Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5596 |
Resumo: | Os livros didáticos contam muito sobre a história da alfabetização de um determinado período. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar quais os discursos na área da alfabetização são representados por autores didáticos e editores nos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2013 e 2016. O recorte temporal escolhido visa abranger as duas edições do programa que coexistiram com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, a ferramenta metodológica utilizada na investigação foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Livro do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da Coleção Ápis. Portanto, concluiu-se que houve uma tentativa de reorganizar a maneira como deveria ser trabalhada a alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental na época, uma vez que, o PNLD é um programa brasileiro que busca se adequar as demandas que vão surgindo. |
id |
UEMG-2_7684412123c98fc29c8ed8f77d830462 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5596 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização Ensino FundamentalMateriais didáticosPNLDOs livros didáticos contam muito sobre a história da alfabetização de um determinado período. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar quais os discursos na área da alfabetização são representados por autores didáticos e editores nos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2013 e 2016. O recorte temporal escolhido visa abranger as duas edições do programa que coexistiram com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, a ferramenta metodológica utilizada na investigação foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Livro do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da Coleção Ápis. Portanto, concluiu-se que houve uma tentativa de reorganizar a maneira como deveria ser trabalhada a alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental na época, uma vez que, o PNLD é um programa brasileiro que busca se adequar as demandas que vão surgindo. EDUEMG2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/559610.36704/eef.v25i45.5596Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 377-396Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 377-396Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 377-3962317-00931519-332210.36704/eef.v25i45reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5596/3988Copyright (c) 2022 Thaise da Silva, Ana Paula Bolsan Sagriloinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, ThaiseBolsan Sagrilo, Ana Paula2022-12-21T14:02:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5596Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-21T14:02:21Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização |
title |
Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização |
spellingShingle |
Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização da Silva, Thaise Ensino Fundamental Materiais didáticos PNLD |
title_short |
Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização |
title_full |
Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização |
title_fullStr |
Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização |
title_sort |
Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização |
author |
da Silva, Thaise |
author_facet |
da Silva, Thaise Bolsan Sagrilo, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Bolsan Sagrilo, Ana Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Thaise Bolsan Sagrilo, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental Materiais didáticos PNLD |
topic |
Ensino Fundamental Materiais didáticos PNLD |
description |
Os livros didáticos contam muito sobre a história da alfabetização de um determinado período. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar quais os discursos na área da alfabetização são representados por autores didáticos e editores nos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2013 e 2016. O recorte temporal escolhido visa abranger as duas edições do programa que coexistiram com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, a ferramenta metodológica utilizada na investigação foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Livro do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da Coleção Ápis. Portanto, concluiu-se que houve uma tentativa de reorganizar a maneira como deveria ser trabalhada a alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental na época, uma vez que, o PNLD é um programa brasileiro que busca se adequar as demandas que vão surgindo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5596 10.36704/eef.v25i45.5596 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5596 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v25i45.5596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5596/3988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Thaise da Silva, Ana Paula Bolsan Sagrilo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Thaise da Silva, Ana Paula Bolsan Sagrilo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 377-396 Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 377-396 Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 377-396 2317-0093 1519-3322 10.36704/eef.v25i45 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470331568128 |