A Pedagogia Social na formação e práxis de educadores: vozes do contexto socioeducativo
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/2135 |
Resumo: | O fortalecimento político dos movimentos sociais, a insurgência das ONGs, associações comunitárias e projetos socioeducativos, além da defesa da escola como espaço de crítica e transformação social, tem ampliado as necessidades educativas e esboçado um cenário cada vez mais propício ao reconhecimento de novas contribuições teóricas e metodológicas para a teoria pedagógica. Neste contexto, destaca-se também a necessidade de reconhecer os agentes provenientes e atuantes nos diferentes cenários da educação social – os educadores sociais – e os seus processos formativos. É neste intuito que o presente texto busca valorizar as vozes do contexto socioeducativo, através das expressões dos sujeitos de diálogo, e descrever os elementos que compõem a natureza da pedagogia social brasileira. A escrita refere-se a um estudo conclusivo, no campo da educação social, que toma como referência o Programa de Criança Petrobras e faz uma análise de conteúdo de uma experiência desenvolvida em nove municípios baianos. Uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva, cujo objetivo principal foi compreender como os educadores expressam a pedagogia social. Elegeu-se o estudo de caso como caminho metodológico para responder às questões apresentadas, adotando-se como procedimentos de levantamento das informações: a pesquisa documental, o grupo focal e as entrevistas semiestruturadas. As sínteses investigativas apontaram para o fortalecimento substantivo da pedagogia social como experiência formativa abrangente e propiciadora de práxis crítica e emancipadora. |
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