Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1332 |
Resumo: | Este texto é resultado de uma pesquisa que examinou a qualidade do ensino propiciado aos estudantes cegos e com baixa visão que frequentam salas regulares da educação básica. A pesquisa envolveu a análise de documentos oficiais, entrevistas com professores e observações em instituições públicas de um município do noroeste do Paraná. Os resultados da pesquisa revelam que nos critérios e formas de se realizar a adaptação curricular não se evidencia a preocupação com a aprendizagem conceitual. As conclusões apontam para a necessidade de que, nas adaptações curriculares, seja conferida maior atenção aos conceitos essenciais de cada componente curricular, de modo que a escolarização tenha maior impacto na formação dos estudantes com necessidades especiais. |
id |
UEMG-2_2b687738317e404a07e73dddca146b3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1332 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiencyAdaptação curricularDeficiência visualAprendizagem de conceitos científicosTeoria Histórico-CulturalEste texto é resultado de uma pesquisa que examinou a qualidade do ensino propiciado aos estudantes cegos e com baixa visão que frequentam salas regulares da educação básica. A pesquisa envolveu a análise de documentos oficiais, entrevistas com professores e observações em instituições públicas de um município do noroeste do Paraná. Os resultados da pesquisa revelam que nos critérios e formas de se realizar a adaptação curricular não se evidencia a preocupação com a aprendizagem conceitual. As conclusões apontam para a necessidade de que, nas adaptações curriculares, seja conferida maior atenção aos conceitos essenciais de cada componente curricular, de modo que a escolarização tenha maior impacto na formação dos estudantes com necessidades especiais.EDUEMG2018-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/133210.24934/eef.v21i34.1332Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 263-281Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 263-281Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 263-2812317-00931519-332210.24934/eef.v21i34reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1332/1812Copyright (c) 2018 Antonio Paulino de Oliveira Júnior, Marta Sueli de Faria Sforniinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Júnior, Antonio Paulino deSforni, Marta Sueli de Faria2018-11-19T14:46:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1332Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-11-19T14:46:19Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency |
title |
Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency |
spellingShingle |
Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency Oliveira Júnior, Antonio Paulino de Adaptação curricular Deficiência visual Aprendizagem de conceitos científicos Teoria Histórico-Cultural |
title_short |
Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency |
title_full |
Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency |
title_fullStr |
Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency |
title_full_unstemmed |
Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency |
title_sort |
Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency |
author |
Oliveira Júnior, Antonio Paulino de |
author_facet |
Oliveira Júnior, Antonio Paulino de Sforni, Marta Sueli de Faria |
author_role |
author |
author2 |
Sforni, Marta Sueli de Faria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Júnior, Antonio Paulino de Sforni, Marta Sueli de Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptação curricular Deficiência visual Aprendizagem de conceitos científicos Teoria Histórico-Cultural |
topic |
Adaptação curricular Deficiência visual Aprendizagem de conceitos científicos Teoria Histórico-Cultural |
description |
Este texto é resultado de uma pesquisa que examinou a qualidade do ensino propiciado aos estudantes cegos e com baixa visão que frequentam salas regulares da educação básica. A pesquisa envolveu a análise de documentos oficiais, entrevistas com professores e observações em instituições públicas de um município do noroeste do Paraná. Os resultados da pesquisa revelam que nos critérios e formas de se realizar a adaptação curricular não se evidencia a preocupação com a aprendizagem conceitual. As conclusões apontam para a necessidade de que, nas adaptações curriculares, seja conferida maior atenção aos conceitos essenciais de cada componente curricular, de modo que a escolarização tenha maior impacto na formação dos estudantes com necessidades especiais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1332 10.24934/eef.v21i34.1332 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1332 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i34.1332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1332/1812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Antonio Paulino de Oliveira Júnior, Marta Sueli de Faria Sforni info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Antonio Paulino de Oliveira Júnior, Marta Sueli de Faria Sforni |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 263-281 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 263-281 Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 263-281 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i34 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468993585152 |