A “escola para todos” e a difusão do ensino de arte: sobre as fontes de informação acerca da escola e do objeto artístico/ The School for All and the Art Education Diffusion: About the sources of information about the school and the art object
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1044 |
Resumo: | Neste artigo levantam-se questionamentos sobre as diversas formas de participação social na escola regular. Propõe-se o ensino de Arte como forma de reflexão dinâmica por meio da análise e fruição significativa de seus objetos. Ressalta-se a importância de uma maior participação da sociedade frente aos novos desafios de uma escola para todos. Enquanto processo de ensino, é também reconhecida a necessidade de adequação didática de objetos de estudo aos contextos em que ele se inserem. Ressalta-se o ensino de Arte como forma de conhecimento relevante na formação humana. A discussão é baseada em autores como Macedo (2005), Morin (2001a; 2005), Gompertz (2013), entre outros. ABSTRACTThis article focuses on the presentation of art education as a form of dynamic reflection by analyzing and meaning full enjoyment of their objects. It emphasized the importance of greater participation by society forward to the new challenge sofa school for all. While teaching process, recognizes the need for adequate teaching of the subject matter the context in which it is situated, it is therefore possible to speak of a teaching Art as an important content in the human formation. The discussion is based on the authors as Macedo (2005), Morin (2001 a, 2005), Gompertz (2013), among others. |
id |
UEMG-2_4bfc373a12c7242c6c7cc4affa1b37a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1044 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A “escola para todos” e a difusão do ensino de arte: sobre as fontes de informação acerca da escola e do objeto artístico/ The School for All and the Art Education Diffusion: About the sources of information about the school and the art objectArte/EducaçãoEnsinoEscolaFormação ContinuadaNeste artigo levantam-se questionamentos sobre as diversas formas de participação social na escola regular. Propõe-se o ensino de Arte como forma de reflexão dinâmica por meio da análise e fruição significativa de seus objetos. Ressalta-se a importância de uma maior participação da sociedade frente aos novos desafios de uma escola para todos. Enquanto processo de ensino, é também reconhecida a necessidade de adequação didática de objetos de estudo aos contextos em que ele se inserem. Ressalta-se o ensino de Arte como forma de conhecimento relevante na formação humana. A discussão é baseada em autores como Macedo (2005), Morin (2001a; 2005), Gompertz (2013), entre outros. ABSTRACTThis article focuses on the presentation of art education as a form of dynamic reflection by analyzing and meaning full enjoyment of their objects. It emphasized the importance of greater participation by society forward to the new challenge sofa school for all. While teaching process, recognizes the need for adequate teaching of the subject matter the context in which it is situated, it is therefore possible to speak of a teaching Art as an important content in the human formation. The discussion is based on the authors as Macedo (2005), Morin (2001 a, 2005), Gompertz (2013), among others.EDUEMG2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/104410.24934/eef.v18i26.1044Educação em Foco; Vol. 18 No. 26 (2015): Educação em Foco; 209-227Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 26 (2015): Educação em Foco; 209-227Educação em Foco; v. 18 n. 26 (2015): Educação em Foco; 209-2272317-00931519-332210.24934/eef.v18i26reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1044/799Pereira, Fabrício AndradeLopes, José de Sousa MiguelDias, Letícia Schneider de Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1044Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A “escola para todos” e a difusão do ensino de arte: sobre as fontes de informação acerca da escola e do objeto artístico/ The School for All and the Art Education Diffusion: About the sources of information about the school and the art object |
title |
A “escola para todos” e a difusão do ensino de arte: sobre as fontes de informação acerca da escola e do objeto artístico/ The School for All and the Art Education Diffusion: About the sources of information about the school and the art object |
spellingShingle |
A “escola para todos” e a difusão do ensino de arte: sobre as fontes de informação acerca da escola e do objeto artístico/ The School for All and the Art Education Diffusion: About the sources of information about the school and the art object Pereira, Fabrício Andrade Arte/Educação Ensino Escola Formação Continuada |
title_short |
A “escola para todos” e a difusão do ensino de arte: sobre as fontes de informação acerca da escola e do objeto artístico/ The School for All and the Art Education Diffusion: About the sources of information about the school and the art object |
title_full |
A “escola para todos” e a difusão do ensino de arte: sobre as fontes de informação acerca da escola e do objeto artístico/ The School for All and the Art Education Diffusion: About the sources of information about the school and the art object |
title_fullStr |
A “escola para todos” e a difusão do ensino de arte: sobre as fontes de informação acerca da escola e do objeto artístico/ The School for All and the Art Education Diffusion: About the sources of information about the school and the art object |
title_full_unstemmed |
A “escola para todos” e a difusão do ensino de arte: sobre as fontes de informação acerca da escola e do objeto artístico/ The School for All and the Art Education Diffusion: About the sources of information about the school and the art object |
title_sort |
A “escola para todos” e a difusão do ensino de arte: sobre as fontes de informação acerca da escola e do objeto artístico/ The School for All and the Art Education Diffusion: About the sources of information about the school and the art object |
author |
Pereira, Fabrício Andrade |
author_facet |
Pereira, Fabrício Andrade Lopes, José de Sousa Miguel Dias, Letícia Schneider de Pinho |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, José de Sousa Miguel Dias, Letícia Schneider de Pinho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fabrício Andrade Lopes, José de Sousa Miguel Dias, Letícia Schneider de Pinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte/Educação Ensino Escola Formação Continuada |
topic |
Arte/Educação Ensino Escola Formação Continuada |
description |
Neste artigo levantam-se questionamentos sobre as diversas formas de participação social na escola regular. Propõe-se o ensino de Arte como forma de reflexão dinâmica por meio da análise e fruição significativa de seus objetos. Ressalta-se a importância de uma maior participação da sociedade frente aos novos desafios de uma escola para todos. Enquanto processo de ensino, é também reconhecida a necessidade de adequação didática de objetos de estudo aos contextos em que ele se inserem. Ressalta-se o ensino de Arte como forma de conhecimento relevante na formação humana. A discussão é baseada em autores como Macedo (2005), Morin (2001a; 2005), Gompertz (2013), entre outros. ABSTRACTThis article focuses on the presentation of art education as a form of dynamic reflection by analyzing and meaning full enjoyment of their objects. It emphasized the importance of greater participation by society forward to the new challenge sofa school for all. While teaching process, recognizes the need for adequate teaching of the subject matter the context in which it is situated, it is therefore possible to speak of a teaching Art as an important content in the human formation. The discussion is based on the authors as Macedo (2005), Morin (2001 a, 2005), Gompertz (2013), among others. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1044 10.24934/eef.v18i26.1044 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1044 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v18i26.1044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1044/799 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 18 No. 26 (2015): Educação em Foco; 209-227 Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 26 (2015): Educação em Foco; 209-227 Educação em Foco; v. 18 n. 26 (2015): Educação em Foco; 209-227 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v18i26 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468543746048 |