Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Erisvaldo Pereira dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Meira, Ludmila Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/00130000019tq
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12687
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.256
Resumo: Este trabalho é um dos resultados da pesquisa realizada com pedagogas que atuam na educação infantil no Município de Governador Valadares-MG. Seu objetivo principal foi investigar como pedagogas escolares que atuam especificamente na Educação Infantil orientam as práticas educativas com foco nas relações étnico-raciais, baseadaem uma educação antirracista. Amparamos esta pesquisa em marcos legais da educação brasileira e também em reflexões sobre as relações raciais no Brasil, com foco na crítica ao “mito da democracia racial”, que continua desafiando a formação e a pratica docente. Na metodologia utilizamos de entrevistas semiestruturada e análise documental. Os resultados de nossa pesquisa aproximam-se de outras investigações sobre educação das relações étnico-raciais na Educação Infantil, remetendo para o campo de formação de professores, alguns desafios relacionados às bases teóricas e também às práticas pedagógicas desenvolvidas.
id UFOP_428e340823879e794c91f329ed244019
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12687
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil.The challenges of education of ethnic-racial relations and teacher training for early childhood education.Relações raciaisFormação docenteEste trabalho é um dos resultados da pesquisa realizada com pedagogas que atuam na educação infantil no Município de Governador Valadares-MG. Seu objetivo principal foi investigar como pedagogas escolares que atuam especificamente na Educação Infantil orientam as práticas educativas com foco nas relações étnico-raciais, baseadaem uma educação antirracista. Amparamos esta pesquisa em marcos legais da educação brasileira e também em reflexões sobre as relações raciais no Brasil, com foco na crítica ao “mito da democracia racial”, que continua desafiando a formação e a pratica docente. Na metodologia utilizamos de entrevistas semiestruturada e análise documental. Os resultados de nossa pesquisa aproximam-se de outras investigações sobre educação das relações étnico-raciais na Educação Infantil, remetendo para o campo de formação de professores, alguns desafios relacionados às bases teóricas e também às práticas pedagógicas desenvolvidas.This work is one of the results of the research carried out with pedagogues that work in early childhood education in the Municipality of Governador Valadares-MG. Its main objective was to investigate how school educators who work specifically in Early Childhood Education orient educational practices with a focus on ethnic-racial relations based on an antiracist education. We support this research in legal frameworks of Brazilian education and also in reflections on racial relations in Brazil, focusing on the critique of the “myth of racial democracy”, which continues to challenge teacher training and practice. In the methodology we use semi-structured interviews and documentary analysis. The results of our research are close to other investigations on the issue of education of ethnic-racial relations in Early Childhood Education referring to the field of teacher training, some challenges related to the theoretical bases and also to the pedagogical practices developed.2020-09-03T20:12:25Z2020-09-03T20:12:25Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, E. P. dos; MEIRA, L. C. Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 11, n. 22, p. 13-20, set./dez. 2019. Disponível em: <hhttps://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/256tps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000400737>. Acesso em: 03 jul. 2020.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12687https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.256ark:/61566/00130000019tqO periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 10 fev. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Erisvaldo Pereira dosMeira, Ludmila Costaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T14:12:08Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12687Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T14:12:08Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil.
The challenges of education of ethnic-racial relations and teacher training for early childhood education.
title Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil.
spellingShingle Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil.
Santos, Erisvaldo Pereira dos
Relações raciais
Formação docente
title_short Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil.
title_full Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil.
title_fullStr Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil.
title_full_unstemmed Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil.
title_sort Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil.
author Santos, Erisvaldo Pereira dos
author_facet Santos, Erisvaldo Pereira dos
Meira, Ludmila Costa
author_role author
author2 Meira, Ludmila Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Erisvaldo Pereira dos
Meira, Ludmila Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Relações raciais
Formação docente
topic Relações raciais
Formação docente
description Este trabalho é um dos resultados da pesquisa realizada com pedagogas que atuam na educação infantil no Município de Governador Valadares-MG. Seu objetivo principal foi investigar como pedagogas escolares que atuam especificamente na Educação Infantil orientam as práticas educativas com foco nas relações étnico-raciais, baseadaem uma educação antirracista. Amparamos esta pesquisa em marcos legais da educação brasileira e também em reflexões sobre as relações raciais no Brasil, com foco na crítica ao “mito da democracia racial”, que continua desafiando a formação e a pratica docente. Na metodologia utilizamos de entrevistas semiestruturada e análise documental. Os resultados de nossa pesquisa aproximam-se de outras investigações sobre educação das relações étnico-raciais na Educação Infantil, remetendo para o campo de formação de professores, alguns desafios relacionados às bases teóricas e também às práticas pedagógicas desenvolvidas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-03T20:12:25Z
2020-09-03T20:12:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, E. P. dos; MEIRA, L. C. Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 11, n. 22, p. 13-20, set./dez. 2019. Disponível em: <hhttps://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/256tps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000400737>. Acesso em: 03 jul. 2020.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12687
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.256
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/00130000019tq
identifier_str_mv SANTOS, E. P. dos; MEIRA, L. C. Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 11, n. 22, p. 13-20, set./dez. 2019. Disponível em: <hhttps://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/256tps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000400737>. Acesso em: 03 jul. 2020.
ark:/61566/00130000019tq
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12687
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705741935443968