A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vergas Vitória
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender as relações entre hábitos de leitura, capital cultural e desempenho escolar. Para tanto, baseia-se numa problematização sumária: a presença de livros e leitores no domicílio contribuem para o sucesso na escola? A hipótese aferida supõe que o hábito de leitura atua enquanto capital cultural que pode se converter em êxito escolar. Empiricamente, o artigo debruça-se sobre as condições de acesso a livros, gosto pela leitura e índices de reprovação dos discentes da 1ª série do ensino médio da Escola de Aplicação/UFPA. Os dados utilizados na elaboração das análises que fundamentam esta pesquisa são provenientes de um questionário composto por questões fechadas. Os resultados sugerem existir um vínculo profícuo entre hábitos de leitura e capital cultural que explicariam as razões do sucesso escolar. O trabalho conclui que a herança cultural familiar é a responsável pela diferença dos estudantes diante da experiência escolar e, consequentemente, pelas taxas de êxito.
id UNIVASF-1_3872ecefbc7426ed362287fb1ebfe209
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2014
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICACapital culturalDesempenho escolarHábitos de leituraHabitusO objetivo deste trabalho é compreender as relações entre hábitos de leitura, capital cultural e desempenho escolar. Para tanto, baseia-se numa problematização sumária: a presença de livros e leitores no domicílio contribuem para o sucesso na escola? A hipótese aferida supõe que o hábito de leitura atua enquanto capital cultural que pode se converter em êxito escolar. Empiricamente, o artigo debruça-se sobre as condições de acesso a livros, gosto pela leitura e índices de reprovação dos discentes da 1ª série do ensino médio da Escola de Aplicação/UFPA. Os dados utilizados na elaboração das análises que fundamentam esta pesquisa são provenientes de um questionário composto por questões fechadas. Os resultados sugerem existir um vínculo profícuo entre hábitos de leitura e capital cultural que explicariam as razões do sucesso escolar. O trabalho conclui que a herança cultural familiar é a responsável pela diferença dos estudantes diante da experiência escolar e, consequentemente, pelas taxas de êxito.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 135-1592177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014/1626https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014/1487Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vergas Vitória2024-01-15T18:41:19Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2014Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:41:19Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Silva, Vergas Vitória
Capital cultural
Desempenho escolar
Hábitos de leitura
Habitus
title_short A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Silva, Vergas Vitória
author_facet Silva, Vergas Vitória
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vergas Vitória
dc.subject.por.fl_str_mv Capital cultural
Desempenho escolar
Hábitos de leitura
Habitus
topic Capital cultural
Desempenho escolar
Hábitos de leitura
Habitus
description O objetivo deste trabalho é compreender as relações entre hábitos de leitura, capital cultural e desempenho escolar. Para tanto, baseia-se numa problematização sumária: a presença de livros e leitores no domicílio contribuem para o sucesso na escola? A hipótese aferida supõe que o hábito de leitura atua enquanto capital cultural que pode se converter em êxito escolar. Empiricamente, o artigo debruça-se sobre as condições de acesso a livros, gosto pela leitura e índices de reprovação dos discentes da 1ª série do ensino médio da Escola de Aplicação/UFPA. Os dados utilizados na elaboração das análises que fundamentam esta pesquisa são provenientes de um questionário composto por questões fechadas. Os resultados sugerem existir um vínculo profícuo entre hábitos de leitura e capital cultural que explicariam as razões do sucesso escolar. O trabalho conclui que a herança cultural familiar é a responsável pela diferença dos estudantes diante da experiência escolar e, consequentemente, pelas taxas de êxito.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014/1626
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014/1487
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 135-159
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486946258944