A influência do capital cultural no desempenho escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olivieri Lopes Carmignolli, Andreza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Regina Muzzeti, Luci, Sanseverinato Micheleti, Laís Inês, Marques de Castro Leão, Andreza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2919
Resumo: Este trabalho é um recorte do projeto de pesquisa intitulado A influência dos capitais cultural, social e econômico no sucesso da trajetória escolar, que tem como objetivo comparar o desempenho escolar dos alunos do ensino médio, de uma escola pública da rede estadual de ensino do município de Araraquara/SP, com as funções e relações que a escola tem para cada fração de classe. Essas funções são observadas nos mecanismos de transformações sociais e culturais. Os estudos de Pierre Bourdieu nortearam o trabalho, a partir dos conceitos de habitus, ethos, capital cultural, capital social e estratégias de reprodução. A pesquisa está sendo feita com base em uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo analisar os conceitos de capital econômico, capital cultural, capital social e habitus, desenvolvidos no interior da família frente à cultura escolar e à reestruturação desse habitus.
id UEMG-2_3fe37807e88ac8487afaa446e99240a9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2919
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A influência do capital cultural no desempenho escolarDesempenho Escolar. Papel da Escola. Capital Cultural. AvaliaçãoEste trabalho é um recorte do projeto de pesquisa intitulado A influência dos capitais cultural, social e econômico no sucesso da trajetória escolar, que tem como objetivo comparar o desempenho escolar dos alunos do ensino médio, de uma escola pública da rede estadual de ensino do município de Araraquara/SP, com as funções e relações que a escola tem para cada fração de classe. Essas funções são observadas nos mecanismos de transformações sociais e culturais. Os estudos de Pierre Bourdieu nortearam o trabalho, a partir dos conceitos de habitus, ethos, capital cultural, capital social e estratégias de reprodução. A pesquisa está sendo feita com base em uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo analisar os conceitos de capital econômico, capital cultural, capital social e habitus, desenvolvidos no interior da família frente à cultura escolar e à reestruturação desse habitus.EDUEMG2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/291910.24934/eef.v22i38.2919Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 223-240Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 223-240Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 223-2402317-00931519-332210.24934/eef.v22i38reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2919/2512Copyright (c) 2019 Andreza Olivieri Lopes Carmignolli, Luci Regina Muzzeti, Laís Inês Sanseverinato Micheleti, Andreza Marques de Castro Leãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOlivieri Lopes Carmignolli, AndrezaRegina Muzzeti, LuciSanseverinato Micheleti, Laís InêsMarques de Castro Leão, Andreza2020-08-24T20:19:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2919Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-08-24T20:19:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do capital cultural no desempenho escolar
title A influência do capital cultural no desempenho escolar
spellingShingle A influência do capital cultural no desempenho escolar
Olivieri Lopes Carmignolli, Andreza
Desempenho Escolar. Papel da Escola. Capital Cultural. Avaliação
title_short A influência do capital cultural no desempenho escolar
title_full A influência do capital cultural no desempenho escolar
title_fullStr A influência do capital cultural no desempenho escolar
title_full_unstemmed A influência do capital cultural no desempenho escolar
title_sort A influência do capital cultural no desempenho escolar
author Olivieri Lopes Carmignolli, Andreza
author_facet Olivieri Lopes Carmignolli, Andreza
Regina Muzzeti, Luci
Sanseverinato Micheleti, Laís Inês
Marques de Castro Leão, Andreza
author_role author
author2 Regina Muzzeti, Luci
Sanseverinato Micheleti, Laís Inês
Marques de Castro Leão, Andreza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Olivieri Lopes Carmignolli, Andreza
Regina Muzzeti, Luci
Sanseverinato Micheleti, Laís Inês
Marques de Castro Leão, Andreza
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho Escolar. Papel da Escola. Capital Cultural. Avaliação
topic Desempenho Escolar. Papel da Escola. Capital Cultural. Avaliação
description Este trabalho é um recorte do projeto de pesquisa intitulado A influência dos capitais cultural, social e econômico no sucesso da trajetória escolar, que tem como objetivo comparar o desempenho escolar dos alunos do ensino médio, de uma escola pública da rede estadual de ensino do município de Araraquara/SP, com as funções e relações que a escola tem para cada fração de classe. Essas funções são observadas nos mecanismos de transformações sociais e culturais. Os estudos de Pierre Bourdieu nortearam o trabalho, a partir dos conceitos de habitus, ethos, capital cultural, capital social e estratégias de reprodução. A pesquisa está sendo feita com base em uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo analisar os conceitos de capital econômico, capital cultural, capital social e habitus, desenvolvidos no interior da família frente à cultura escolar e à reestruturação desse habitus.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2919
10.24934/eef.v22i38.2919
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2919
identifier_str_mv 10.24934/eef.v22i38.2919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2919/2512
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 223-240
Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 223-240
Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 223-240
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v22i38
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469760094208