalista produzida por Varnhagen, acrescentaram pouca informação ao conhecimento já produzido, ademais não houve críticas quanto a produção dos pares, o máximo foram discordâncias em alguns pontos com base em outras leituras.      The discovery of Brazil and the first explorations are basic contents found in every textbook aimed at primary education, the order in which they show up in the summaries depending a lot on the organization of each author, which does not interfere with the construction of historical knowledge. It is known that, since the 16th century, the first books narrating the events of Brazil in the Colonial period start to circulate, such as the History of Brazil (1500-1627), by Friar Vicente do Salvador, written in 1627. It is from the 19th century onwards, however, with the creation of the Brazilian Historical and Geographical Institute (IHGB) and the Colégio Pedro II, that history becomes a school subject and the first book on the History of Brazil is published under the aegis of the IHGB, that being General History of Brazil, by Francisco Adolfo de Varnhagen, the first two volumes of this work were published while this historian was still alive, in the years 1854 and 1857. This work was considered the landmark of Brazilian national historiography and influenced the writing of several textbooks on Brazilian History. For the construction of this article, we analyzed six textbooks, published between 1843 and 1898, with the objective of presenting the history of the discovery of Brazil in the light of textbooks written in the 19th century, reflecting on the knowledge disseminated by the authors and their intentions. in terms of the context of the time. From the content analysis, it was possible to perceive that the books followed the same nationalist historiography produced by Varnhagen, added little information to the knowledge already produced, in addition there was no criticism regarding the production by peers, at most there were disagreements on some points based on other readings.El descubrimiento de Brasil y las primeras exploraciones son contenidos básicos que se encuentran en cualquier libro destinado a la educación básica. El orden en que aparecen en los resúmenes depende mucho de la organización de cada autor, lo cual no interfiere en la construcción del conocimiento histórico. Se sabe que, desde el siglo XVI, comenzaron a circular los primeros libros que narran los acontecimientos de Brasil en la época colonial, como la historia de Brasil (1500-1627), de Fray Vicente do Salvador, escrita en 1627. a partir del siglo XIX, con la creación del Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) y del Colegio Pedro II, esa historia se convierte en materia escolar y se publica el primer libro oficial de Historia de Brasil validado por el IHGB. Este libro trata sobre la historia general de Brasil, de Francisco Adolfo de Varnhagen. Los dos primeros volúmenes de esta obra fueron publicados por el historiador, aún en vida, en los años 1854 y 1857. Esta obra fue considerada el hito de la historiografía nacional brasileña e influyó en la escritura de varios libros de historia de Brasil. Para la construcción de este artículo, analizamos seis libros, publicados entre 1843 y 1898, con el objetivo de presentar la historia del descubrimiento de Brasil a la luz de estos libros escritos en el siglo XIX, reflexionando sobre el conocimiento difundido por los autores y sus intenciones en términos del contexto de la época. Del análisis de contenido se pudo percibir que los libros siguieron la misma historiografía nacionalista producida por Varnhagen, agregaron poca información al conocimiento ya producido y ningún autor criticó la producción de sus pares, la máxima fue presentar disconformidad con base en otras lecturas. Universidade Estadual do Maranhão2023-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares", "artigo de covidados"application/pdfhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/105310.18817/ot.v20i36.1053Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 20 n. 36 (2023): Dossiê - ENSINO DE HISTÓRIA: metodologias, abordagens e práticas; 249-2661808-803110.18817/ot.v20i36reponame:Outros temposinstname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAporhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1053/987Copyright (c) 2023 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - Históriahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJUCÁ, GISAFRAN NAZARENO MOTACOSTA RODRIGUES, EDVALDO2023-10-06T18:16:06Zoai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/1053Revistahttp://www.outrostempos.uema.br/PUBhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/oaioutrostempos_revista@yahoo.com.br1808-80311808-8031opendoar:2023-10-06T18:16:06Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIX (1843-1898)
THE HISTORY OF THE DISCOVERY OF BRAZIL IN THE TEXTBOOKS OF THE 19TH CENTURY (1843-1898)
LA HISTORIA DEL DESCUBRIMIENTO DE BRASIL EN LOS LIBROS DE TEXTO DEL SIGLO XIX (1843-1898)
title A HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIX (1843-1898)
spellingShingle A HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIX (1843-1898)
JUCÁ, GISAFRAN NAZARENO MOTA
Brasil colonial
Libros didácticos
Enseñanza de la historia
Brazil Colony
Didactic books
History Teaching
Brasil Colônia
Livros didáticos
Ensino de História
title_short A HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIX (1843-1898)
title_full A HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIX (1843-1898)
title_fullStr A HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIX (1843-1898)
title_full_unstemmed A HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIX (1843-1898)
title_sort A HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIX (1843-1898)
author JUCÁ, GISAFRAN NAZARENO MOTA
author_facet JUCÁ, GISAFRAN NAZARENO MOTA
COSTA RODRIGUES, EDVALDO
author_role author
author2 COSTA RODRIGUES, EDVALDO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv JUCÁ, GISAFRAN NAZARENO MOTA
COSTA RODRIGUES, EDVALDO
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil colonial
Libros didácticos
Enseñanza de la historia
Brazil Colony
Didactic books
History Teaching
Brasil Colônia
Livros didáticos
Ensino de História
topic Brasil colonial
Libros didácticos
Enseñanza de la historia
Brazil Colony
Didactic books
History Teaching
Brasil Colônia
Livros didáticos
Ensino de História
description O descobrimento do Brasil e as primeiras explorações são conteúdos básicos encontrados em todo livro didático voltado para a educação básica, a ordem em que aparecem nos sumários depende muito da organização de cada autor, o que não interfere na construção do conhecimento histórico. Sabe-se que, desde o século XVI, começaram a circular os primeiros livros narrando os acontecimentos do Brasil no período Colonial, a exemplo da História do Brasil (1500-1627), de Frei Vicente do Salvador, escrita em 1627. No entanto, é a partir do século XIX, com a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e do Colégio Pedro II, que a história se torna uma disciplina escolar e publica-se o primeiro livro de História do Brasil sob a égide do IHGB, trata-se da História Geral do Brazil, de Francisco Adolfo de Varnhagen, os dois primeiros volumes dessa obra foram publicados ainda em vida desse historiador, nos anos de 1854 e 1857. Tal obra foi considerada o marco da historiografia nacional brasileira e influenciou a escrita de vários livros didáticos de História do Brasil. Para a construção deste artigo, analisamos seis livros didáticos, publicados entre os anos de 1843 e 1898, tendo por objetivo apresentar a história do descobrimento do Brasil à luz dos livros didáticos escritos no século XIX, refletindo sobre o conhecimento divulgado pelos autores e suas intencionalidades em se tratando do contexto da época. A partir da análise do conteúdo, foi possível perceber que os livros seguiram a mesma historiografia nacionalista produzida por Varnhagen, acrescentaram pouca informação ao conhecimento já produzido, ademais não houve críticas quanto a produção dos pares, o máximo foram discordâncias em alguns pontos com base em outras leituras.      
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares", "artigo de covidados"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1053
10.18817/ot.v20i36.1053
url https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1053
identifier_str_mv 10.18817/ot.v20i36.1053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1053/987
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 20 n. 36 (2023): Dossiê - ENSINO DE HISTÓRIA: metodologias, abordagens e práticas; 249-266
1808-8031
10.18817/ot.v20i36
reponame:Outros tempos
instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron:UEMA
instname_str Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron_str UEMA
institution UEMA
reponame_str Outros tempos
collection Outros tempos
repository.name.fl_str_mv Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
repository.mail.fl_str_mv outrostempos_revista@yahoo.com.br
_version_ 1797067030902341632