Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5182 |
Resumo: | Neste artigo, articulamos os estudos sobre a infância e a docência contemporânea, com foco no reposicionamento do professor frente ao ensino, tendo como lente a perspectiva hipercrítica e pensando de outros modos a ação docente e as concepções de adulto/criança, professor/aluno e ensino/aprendizagem na Educação Infantil (EI). Analisamos como são desenvolvidas as ações de ensino para entendermos como as diferentes abordagens pedagógicas constituem os modos de ser docente no contemporâneo. Na pesquisa, optamos pela superfície analítica da mídia impressa/on-line, mais especificamente, os discursos que constituem a posição para ensino e aprendizagem que circulam na Revista Nova Escola (2013-2019). Como resultados, é possível perceber nas docências contemporâneas a centralidade muito presente na criança, o que lemos como um aspecto do esmaecimento do ensino em prol da posição da aprendizagem. Defendemos o reposicionamento do ensino e do professor, pois assim firmamos sua função política e pedagógica na Educação Infantil. |
id |
UEMG-2_12989b6f46e69060b70fe593b4646c1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5182 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensinoEducação InfantilDocênciaEnsinoProfessorAlunoNeste artigo, articulamos os estudos sobre a infância e a docência contemporânea, com foco no reposicionamento do professor frente ao ensino, tendo como lente a perspectiva hipercrítica e pensando de outros modos a ação docente e as concepções de adulto/criança, professor/aluno e ensino/aprendizagem na Educação Infantil (EI). Analisamos como são desenvolvidas as ações de ensino para entendermos como as diferentes abordagens pedagógicas constituem os modos de ser docente no contemporâneo. Na pesquisa, optamos pela superfície analítica da mídia impressa/on-line, mais especificamente, os discursos que constituem a posição para ensino e aprendizagem que circulam na Revista Nova Escola (2013-2019). Como resultados, é possível perceber nas docências contemporâneas a centralidade muito presente na criança, o que lemos como um aspecto do esmaecimento do ensino em prol da posição da aprendizagem. Defendemos o reposicionamento do ensino e do professor, pois assim firmamos sua função política e pedagógica na Educação Infantil.EDUEMG2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/518210.24934/eef.v24i43.5182Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 104-127Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 104-127Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 104-1272317-00931519-332210.24934/eef.v24i43reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5182/3671Copyright (c) 2021 Samantha Dias de Lima, Elí T. Henn Fabris, Sabrine Borges de Mello Hetti Bahiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Samantha DiasFabris, Elí T. HennBahia, Sabrine Borges de Mello Hetti2021-08-30T15:41:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5182Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-08-30T15:41:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino |
title |
Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino |
spellingShingle |
Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino de Lima, Samantha Dias Educação Infantil Docência Ensino Professor Aluno |
title_short |
Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino |
title_full |
Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino |
title_fullStr |
Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino |
title_full_unstemmed |
Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino |
title_sort |
Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino |
author |
de Lima, Samantha Dias |
author_facet |
de Lima, Samantha Dias Fabris, Elí T. Henn Bahia, Sabrine Borges de Mello Hetti |
author_role |
author |
author2 |
Fabris, Elí T. Henn Bahia, Sabrine Borges de Mello Hetti |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima, Samantha Dias Fabris, Elí T. Henn Bahia, Sabrine Borges de Mello Hetti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Docência Ensino Professor Aluno |
topic |
Educação Infantil Docência Ensino Professor Aluno |
description |
Neste artigo, articulamos os estudos sobre a infância e a docência contemporânea, com foco no reposicionamento do professor frente ao ensino, tendo como lente a perspectiva hipercrítica e pensando de outros modos a ação docente e as concepções de adulto/criança, professor/aluno e ensino/aprendizagem na Educação Infantil (EI). Analisamos como são desenvolvidas as ações de ensino para entendermos como as diferentes abordagens pedagógicas constituem os modos de ser docente no contemporâneo. Na pesquisa, optamos pela superfície analítica da mídia impressa/on-line, mais especificamente, os discursos que constituem a posição para ensino e aprendizagem que circulam na Revista Nova Escola (2013-2019). Como resultados, é possível perceber nas docências contemporâneas a centralidade muito presente na criança, o que lemos como um aspecto do esmaecimento do ensino em prol da posição da aprendizagem. Defendemos o reposicionamento do ensino e do professor, pois assim firmamos sua função política e pedagógica na Educação Infantil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5182 10.24934/eef.v24i43.5182 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5182 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v24i43.5182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5182/3671 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Samantha Dias de Lima, Elí T. Henn Fabris, Sabrine Borges de Mello Hetti Bahia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Samantha Dias de Lima, Elí T. Henn Fabris, Sabrine Borges de Mello Hetti Bahia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 104-127 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 104-127 Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 104-127 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v24i43 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470306402304 |