Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koscheck, Arcelita
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Demarco, Juscilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38726
Resumo: O presente artigo objetiva discutir os desafios da formação de professores para a docência na educação infantil, mediante uma reflexão acerca do ser professor na contemporaneidade. A sociedade atual em constantes avanços e progressos, para isso, torna-se fundamental uma formação docente voltada as exigências sociais, e globais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que pontua acerca da formação docente e seus embasamentos legais. O professor é o principal agente do processo educacional, pois a sua prática docente é caracterizada como como função social, de grandes responsabilidades, sendo que este é responsável ainda pela formação de todas as outras profissões, o que emerge o estudo em questão, sendo relevante a ressignificação da sua prática desenvolvida. Assim, a formação docente inicial e continuada mostra-se como elemento essencial para o exercício da docência, ou seja, esta vem a contribuir de forma efetiva para o processo de ensino e de aprendizagem.
id VERACRUZ-0_63b55c1de44a59b59817244f6966c3c5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/38726
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood educationFormação de ProfessoresEducação InfantilDocência.O presente artigo objetiva discutir os desafios da formação de professores para a docência na educação infantil, mediante uma reflexão acerca do ser professor na contemporaneidade. A sociedade atual em constantes avanços e progressos, para isso, torna-se fundamental uma formação docente voltada as exigências sociais, e globais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que pontua acerca da formação docente e seus embasamentos legais. O professor é o principal agente do processo educacional, pois a sua prática docente é caracterizada como como função social, de grandes responsabilidades, sendo que este é responsável ainda pela formação de todas as outras profissões, o que emerge o estudo em questão, sendo relevante a ressignificação da sua prática desenvolvida. Assim, a formação docente inicial e continuada mostra-se como elemento essencial para o exercício da docência, ou seja, esta vem a contribuir de forma efetiva para o processo de ensino e de aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3872610.34117/bjdv7n10-417Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 100942-100953Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 100942-100953Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 100942-1009532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38726/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessKoscheck, ArcelitaDemarco, Juscilene2022-02-03T19:56:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/38726Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:25.492151Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education
title Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education
spellingShingle Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education
Koscheck, Arcelita
Formação de Professores
Educação Infantil
Docência.
title_short Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education
title_full Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education
title_fullStr Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education
title_full_unstemmed Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education
title_sort Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil / Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education
author Koscheck, Arcelita
author_facet Koscheck, Arcelita
Demarco, Juscilene
author_role author
author2 Demarco, Juscilene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Koscheck, Arcelita
Demarco, Juscilene
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Educação Infantil
Docência.
topic Formação de Professores
Educação Infantil
Docência.
description O presente artigo objetiva discutir os desafios da formação de professores para a docência na educação infantil, mediante uma reflexão acerca do ser professor na contemporaneidade. A sociedade atual em constantes avanços e progressos, para isso, torna-se fundamental uma formação docente voltada as exigências sociais, e globais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que pontua acerca da formação docente e seus embasamentos legais. O professor é o principal agente do processo educacional, pois a sua prática docente é caracterizada como como função social, de grandes responsabilidades, sendo que este é responsável ainda pela formação de todas as outras profissões, o que emerge o estudo em questão, sendo relevante a ressignificação da sua prática desenvolvida. Assim, a formação docente inicial e continuada mostra-se como elemento essencial para o exercício da docência, ou seja, esta vem a contribuir de forma efetiva para o processo de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38726
10.34117/bjdv7n10-417
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38726
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n10-417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38726/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 100942-100953
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 100942-100953
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 100942-100953
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645563928772608