Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265764 |
Resumo: | Os livros didáticos contam muito sobre a história da alfabetização de um determinado período. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar quais os discursos na área da alfabetização são representados por autores didáticos e editores nos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2013 e 2016. O recorte temporal escolhido visa abranger as duas edições do programa que coexistiram com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, a ferramenta metodológica utilizada na investigação foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Livro do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da Coleção Ápis. Portanto, concluiu-se que houve uma tentativa de reorganizar a maneira como deveria ser trabalhada a alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental na época, uma vez que, o PNLD é um programa brasileiro que busca se adequar às demandas que vão surgindo. |
id |
UFRGS-2_9adfaf2ae7b27f2195ec718f04c1b3d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265764 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Thaise daSagrilo, Ana Paula Bolsan2023-10-07T03:44:11Z20221519-3322http://hdl.handle.net/10183/265764001177890Os livros didáticos contam muito sobre a história da alfabetização de um determinado período. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar quais os discursos na área da alfabetização são representados por autores didáticos e editores nos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2013 e 2016. O recorte temporal escolhido visa abranger as duas edições do programa que coexistiram com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, a ferramenta metodológica utilizada na investigação foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Livro do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da Coleção Ápis. Portanto, concluiu-se que houve uma tentativa de reorganizar a maneira como deveria ser trabalhada a alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental na época, uma vez que, o PNLD é um programa brasileiro que busca se adequar às demandas que vão surgindo.Textbooks tell much about the history of literacy in a certain period. Thus, this work aims to analyze whichdiscoursesin the field of literacy are represented by the didactic writers and editors in the books of the National Textbook Program (PNDL) from 2013 to 2016. The time frame chosen aims to cover the two editions of the program that coexisted with the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC). On that account, the methodological tool used in the investigation was a documentary qualitative analysis and the material for analysis was the Teacher's Book of the first year of Elementary School from the Ápis Collection. Therefore, it was concluded that there was an attempt to reorganize the way in which literacy should be worked in the first year of elementary school at the time, since the PNLD is a Brazilian program that seeks to adapt to the demands that arise.application/pdfporEducação em foco (Belo Horizonte). Vol. 25, n. 45 (2022), p. [377]-396Ensino fundamentalLivro didáticoElementary schoolHandbooksPNLDLivros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetizaçãoTexbooks of the PNLD (2013-2016) : a portrayal of the conceptions on literacyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177890.pdf.txt001177890.pdf.txtExtracted Texttext/plain58034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265764/2/001177890.pdf.txtb30f99a9fb4748a691e2b880a464d5c5MD52ORIGINAL001177890.pdfTexto completoapplication/pdf314991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265764/1/001177890.pdf793f32871c5e3bdbb8f434b9bfbb4a05MD5110183/2657642023-10-08 03:33:54.384769oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265764Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-08T06:33:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Texbooks of the PNLD (2013-2016) : a portrayal of the conceptions on literacy |
title |
Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização |
spellingShingle |
Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização Silva, Thaise da Ensino fundamental Livro didático Elementary school Handbooks PNLD |
title_short |
Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização |
title_full |
Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização |
title_fullStr |
Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização |
title_sort |
Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização |
author |
Silva, Thaise da |
author_facet |
Silva, Thaise da Sagrilo, Ana Paula Bolsan |
author_role |
author |
author2 |
Sagrilo, Ana Paula Bolsan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thaise da Sagrilo, Ana Paula Bolsan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Livro didático |
topic |
Ensino fundamental Livro didático Elementary school Handbooks PNLD |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Elementary school Handbooks PNLD |
description |
Os livros didáticos contam muito sobre a história da alfabetização de um determinado período. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar quais os discursos na área da alfabetização são representados por autores didáticos e editores nos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2013 e 2016. O recorte temporal escolhido visa abranger as duas edições do programa que coexistiram com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, a ferramenta metodológica utilizada na investigação foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Livro do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da Coleção Ápis. Portanto, concluiu-se que houve uma tentativa de reorganizar a maneira como deveria ser trabalhada a alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental na época, uma vez que, o PNLD é um programa brasileiro que busca se adequar às demandas que vão surgindo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-07T03:44:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/265764 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1519-3322 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001177890 |
identifier_str_mv |
1519-3322 001177890 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/265764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em foco (Belo Horizonte). Vol. 25, n. 45 (2022), p. [377]-396 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265764/2/001177890.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265764/1/001177890.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b30f99a9fb4748a691e2b880a464d5c5 793f32871c5e3bdbb8f434b9bfbb4a05 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447841595719680 |