Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Maria Perpétua Baptista
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gabriel, Carmen Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1670
Resumo: Este texto tem por objetivo analisar, a partir das narrativas produzidas sobre/dos indígenas em uma coleção didática de História, voltada para o ensino médio, negociações e disputas em torno dos sujeitos históricos legitimados pela historiografia escolar. A coleção selecionada como empiria participou dos três últimos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) sendo bem avaliada nos quesitos Cidadania e História da África, dos afrodescendentes e indígenas. O estudo focaliza articulações entre temporalidade e identidade que produzem efeitos sobre o lugar ocupado pelos povos indígenas na história nacional hegemonizada no contexto da educação básica. A análise aponta processos de significação que ora reforçam o papel subalternizado que historicamente lhe vem sendo atribuído e ora contribuem para a subversão dessas práticas discursivas.
id UEMG-2_60c9ae0aa6c7b589a6329e84597e4e01
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1670
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiographyPolíticas Públicas de EducaçãoEscola PúblicaEste texto tem por objetivo analisar, a partir das narrativas produzidas sobre/dos indígenas em uma coleção didática de História, voltada para o ensino médio, negociações e disputas em torno dos sujeitos históricos legitimados pela historiografia escolar. A coleção selecionada como empiria participou dos três últimos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) sendo bem avaliada nos quesitos Cidadania e História da África, dos afrodescendentes e indígenas. O estudo focaliza articulações entre temporalidade e identidade que produzem efeitos sobre o lugar ocupado pelos povos indígenas na história nacional hegemonizada no contexto da educação básica. A análise aponta processos de significação que ora reforçam o papel subalternizado que historicamente lhe vem sendo atribuído e ora contribuem para a subversão dessas práticas discursivas.EDUEMG2018-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/167010.24934/eef.v21i34.1670Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 55-77Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 55-77Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 55-772317-00931519-332210.24934/eef.v21i34reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1670/1785Copyright (c) 2018 Maria Perpétua Baptista Domingues, Carmen Teresa Gabrielinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomingues, Maria Perpétua BaptistaGabriel, Carmen Teresa2018-09-25T15:00:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1670Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-09-25T15:00:31Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography
title Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography
spellingShingle Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography
Domingues, Maria Perpétua Baptista
Políticas Públicas de Educação
Escola Pública
title_short Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography
title_full Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography
title_fullStr Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography
title_full_unstemmed Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography
title_sort Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography
author Domingues, Maria Perpétua Baptista
author_facet Domingues, Maria Perpétua Baptista
Gabriel, Carmen Teresa
author_role author
author2 Gabriel, Carmen Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Maria Perpétua Baptista
Gabriel, Carmen Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas de Educação
Escola Pública
topic Políticas Públicas de Educação
Escola Pública
description Este texto tem por objetivo analisar, a partir das narrativas produzidas sobre/dos indígenas em uma coleção didática de História, voltada para o ensino médio, negociações e disputas em torno dos sujeitos históricos legitimados pela historiografia escolar. A coleção selecionada como empiria participou dos três últimos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) sendo bem avaliada nos quesitos Cidadania e História da África, dos afrodescendentes e indígenas. O estudo focaliza articulações entre temporalidade e identidade que produzem efeitos sobre o lugar ocupado pelos povos indígenas na história nacional hegemonizada no contexto da educação básica. A análise aponta processos de significação que ora reforçam o papel subalternizado que historicamente lhe vem sendo atribuído e ora contribuem para a subversão dessas práticas discursivas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1670
10.24934/eef.v21i34.1670
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1670
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i34.1670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1670/1785
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Maria Perpétua Baptista Domingues, Carmen Teresa Gabriel
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Maria Perpétua Baptista Domingues, Carmen Teresa Gabriel
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 55-77
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 55-77
Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 55-77
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i34
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469294526464