Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Samantha Dias
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fabris, Elí T. Henn, Bahia, Sabrine Borges de Mello Hetti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5182
Resumo: Neste artigo, articulamos os estudos sobre a infância e a docência contemporânea, com foco no reposicionamento do professor frente ao ensino, tendo como lente a perspectiva hipercrítica e pensando de outros modos a ação docente e as concepções de adulto/criança, professor/aluno e ensino/aprendizagem na Educação Infantil (EI). Analisamos como são desenvolvidas as ações de ensino para entendermos como as diferentes abordagens pedagógicas constituem os modos de ser docente no contemporâneo. Na pesquisa, optamos pela superfície analítica da mídia impressa/on-line, mais especificamente, os discursos que constituem a posição para ensino e aprendizagem que circulam na Revista Nova Escola (2013-2019). Como resultados, é possível perceber nas docências contemporâneas a centralidade muito presente na criança, o que lemos como um aspecto do esmaecimento do ensino em prol da posição da aprendizagem. Defendemos o reposicionamento do ensino e do professor, pois assim firmamos sua função política e pedagógica na Educação Infantil.
id UEMG-2_12989b6f46e69060b70fe593b4646c1c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5182
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensinoEducação InfantilDocênciaEnsinoProfessorAlunoNeste artigo, articulamos os estudos sobre a infância e a docência contemporânea, com foco no reposicionamento do professor frente ao ensino, tendo como lente a perspectiva hipercrítica e pensando de outros modos a ação docente e as concepções de adulto/criança, professor/aluno e ensino/aprendizagem na Educação Infantil (EI). Analisamos como são desenvolvidas as ações de ensino para entendermos como as diferentes abordagens pedagógicas constituem os modos de ser docente no contemporâneo. Na pesquisa, optamos pela superfície analítica da mídia impressa/on-line, mais especificamente, os discursos que constituem a posição para ensino e aprendizagem que circulam na Revista Nova Escola (2013-2019). Como resultados, é possível perceber nas docências contemporâneas a centralidade muito presente na criança, o que lemos como um aspecto do esmaecimento do ensino em prol da posição da aprendizagem. Defendemos o reposicionamento do ensino e do professor, pois assim firmamos sua função política e pedagógica na Educação Infantil.EDUEMG2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/518210.24934/eef.v24i43.5182Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 104-127Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 104-127Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 104-1272317-00931519-332210.24934/eef.v24i43reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5182/3671Copyright (c) 2021 Samantha Dias de Lima, Elí T. Henn Fabris, Sabrine Borges de Mello Hetti Bahiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Samantha DiasFabris, Elí T. HennBahia, Sabrine Borges de Mello Hetti2021-08-30T15:41:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5182Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-08-30T15:41:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino
title Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino
spellingShingle Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino
de Lima, Samantha Dias
Educação Infantil
Docência
Ensino
Professor
Aluno
title_short Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino
title_full Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino
title_fullStr Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino
title_full_unstemmed Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino
title_sort Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino
author de Lima, Samantha Dias
author_facet de Lima, Samantha Dias
Fabris, Elí T. Henn
Bahia, Sabrine Borges de Mello Hetti
author_role author
author2 Fabris, Elí T. Henn
Bahia, Sabrine Borges de Mello Hetti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima, Samantha Dias
Fabris, Elí T. Henn
Bahia, Sabrine Borges de Mello Hetti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Docência
Ensino
Professor
Aluno
topic Educação Infantil
Docência
Ensino
Professor
Aluno
description Neste artigo, articulamos os estudos sobre a infância e a docência contemporânea, com foco no reposicionamento do professor frente ao ensino, tendo como lente a perspectiva hipercrítica e pensando de outros modos a ação docente e as concepções de adulto/criança, professor/aluno e ensino/aprendizagem na Educação Infantil (EI). Analisamos como são desenvolvidas as ações de ensino para entendermos como as diferentes abordagens pedagógicas constituem os modos de ser docente no contemporâneo. Na pesquisa, optamos pela superfície analítica da mídia impressa/on-line, mais especificamente, os discursos que constituem a posição para ensino e aprendizagem que circulam na Revista Nova Escola (2013-2019). Como resultados, é possível perceber nas docências contemporâneas a centralidade muito presente na criança, o que lemos como um aspecto do esmaecimento do ensino em prol da posição da aprendizagem. Defendemos o reposicionamento do ensino e do professor, pois assim firmamos sua função política e pedagógica na Educação Infantil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5182
10.24934/eef.v24i43.5182
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5182
identifier_str_mv 10.24934/eef.v24i43.5182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5182/3671
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Samantha Dias de Lima, Elí T. Henn Fabris, Sabrine Borges de Mello Hetti Bahia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Samantha Dias de Lima, Elí T. Henn Fabris, Sabrine Borges de Mello Hetti Bahia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 104-127
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 104-127
Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 104-127
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v24i43
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470306402304