Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1304 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo pôr em discussão as contribuições de Vasily Vasilovich Davýdov (1930-1998) acerca dos pressupostos do modelo de ensino dito tradicional e contrapor a esse modelo outra perspectiva pedagógica que possa contribuir no processo de superação das dificuldades enfrentadas pela escola de educação básica quanto ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Primeiramente, explicita os princípios norteadores da escola tradicional quanto à organização e estruturação do sistema educacional, bem como as possibilidades e limitações do processo de ensino nela desenvolvido. Na sequência, em contraposição a essa abordagem, apresenta a proposta do autor sobre a atividade de estudo e a educação desenvolvente, seus princípios e suas características, evidenciando a possibilidade da contribuição dessa perspectiva no processo de superação dos princípios da escola tradicional. Conclui que a atividade de estudo, base da educação desenvolvente, é uma opção adequada à superação dos limites próprios do ensino tradicional. |
id |
UEMG-2_8ca3197815813af897896fecd3b6f02f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1304 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributionsEducação. Ensino tradicional. Davídov. Atividade de estudo. Ensino desenvolvente.Este artigo tem por objetivo pôr em discussão as contribuições de Vasily Vasilovich Davýdov (1930-1998) acerca dos pressupostos do modelo de ensino dito tradicional e contrapor a esse modelo outra perspectiva pedagógica que possa contribuir no processo de superação das dificuldades enfrentadas pela escola de educação básica quanto ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Primeiramente, explicita os princípios norteadores da escola tradicional quanto à organização e estruturação do sistema educacional, bem como as possibilidades e limitações do processo de ensino nela desenvolvido. Na sequência, em contraposição a essa abordagem, apresenta a proposta do autor sobre a atividade de estudo e a educação desenvolvente, seus princípios e suas características, evidenciando a possibilidade da contribuição dessa perspectiva no processo de superação dos princípios da escola tradicional. Conclui que a atividade de estudo, base da educação desenvolvente, é uma opção adequada à superação dos limites próprios do ensino tradicional.EDUEMG2018-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/130410.24934/eef.v21i33.1304Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 243-262Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 243-262Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 243-2622317-00931519-332210.24934/eef.v21i33reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1304/1619Copyright (c) 2018 Cleber Barbosa da Silva Clarindo, Stela Millerinfo:eu-repo/semantics/openAccessClarindo, Cleber Barbosa da SilvaMiller, Stela2018-05-28T18:17:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1304Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-05-28T18:17Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions |
title |
Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions |
spellingShingle |
Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions Clarindo, Cleber Barbosa da Silva Educação. Ensino tradicional. Davídov. Atividade de estudo. Ensino desenvolvente. |
title_short |
Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions |
title_full |
Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions |
title_fullStr |
Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions |
title_full_unstemmed |
Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions |
title_sort |
Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions |
author |
Clarindo, Cleber Barbosa da Silva |
author_facet |
Clarindo, Cleber Barbosa da Silva Miller, Stela |
author_role |
author |
author2 |
Miller, Stela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clarindo, Cleber Barbosa da Silva Miller, Stela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Ensino tradicional. Davídov. Atividade de estudo. Ensino desenvolvente. |
topic |
Educação. Ensino tradicional. Davídov. Atividade de estudo. Ensino desenvolvente. |
description |
Este artigo tem por objetivo pôr em discussão as contribuições de Vasily Vasilovich Davýdov (1930-1998) acerca dos pressupostos do modelo de ensino dito tradicional e contrapor a esse modelo outra perspectiva pedagógica que possa contribuir no processo de superação das dificuldades enfrentadas pela escola de educação básica quanto ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Primeiramente, explicita os princípios norteadores da escola tradicional quanto à organização e estruturação do sistema educacional, bem como as possibilidades e limitações do processo de ensino nela desenvolvido. Na sequência, em contraposição a essa abordagem, apresenta a proposta do autor sobre a atividade de estudo e a educação desenvolvente, seus princípios e suas características, evidenciando a possibilidade da contribuição dessa perspectiva no processo de superação dos princípios da escola tradicional. Conclui que a atividade de estudo, base da educação desenvolvente, é uma opção adequada à superação dos limites próprios do ensino tradicional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1304 10.24934/eef.v21i33.1304 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1304 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i33.1304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1304/1619 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cleber Barbosa da Silva Clarindo, Stela Miller info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cleber Barbosa da Silva Clarindo, Stela Miller |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 243-262 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 243-262 Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 243-262 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i33 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468986245120 |