A construção de saberes atitudinais na formação de professores: a busca da coerência entre o que se fala e o que se faz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Soares, Ilma Maria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4978
Resumo: O objetivo deste estudo é discutir as concepções e práticas dos formadores de professores em relação à construção de saberes atitudinais nos licenciandos. A abordagem de pesquisa que permeou essa investigação é de natureza qualitativa, o procedimento metodológico foi a entrevista semiestruturada. Os sujeitos contribuintes são onze formadores de professores, das diferentes áreas, de dois cursos de licenciaturas, História e Letras, de uma universidade pública. Embasa-se em autores como Rios (2008), Tardif, (2002) Tardif e Lessard (2008) Zabala e Arnau (2010) para argumentar sobre a importância da formação de atitudes nas licenciaturas. Conclui-se, a partir de algumas denúncias, que ainda há uma fragilidade dos saberes atitudinais na práxis do formador de professores e que esses saberes quando trabalhados ocorrem quase que exclusivamente através do discurso, mas, também, observa-se que há, por parte de alguns profissionais, a preocupação em basear seu trabalho numa perspectiva ética.
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Fernandes Soares, Ilma Maria
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