As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Maria Amélia Santoro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Libâneo, José Carlos, Pimenta, Selma Garrido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/103
Resumo: No texto discute-se a especificidade epistemológica do campo científico e profissional da Pedagogia, definindo-o como a teoria e a prática da educação, compreendendo educação em seu sentido lato e pluridimensional. Desse modo, a variedade de práticas educacionais na sociedade resulta numa diversidade de práticas pedagógicas, entre elas a educação escolar. Afirma-se a distinção entre Pedagogia e Didática, aquela com maior amplitude conceitual do que esta, em que a docência se apresenta como modalidade peculiar da atividade pedagógica. Partindo-se da compreensão da práxis educativa – como objeto da ciência pedagógica - como ação intencional, reflexiva e transformadora dessa práxis, são explicitadas três dimensões da Pedagogia, a epistemológica, a prática e a disciplinar.
id UEMG-2_26218f951e15084a64fa120f2f721d2d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/103
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimentoepistemologia da Pedagogiapráxis educativaPedagogia e DidáticaTeoria Pedagógica.No texto discute-se a especificidade epistemológica do campo científico e profissional da Pedagogia, definindo-o como a teoria e a prática da educação, compreendendo educação em seu sentido lato e pluridimensional. Desse modo, a variedade de práticas educacionais na sociedade resulta numa diversidade de práticas pedagógicas, entre elas a educação escolar. Afirma-se a distinção entre Pedagogia e Didática, aquela com maior amplitude conceitual do que esta, em que a docência se apresenta como modalidade peculiar da atividade pedagógica. Partindo-se da compreensão da práxis educativa – como objeto da ciência pedagógica - como ação intencional, reflexiva e transformadora dessa práxis, são explicitadas três dimensões da Pedagogia, a epistemológica, a prática e a disciplinar.EDUEMG2011-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/10310.24934/eef.v14i17.103Educação em Foco; Vol. 14 No. 17 (2011): Educação em Foco; 55-78Educação em Foco; Vol. 14 Núm. 17 (2011): Educação em Foco; 55-78Educação em Foco; v. 14 n. 17 (2011): Educação em Foco; 55-782317-00931519-332210.24934/eef.v14i17reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/103/138Franco, Maria Amélia SantoroLibâneo, José CarlosPimenta, Selma Garridoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/103Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento
title As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento
spellingShingle As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento
Franco, Maria Amélia Santoro
epistemologia da Pedagogia
práxis educativa
Pedagogia e Didática
Teoria Pedagógica.
title_short As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento
title_full As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento
title_fullStr As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento
title_full_unstemmed As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento
title_sort As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento
author Franco, Maria Amélia Santoro
author_facet Franco, Maria Amélia Santoro
Libâneo, José Carlos
Pimenta, Selma Garrido
author_role author
author2 Libâneo, José Carlos
Pimenta, Selma Garrido
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Maria Amélia Santoro
Libâneo, José Carlos
Pimenta, Selma Garrido
dc.subject.por.fl_str_mv epistemologia da Pedagogia
práxis educativa
Pedagogia e Didática
Teoria Pedagógica.
topic epistemologia da Pedagogia
práxis educativa
Pedagogia e Didática
Teoria Pedagógica.
description No texto discute-se a especificidade epistemológica do campo científico e profissional da Pedagogia, definindo-o como a teoria e a prática da educação, compreendendo educação em seu sentido lato e pluridimensional. Desse modo, a variedade de práticas educacionais na sociedade resulta numa diversidade de práticas pedagógicas, entre elas a educação escolar. Afirma-se a distinção entre Pedagogia e Didática, aquela com maior amplitude conceitual do que esta, em que a docência se apresenta como modalidade peculiar da atividade pedagógica. Partindo-se da compreensão da práxis educativa – como objeto da ciência pedagógica - como ação intencional, reflexiva e transformadora dessa práxis, são explicitadas três dimensões da Pedagogia, a epistemológica, a prática e a disciplinar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/103
10.24934/eef.v14i17.103
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/103
identifier_str_mv 10.24934/eef.v14i17.103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/103/138
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 14 No. 17 (2011): Educação em Foco; 55-78
Educação em Foco; Vol. 14 Núm. 17 (2011): Educação em Foco; 55-78
Educação em Foco; v. 14 n. 17 (2011): Educação em Foco; 55-78
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v14i17
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468476637184