Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Júnior, Antonio Paulino de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sforni, Marta Sueli de Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1332
Resumo: Este texto é resultado de uma pesquisa que examinou a qualidade do ensino propiciado aos estudantes cegos e com baixa visão que frequentam salas regulares da educação básica. A pesquisa envolveu a análise de documentos oficiais, entrevistas com professores e observações em instituições públicas de um município do noroeste do Paraná.  Os resultados da pesquisa revelam que nos critérios e formas de se realizar a adaptação curricular não se evidencia a preocupação com a aprendizagem conceitual. As conclusões apontam para a necessidade de que, nas adaptações curriculares, seja conferida maior atenção aos conceitos essenciais de cada componente curricular, de modo que a escolarização tenha maior impacto na formação dos estudantes com necessidades especiais.
id UEMG-2_2b687738317e404a07e73dddca146b3a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1332
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiencyAdaptação curricularDeficiência visualAprendizagem de conceitos científicosTeoria Histórico-CulturalEste texto é resultado de uma pesquisa que examinou a qualidade do ensino propiciado aos estudantes cegos e com baixa visão que frequentam salas regulares da educação básica. A pesquisa envolveu a análise de documentos oficiais, entrevistas com professores e observações em instituições públicas de um município do noroeste do Paraná.  Os resultados da pesquisa revelam que nos critérios e formas de se realizar a adaptação curricular não se evidencia a preocupação com a aprendizagem conceitual. As conclusões apontam para a necessidade de que, nas adaptações curriculares, seja conferida maior atenção aos conceitos essenciais de cada componente curricular, de modo que a escolarização tenha maior impacto na formação dos estudantes com necessidades especiais.EDUEMG2018-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/133210.24934/eef.v21i34.1332Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 263-281Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 263-281Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 263-2812317-00931519-332210.24934/eef.v21i34reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1332/1812Copyright (c) 2018 Antonio Paulino de Oliveira Júnior, Marta Sueli de Faria Sforniinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Júnior, Antonio Paulino deSforni, Marta Sueli de Faria2018-11-19T14:46:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1332Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-11-19T14:46:19Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency
title Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency
spellingShingle Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency
Oliveira Júnior, Antonio Paulino de
Adaptação curricular
Deficiência visual
Aprendizagem de conceitos científicos
Teoria Histórico-Cultural
title_short Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency
title_full Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency
title_fullStr Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency
title_full_unstemmed Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency
title_sort Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency
author Oliveira Júnior, Antonio Paulino de
author_facet Oliveira Júnior, Antonio Paulino de
Sforni, Marta Sueli de Faria
author_role author
author2 Sforni, Marta Sueli de Faria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Júnior, Antonio Paulino de
Sforni, Marta Sueli de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação curricular
Deficiência visual
Aprendizagem de conceitos científicos
Teoria Histórico-Cultural
topic Adaptação curricular
Deficiência visual
Aprendizagem de conceitos científicos
Teoria Histórico-Cultural
description Este texto é resultado de uma pesquisa que examinou a qualidade do ensino propiciado aos estudantes cegos e com baixa visão que frequentam salas regulares da educação básica. A pesquisa envolveu a análise de documentos oficiais, entrevistas com professores e observações em instituições públicas de um município do noroeste do Paraná.  Os resultados da pesquisa revelam que nos critérios e formas de se realizar a adaptação curricular não se evidencia a preocupação com a aprendizagem conceitual. As conclusões apontam para a necessidade de que, nas adaptações curriculares, seja conferida maior atenção aos conceitos essenciais de cada componente curricular, de modo que a escolarização tenha maior impacto na formação dos estudantes com necessidades especiais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1332
10.24934/eef.v21i34.1332
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1332
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i34.1332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1332/1812
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Antonio Paulino de Oliveira Júnior, Marta Sueli de Faria Sforni
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Antonio Paulino de Oliveira Júnior, Marta Sueli de Faria Sforni
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 263-281
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 263-281
Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 263-281
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i34
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468993585152