A construção de saberes atitudinais na formação de professores: a busca da coerência entre o que se fala e o que se faz
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4978 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é discutir as concepções e práticas dos formadores de professores em relação à construção de saberes atitudinais nos licenciandos. A abordagem de pesquisa que permeou essa investigação é de natureza qualitativa, o procedimento metodológico foi a entrevista semiestruturada. Os sujeitos contribuintes são onze formadores de professores, das diferentes áreas, de dois cursos de licenciaturas, História e Letras, de uma universidade pública. Embasa-se em autores como Rios (2008), Tardif, (2002) Tardif e Lessard (2008) Zabala e Arnau (2010) para argumentar sobre a importância da formação de atitudes nas licenciaturas. Conclui-se, a partir de algumas denúncias, que ainda há uma fragilidade dos saberes atitudinais na práxis do formador de professores e que esses saberes quando trabalhados ocorrem quase que exclusivamente através do discurso, mas, também, observa-se que há, por parte de alguns profissionais, a preocupação em basear seu trabalho numa perspectiva ética. |
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