Educação e Relações Étnico-Raciais: desafios e perspectivas para o trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Brito, José Eustáquio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
DOI: 10.24934/eef.v14i18.231
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/231
Resumo: O avanço das lutas do Movimento Social Negro no contexto da redemocratização da sociedade brasileira oferece o argumento central para o artigo, que reflete acerca do sentido histórico da educação das relações étnico-raciais como forma de enfrentamento do racismo e das desigualdades sociais naturalizadas por essa ideologia. O artigo discute as implicações dessa demanda a partir da aprovação da Lei 10.639/2003, que altera o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação para instituir a obrigatoriedade do ensino de história da África e culturas afro-brasileiras nas etapas e modalidades da educação básica. Conclui-se identificando alguns desafios postos para a atividade dos professores, descrevendo algumas iniciativas no campo da formação docente que têm possibilitado o desenvolvimento de práticas pedagógicas pautadas pelo reconhecimento e valorização da diversidade étnico-racial.
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