Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thaise da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sagrilo, Ana Paula Bolsan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265764
Resumo: Os livros didáticos contam muito sobre a história da alfabetização de um determinado período. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar quais os discursos na área da alfabetização são representados por autores didáticos e editores nos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2013 e 2016. O recorte temporal escolhido visa abranger as duas edições do programa que coexistiram com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, a ferramenta metodológica utilizada na investigação foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Livro do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da Coleção Ápis. Portanto, concluiu-se que houve uma tentativa de reorganizar a maneira como deveria ser trabalhada a alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental na época, uma vez que, o PNLD é um programa brasileiro que busca se adequar às demandas que vão surgindo.
id UFRGS-2_9adfaf2ae7b27f2195ec718f04c1b3d0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265764
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Thaise daSagrilo, Ana Paula Bolsan2023-10-07T03:44:11Z20221519-3322http://hdl.handle.net/10183/265764001177890Os livros didáticos contam muito sobre a história da alfabetização de um determinado período. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar quais os discursos na área da alfabetização são representados por autores didáticos e editores nos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2013 e 2016. O recorte temporal escolhido visa abranger as duas edições do programa que coexistiram com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, a ferramenta metodológica utilizada na investigação foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Livro do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da Coleção Ápis. Portanto, concluiu-se que houve uma tentativa de reorganizar a maneira como deveria ser trabalhada a alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental na época, uma vez que, o PNLD é um programa brasileiro que busca se adequar às demandas que vão surgindo.Textbooks tell much about the history of literacy in a certain period. Thus, this work aims to analyze whichdiscoursesin the field of literacy are represented by the didactic writers and editors in the books of the National Textbook Program (PNDL) from 2013 to 2016. The time frame chosen aims to cover the two editions of the program that coexisted with the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC). On that account, the methodological tool used in the investigation was a documentary qualitative analysis and the material for analysis was the Teacher's Book of the first year of Elementary School from the Ápis Collection. Therefore, it was concluded that there was an attempt to reorganize the way in which literacy should be worked in the first year of elementary school at the time, since the PNLD is a Brazilian program that seeks to adapt to the demands that arise.application/pdfporEducação em foco (Belo Horizonte). Vol. 25, n. 45 (2022), p. [377]-396Ensino fundamentalLivro didáticoElementary schoolHandbooksPNLDLivros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetizaçãoTexbooks of the PNLD (2013-2016) : a portrayal of the conceptions on literacyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177890.pdf.txt001177890.pdf.txtExtracted Texttext/plain58034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265764/2/001177890.pdf.txtb30f99a9fb4748a691e2b880a464d5c5MD52ORIGINAL001177890.pdfTexto completoapplication/pdf314991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265764/1/001177890.pdf793f32871c5e3bdbb8f434b9bfbb4a05MD5110183/2657642023-10-08 03:33:54.384769oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265764Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-08T06:33:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Texbooks of the PNLD (2013-2016) : a portrayal of the conceptions on literacy
title Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização
spellingShingle Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização
Silva, Thaise da
Ensino fundamental
Livro didático
Elementary school
Handbooks
PNLD
title_short Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização
title_full Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização
title_fullStr Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização
title_full_unstemmed Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização
title_sort Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização
author Silva, Thaise da
author_facet Silva, Thaise da
Sagrilo, Ana Paula Bolsan
author_role author
author2 Sagrilo, Ana Paula Bolsan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thaise da
Sagrilo, Ana Paula Bolsan
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Livro didático
topic Ensino fundamental
Livro didático
Elementary school
Handbooks
PNLD
dc.subject.eng.fl_str_mv Elementary school
Handbooks
PNLD
description Os livros didáticos contam muito sobre a história da alfabetização de um determinado período. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar quais os discursos na área da alfabetização são representados por autores didáticos e editores nos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2013 e 2016. O recorte temporal escolhido visa abranger as duas edições do programa que coexistiram com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, a ferramenta metodológica utilizada na investigação foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Livro do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da Coleção Ápis. Portanto, concluiu-se que houve uma tentativa de reorganizar a maneira como deveria ser trabalhada a alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental na época, uma vez que, o PNLD é um programa brasileiro que busca se adequar às demandas que vão surgindo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-07T03:44:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265764
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-3322
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001177890
identifier_str_mv 1519-3322
001177890
url http://hdl.handle.net/10183/265764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em foco (Belo Horizonte). Vol. 25, n. 45 (2022), p. [377]-396
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265764/2/001177890.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265764/1/001177890.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b30f99a9fb4748a691e2b880a464d5c5
793f32871c5e3bdbb8f434b9bfbb4a05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447841595719680