A influência do capital cultural no desempenho escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2919 |
Resumo: | Este trabalho é um recorte do projeto de pesquisa intitulado A influência dos capitais cultural, social e econômico no sucesso da trajetória escolar, que tem como objetivo comparar o desempenho escolar dos alunos do ensino médio, de uma escola pública da rede estadual de ensino do município de Araraquara/SP, com as funções e relações que a escola tem para cada fração de classe. Essas funções são observadas nos mecanismos de transformações sociais e culturais. Os estudos de Pierre Bourdieu nortearam o trabalho, a partir dos conceitos de habitus, ethos, capital cultural, capital social e estratégias de reprodução. A pesquisa está sendo feita com base em uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo analisar os conceitos de capital econômico, capital cultural, capital social e habitus, desenvolvidos no interior da família frente à cultura escolar e à reestruturação desse habitus. |
id |
UEMG-2_3fe37807e88ac8487afaa446e99240a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2919 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência do capital cultural no desempenho escolarDesempenho Escolar. Papel da Escola. Capital Cultural. AvaliaçãoEste trabalho é um recorte do projeto de pesquisa intitulado A influência dos capitais cultural, social e econômico no sucesso da trajetória escolar, que tem como objetivo comparar o desempenho escolar dos alunos do ensino médio, de uma escola pública da rede estadual de ensino do município de Araraquara/SP, com as funções e relações que a escola tem para cada fração de classe. Essas funções são observadas nos mecanismos de transformações sociais e culturais. Os estudos de Pierre Bourdieu nortearam o trabalho, a partir dos conceitos de habitus, ethos, capital cultural, capital social e estratégias de reprodução. A pesquisa está sendo feita com base em uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo analisar os conceitos de capital econômico, capital cultural, capital social e habitus, desenvolvidos no interior da família frente à cultura escolar e à reestruturação desse habitus.EDUEMG2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/291910.24934/eef.v22i38.2919Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 223-240Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 223-240Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 223-2402317-00931519-332210.24934/eef.v22i38reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2919/2512Copyright (c) 2019 Andreza Olivieri Lopes Carmignolli, Luci Regina Muzzeti, Laís Inês Sanseverinato Micheleti, Andreza Marques de Castro Leãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOlivieri Lopes Carmignolli, AndrezaRegina Muzzeti, LuciSanseverinato Micheleti, Laís InêsMarques de Castro Leão, Andreza2020-08-24T20:19:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2919Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-08-24T20:19:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência do capital cultural no desempenho escolar |
title |
A influência do capital cultural no desempenho escolar |
spellingShingle |
A influência do capital cultural no desempenho escolar Olivieri Lopes Carmignolli, Andreza Desempenho Escolar. Papel da Escola. Capital Cultural. Avaliação |
title_short |
A influência do capital cultural no desempenho escolar |
title_full |
A influência do capital cultural no desempenho escolar |
title_fullStr |
A influência do capital cultural no desempenho escolar |
title_full_unstemmed |
A influência do capital cultural no desempenho escolar |
title_sort |
A influência do capital cultural no desempenho escolar |
author |
Olivieri Lopes Carmignolli, Andreza |
author_facet |
Olivieri Lopes Carmignolli, Andreza Regina Muzzeti, Luci Sanseverinato Micheleti, Laís Inês Marques de Castro Leão, Andreza |
author_role |
author |
author2 |
Regina Muzzeti, Luci Sanseverinato Micheleti, Laís Inês Marques de Castro Leão, Andreza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olivieri Lopes Carmignolli, Andreza Regina Muzzeti, Luci Sanseverinato Micheleti, Laís Inês Marques de Castro Leão, Andreza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho Escolar. Papel da Escola. Capital Cultural. Avaliação |
topic |
Desempenho Escolar. Papel da Escola. Capital Cultural. Avaliação |
description |
Este trabalho é um recorte do projeto de pesquisa intitulado A influência dos capitais cultural, social e econômico no sucesso da trajetória escolar, que tem como objetivo comparar o desempenho escolar dos alunos do ensino médio, de uma escola pública da rede estadual de ensino do município de Araraquara/SP, com as funções e relações que a escola tem para cada fração de classe. Essas funções são observadas nos mecanismos de transformações sociais e culturais. Os estudos de Pierre Bourdieu nortearam o trabalho, a partir dos conceitos de habitus, ethos, capital cultural, capital social e estratégias de reprodução. A pesquisa está sendo feita com base em uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo analisar os conceitos de capital econômico, capital cultural, capital social e habitus, desenvolvidos no interior da família frente à cultura escolar e à reestruturação desse habitus. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2919 10.24934/eef.v22i38.2919 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2919 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v22i38.2919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2919/2512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 223-240 Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 223-240 Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 223-240 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v22i38 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469760094208 |