A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é compreender as relações entre hábitos de leitura, capital cultural e desempenho escolar. Para tanto, baseia-se numa problematização sumária: a presença de livros e leitores no domicílio contribuem para o sucesso na escola? A hipótese aferida supõe que o hábito de leitura atua enquanto capital cultural que pode se converter em êxito escolar. Empiricamente, o artigo debruça-se sobre as condições de acesso a livros, gosto pela leitura e índices de reprovação dos discentes da 1ª série do ensino médio da Escola de Aplicação/UFPA. Os dados utilizados na elaboração das análises que fundamentam esta pesquisa são provenientes de um questionário composto por questões fechadas. Os resultados sugerem existir um vínculo profícuo entre hábitos de leitura e capital cultural que explicariam as razões do sucesso escolar. O trabalho conclui que a herança cultural familiar é a responsável pela diferença dos estudantes diante da experiência escolar e, consequentemente, pelas taxas de êxito. |
id |
UNIVASF-1_3872ecefbc7426ed362287fb1ebfe209 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2014 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICACapital culturalDesempenho escolarHábitos de leituraHabitusO objetivo deste trabalho é compreender as relações entre hábitos de leitura, capital cultural e desempenho escolar. Para tanto, baseia-se numa problematização sumária: a presença de livros e leitores no domicílio contribuem para o sucesso na escola? A hipótese aferida supõe que o hábito de leitura atua enquanto capital cultural que pode se converter em êxito escolar. Empiricamente, o artigo debruça-se sobre as condições de acesso a livros, gosto pela leitura e índices de reprovação dos discentes da 1ª série do ensino médio da Escola de Aplicação/UFPA. Os dados utilizados na elaboração das análises que fundamentam esta pesquisa são provenientes de um questionário composto por questões fechadas. Os resultados sugerem existir um vínculo profícuo entre hábitos de leitura e capital cultural que explicariam as razões do sucesso escolar. O trabalho conclui que a herança cultural familiar é a responsável pela diferença dos estudantes diante da experiência escolar e, consequentemente, pelas taxas de êxito.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 135-1592177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014/1626https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014/1487Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vergas Vitória2024-01-15T18:41:19Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2014Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:41:19Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA Silva, Vergas Vitória Capital cultural Desempenho escolar Hábitos de leitura Habitus |
title_short |
A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Silva, Vergas Vitória |
author_facet |
Silva, Vergas Vitória |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vergas Vitória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capital cultural Desempenho escolar Hábitos de leitura Habitus |
topic |
Capital cultural Desempenho escolar Hábitos de leitura Habitus |
description |
O objetivo deste trabalho é compreender as relações entre hábitos de leitura, capital cultural e desempenho escolar. Para tanto, baseia-se numa problematização sumária: a presença de livros e leitores no domicílio contribuem para o sucesso na escola? A hipótese aferida supõe que o hábito de leitura atua enquanto capital cultural que pode se converter em êxito escolar. Empiricamente, o artigo debruça-se sobre as condições de acesso a livros, gosto pela leitura e índices de reprovação dos discentes da 1ª série do ensino médio da Escola de Aplicação/UFPA. Os dados utilizados na elaboração das análises que fundamentam esta pesquisa são provenientes de um questionário composto por questões fechadas. Os resultados sugerem existir um vínculo profícuo entre hábitos de leitura e capital cultural que explicariam as razões do sucesso escolar. O trabalho conclui que a herança cultural familiar é a responsável pela diferença dos estudantes diante da experiência escolar e, consequentemente, pelas taxas de êxito. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014/1626 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014/1487 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 135-159 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486946258944 |