LEITURAS DE MUNDO, RELIGIOSIDADE POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contribuições e limites do uso da arte em oficinas pedagógicas, inspiradas em Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, José Pereira Peixoto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Souza, Carolina Rezende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scias Arte/Educação
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/670
Resumo: Este artigo busca através da socialização dos dados da dissertação de mestrado, instaurar reflexões sobre os limites e potencialidades da utilização da arte na construção metodológica desta investigação e no desafio de potencialização de leituras de educandos da EJA.  As oficinas pedagógicas realizadas apontam horizontes para a utilização da arte em nossas pesquisas acadêmicas e mais do que isto, ao exercício da criatividade, autoria e catarse pelos educandos envolvidos. Enfim, a arte revelou-se um instrumento metodológico que apresentou alguns limites e resistência por parte dos educandos, mas potencializou as leituras de mundo dos mesmos, relacionadas primordialmente à religiosidade popular do distrito de Morro Vermelho. Desta forma, revelou-e como fundamental para a consolidação de movimentos que acolham e reconheçam a diversidade cultural como possibilidades de efetivação democrática e não como naturalização das desigualdades sociais, através da valorização destes atores sociais, enquanto protagonistas de suas trajetórias individuais e coletivas.
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