Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1670 |
Resumo: | Este texto tem por objetivo analisar, a partir das narrativas produzidas sobre/dos indígenas em uma coleção didática de História, voltada para o ensino médio, negociações e disputas em torno dos sujeitos históricos legitimados pela historiografia escolar. A coleção selecionada como empiria participou dos três últimos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) sendo bem avaliada nos quesitos Cidadania e História da África, dos afrodescendentes e indígenas. O estudo focaliza articulações entre temporalidade e identidade que produzem efeitos sobre o lugar ocupado pelos povos indígenas na história nacional hegemonizada no contexto da educação básica. A análise aponta processos de significação que ora reforçam o papel subalternizado que historicamente lhe vem sendo atribuído e ora contribuem para a subversão dessas práticas discursivas. |
id |
UEMG-2_60c9ae0aa6c7b589a6329e84597e4e01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1670 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiographyPolíticas Públicas de EducaçãoEscola PúblicaEste texto tem por objetivo analisar, a partir das narrativas produzidas sobre/dos indígenas em uma coleção didática de História, voltada para o ensino médio, negociações e disputas em torno dos sujeitos históricos legitimados pela historiografia escolar. A coleção selecionada como empiria participou dos três últimos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) sendo bem avaliada nos quesitos Cidadania e História da África, dos afrodescendentes e indígenas. O estudo focaliza articulações entre temporalidade e identidade que produzem efeitos sobre o lugar ocupado pelos povos indígenas na história nacional hegemonizada no contexto da educação básica. A análise aponta processos de significação que ora reforçam o papel subalternizado que historicamente lhe vem sendo atribuído e ora contribuem para a subversão dessas práticas discursivas.EDUEMG2018-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/167010.24934/eef.v21i34.1670Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 55-77Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 55-77Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 55-772317-00931519-332210.24934/eef.v21i34reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1670/1785Copyright (c) 2018 Maria Perpétua Baptista Domingues, Carmen Teresa Gabrielinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomingues, Maria Perpétua BaptistaGabriel, Carmen Teresa2018-09-25T15:00:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1670Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-09-25T15:00:31Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography |
title |
Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography |
spellingShingle |
Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography Domingues, Maria Perpétua Baptista Políticas Públicas de Educação Escola Pública |
title_short |
Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography |
title_full |
Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography |
title_fullStr |
Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography |
title_full_unstemmed |
Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography |
title_sort |
Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography |
author |
Domingues, Maria Perpétua Baptista |
author_facet |
Domingues, Maria Perpétua Baptista Gabriel, Carmen Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Gabriel, Carmen Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Maria Perpétua Baptista Gabriel, Carmen Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas de Educação Escola Pública |
topic |
Políticas Públicas de Educação Escola Pública |
description |
Este texto tem por objetivo analisar, a partir das narrativas produzidas sobre/dos indígenas em uma coleção didática de História, voltada para o ensino médio, negociações e disputas em torno dos sujeitos históricos legitimados pela historiografia escolar. A coleção selecionada como empiria participou dos três últimos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) sendo bem avaliada nos quesitos Cidadania e História da África, dos afrodescendentes e indígenas. O estudo focaliza articulações entre temporalidade e identidade que produzem efeitos sobre o lugar ocupado pelos povos indígenas na história nacional hegemonizada no contexto da educação básica. A análise aponta processos de significação que ora reforçam o papel subalternizado que historicamente lhe vem sendo atribuído e ora contribuem para a subversão dessas práticas discursivas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1670 10.24934/eef.v21i34.1670 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1670 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i34.1670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1670/1785 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Maria Perpétua Baptista Domingues, Carmen Teresa Gabriel info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Maria Perpétua Baptista Domingues, Carmen Teresa Gabriel |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 55-77 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 55-77 Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 55-77 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i34 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469294526464 |