As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/103 |
Resumo: | No texto discute-se a especificidade epistemológica do campo científico e profissional da Pedagogia, definindo-o como a teoria e a prática da educação, compreendendo educação em seu sentido lato e pluridimensional. Desse modo, a variedade de práticas educacionais na sociedade resulta numa diversidade de práticas pedagógicas, entre elas a educação escolar. Afirma-se a distinção entre Pedagogia e Didática, aquela com maior amplitude conceitual do que esta, em que a docência se apresenta como modalidade peculiar da atividade pedagógica. Partindo-se da compreensão da práxis educativa – como objeto da ciência pedagógica - como ação intencional, reflexiva e transformadora dessa práxis, são explicitadas três dimensões da Pedagogia, a epistemológica, a prática e a disciplinar. |
id |
UEMG-2_26218f951e15084a64fa120f2f721d2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/103 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimentoepistemologia da Pedagogiapráxis educativaPedagogia e DidáticaTeoria Pedagógica.No texto discute-se a especificidade epistemológica do campo científico e profissional da Pedagogia, definindo-o como a teoria e a prática da educação, compreendendo educação em seu sentido lato e pluridimensional. Desse modo, a variedade de práticas educacionais na sociedade resulta numa diversidade de práticas pedagógicas, entre elas a educação escolar. Afirma-se a distinção entre Pedagogia e Didática, aquela com maior amplitude conceitual do que esta, em que a docência se apresenta como modalidade peculiar da atividade pedagógica. Partindo-se da compreensão da práxis educativa – como objeto da ciência pedagógica - como ação intencional, reflexiva e transformadora dessa práxis, são explicitadas três dimensões da Pedagogia, a epistemológica, a prática e a disciplinar.EDUEMG2011-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/10310.24934/eef.v14i17.103Educação em Foco; Vol. 14 No. 17 (2011): Educação em Foco; 55-78Educação em Foco; Vol. 14 Núm. 17 (2011): Educação em Foco; 55-78Educação em Foco; v. 14 n. 17 (2011): Educação em Foco; 55-782317-00931519-332210.24934/eef.v14i17reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/103/138Franco, Maria Amélia SantoroLibâneo, José CarlosPimenta, Selma Garridoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/103Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento |
title |
As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento |
spellingShingle |
As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento Franco, Maria Amélia Santoro epistemologia da Pedagogia práxis educativa Pedagogia e Didática Teoria Pedagógica. |
title_short |
As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento |
title_full |
As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento |
title_fullStr |
As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento |
title_full_unstemmed |
As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento |
title_sort |
As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento |
author |
Franco, Maria Amélia Santoro |
author_facet |
Franco, Maria Amélia Santoro Libâneo, José Carlos Pimenta, Selma Garrido |
author_role |
author |
author2 |
Libâneo, José Carlos Pimenta, Selma Garrido |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Maria Amélia Santoro Libâneo, José Carlos Pimenta, Selma Garrido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
epistemologia da Pedagogia práxis educativa Pedagogia e Didática Teoria Pedagógica. |
topic |
epistemologia da Pedagogia práxis educativa Pedagogia e Didática Teoria Pedagógica. |
description |
No texto discute-se a especificidade epistemológica do campo científico e profissional da Pedagogia, definindo-o como a teoria e a prática da educação, compreendendo educação em seu sentido lato e pluridimensional. Desse modo, a variedade de práticas educacionais na sociedade resulta numa diversidade de práticas pedagógicas, entre elas a educação escolar. Afirma-se a distinção entre Pedagogia e Didática, aquela com maior amplitude conceitual do que esta, em que a docência se apresenta como modalidade peculiar da atividade pedagógica. Partindo-se da compreensão da práxis educativa – como objeto da ciência pedagógica - como ação intencional, reflexiva e transformadora dessa práxis, são explicitadas três dimensões da Pedagogia, a epistemológica, a prática e a disciplinar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/103 10.24934/eef.v14i17.103 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/103 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v14i17.103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/103/138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 14 No. 17 (2011): Educação em Foco; 55-78 Educação em Foco; Vol. 14 Núm. 17 (2011): Educação em Foco; 55-78 Educação em Foco; v. 14 n. 17 (2011): Educação em Foco; 55-78 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v14i17 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468476637184 |