Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Thaise
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bolsan Sagrilo, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5596
Resumo: Os livros didáticos contam muito sobre a história da alfabetização de um determinado período. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar quais os discursos na área da alfabetização são representados por autores didáticos e editores nos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2013 e 2016. O recorte temporal escolhido visa abranger as duas edições do programa que coexistiram com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, a ferramenta metodológica utilizada na investigação foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Livro do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da Coleção Ápis. Portanto, concluiu-se que houve uma tentativa de reorganizar a maneira como deveria ser trabalhada a alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental na época, uma vez que, o PNLD é um programa brasileiro que busca se adequar as demandas que vão surgindo.  
id UEMG-2_7684412123c98fc29c8ed8f77d830462
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5596
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização Ensino FundamentalMateriais didáticosPNLDOs livros didáticos contam muito sobre a história da alfabetização de um determinado período. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar quais os discursos na área da alfabetização são representados por autores didáticos e editores nos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2013 e 2016. O recorte temporal escolhido visa abranger as duas edições do programa que coexistiram com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, a ferramenta metodológica utilizada na investigação foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Livro do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da Coleção Ápis. Portanto, concluiu-se que houve uma tentativa de reorganizar a maneira como deveria ser trabalhada a alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental na época, uma vez que, o PNLD é um programa brasileiro que busca se adequar as demandas que vão surgindo.  EDUEMG2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/559610.36704/eef.v25i45.5596Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 377-396Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 377-396Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 377-3962317-00931519-332210.36704/eef.v25i45reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5596/3988Copyright (c) 2022 Thaise da Silva, Ana Paula Bolsan Sagriloinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, ThaiseBolsan Sagrilo, Ana Paula2022-12-21T14:02:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5596Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-21T14:02:21Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização
title Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização
spellingShingle Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização
da Silva, Thaise
Ensino Fundamental
Materiais didáticos
PNLD
title_short Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização
title_full Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização
title_fullStr Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização
title_full_unstemmed Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização
title_sort Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização
author da Silva, Thaise
author_facet da Silva, Thaise
Bolsan Sagrilo, Ana Paula
author_role author
author2 Bolsan Sagrilo, Ana Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Thaise
Bolsan Sagrilo, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Materiais didáticos
PNLD
topic Ensino Fundamental
Materiais didáticos
PNLD
description Os livros didáticos contam muito sobre a história da alfabetização de um determinado período. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar quais os discursos na área da alfabetização são representados por autores didáticos e editores nos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2013 e 2016. O recorte temporal escolhido visa abranger as duas edições do programa que coexistiram com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, a ferramenta metodológica utilizada na investigação foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Livro do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da Coleção Ápis. Portanto, concluiu-se que houve uma tentativa de reorganizar a maneira como deveria ser trabalhada a alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental na época, uma vez que, o PNLD é um programa brasileiro que busca se adequar as demandas que vão surgindo.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5596
10.36704/eef.v25i45.5596
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5596
identifier_str_mv 10.36704/eef.v25i45.5596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5596/3988
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Thaise da Silva, Ana Paula Bolsan Sagrilo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Thaise da Silva, Ana Paula Bolsan Sagrilo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 377-396
Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 377-396
Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 377-396
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v25i45
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470331568128