O percurso histórico do atendimento ao adolescente em Minas Gerais - de menor a autor de ato infracional
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/68 |
Resumo: | Este artigo propõe uma reflexão sobre o processo de institucionalização de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Brasil, revelando a necessidade de estabelecer diretrizes mais promissoras nas políticas públicas. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)provoca mudanças na legislação brasileira para a infância e juventude, refletindo nas práticas de atendimento preconizadas pelo antigo Código de Menor. O adolescente como cidadão e sujeito de direitos e deveres deve responsabilizar-se por suas ações através do cumprimento da medida socioeducativa. Os programas de execução dessas medidas possuem desafios no que tange a criação de propostas educativas e profissionalizantes que garantam a proteção integral e a inclusão social dos adolescentes autores de atos infracionais. |
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