Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38726 |
Resumo: | O presente artigo objetiva discutir os desafios da formação de professores para a docência na educação infantil, mediante uma reflexão acerca do ser professor na contemporaneidade. A sociedade atual em constantes avanços e progressos, para isso, torna-se fundamental uma formação docente voltada as exigências sociais, e globais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que pontua acerca da formação docente e seus embasamentos legais. O professor é o principal agente do processo educacional, pois a sua prática docente é caracterizada como como função social, de grandes responsabilidades, sendo que este é responsável ainda pela formação de todas as outras profissões, o que emerge o estudo em questão, sendo relevante a ressignificação da sua prática desenvolvida. Assim, a formação docente inicial e continuada mostra-se como elemento essencial para o exercício da docência, ou seja, esta vem a contribuir de forma efetiva para o processo de ensino e de aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_63b55c1de44a59b59817244f6966c3c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/38726 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood educationFormação de ProfessoresEducação InfantilDocência.O presente artigo objetiva discutir os desafios da formação de professores para a docência na educação infantil, mediante uma reflexão acerca do ser professor na contemporaneidade. A sociedade atual em constantes avanços e progressos, para isso, torna-se fundamental uma formação docente voltada as exigências sociais, e globais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que pontua acerca da formação docente e seus embasamentos legais. O professor é o principal agente do processo educacional, pois a sua prática docente é caracterizada como como função social, de grandes responsabilidades, sendo que este é responsável ainda pela formação de todas as outras profissões, o que emerge o estudo em questão, sendo relevante a ressignificação da sua prática desenvolvida. Assim, a formação docente inicial e continuada mostra-se como elemento essencial para o exercício da docência, ou seja, esta vem a contribuir de forma efetiva para o processo de ensino e de aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3872610.34117/bjdv7n10-417Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 100942-100953Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 100942-100953Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 100942-1009532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38726/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessKoscheck, ArcelitaDemarco, Juscilene2022-02-03T19:56:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/38726Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:25.492151Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education |
title |
Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education |
spellingShingle |
Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education Koscheck, Arcelita Formação de Professores Educação Infantil Docência. |
title_short |
Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education |
title_full |
Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education |
title_fullStr |
Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education |
title_full_unstemmed |
Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education |
title_sort |
Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education |
author |
Koscheck, Arcelita |
author_facet |
Koscheck, Arcelita Demarco, Juscilene |
author_role |
author |
author2 |
Demarco, Juscilene |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koscheck, Arcelita Demarco, Juscilene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Educação Infantil Docência. |
topic |
Formação de Professores Educação Infantil Docência. |
description |
O presente artigo objetiva discutir os desafios da formação de professores para a docência na educação infantil, mediante uma reflexão acerca do ser professor na contemporaneidade. A sociedade atual em constantes avanços e progressos, para isso, torna-se fundamental uma formação docente voltada as exigências sociais, e globais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que pontua acerca da formação docente e seus embasamentos legais. O professor é o principal agente do processo educacional, pois a sua prática docente é caracterizada como como função social, de grandes responsabilidades, sendo que este é responsável ainda pela formação de todas as outras profissões, o que emerge o estudo em questão, sendo relevante a ressignificação da sua prática desenvolvida. Assim, a formação docente inicial e continuada mostra-se como elemento essencial para o exercício da docência, ou seja, esta vem a contribuir de forma efetiva para o processo de ensino e de aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38726 10.34117/bjdv7n10-417 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38726 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n10-417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38726/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 100942-100953 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 100942-100953 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 100942-100953 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645563928772608 |