A formação docente na visão de professores formadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenes, Camila Itikawa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Odisséa Boaventura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/499
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar a concepção de formação inicial de 13 professores formadores de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública a partir de seus discursos, que foram analisados segundo três categorias epistemológicas, inspiradas em Vázquez (1977): atividade teórica, atividade prática e práxis. Conclui-se que nos discursos investigados a epistemologia da atividade teórica é a tendência dominante dentre os docentes responsáveis por disciplinas específicas. Para os professores de disciplinas pedagógicas, observamos que a tendência mais influente é a epistemologia da atividade prática. Entretanto, ambas representam uma concepção instrumental de formação docente, de modo que teoria e prática estão epistemologicamente separadas nessa formação, no próprio conceito de formação de professores, com consequente negação da práxis.
id UEMG-2_a215d1e08be3636b92d38d29793b1d5f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/499
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A formação docente na visão de professores formadoresFormação DocentePráticaTeoriaEste estudo tem como objetivo investigar a concepção de formação inicial de 13 professores formadores de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública a partir de seus discursos, que foram analisados segundo três categorias epistemológicas, inspiradas em Vázquez (1977): atividade teórica, atividade prática e práxis. Conclui-se que nos discursos investigados a epistemologia da atividade teórica é a tendência dominante dentre os docentes responsáveis por disciplinas específicas. Para os professores de disciplinas pedagógicas, observamos que a tendência mais influente é a epistemologia da atividade prática. Entretanto, ambas representam uma concepção instrumental de formação docente, de modo que teoria e prática estão epistemologicamente separadas nessa formação, no próprio conceito de formação de professores, com consequente negação da práxis.EDUEMG2014-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/49910.24934/eef.v17i24.499Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 173-198Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 173-198Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 173-1982317-00931519-332210.24934/eef.v17i24reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/499/422Gimenes, Camila ItikawaOliveira, Odisséa Boaventurainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/499Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente na visão de professores formadores
title A formação docente na visão de professores formadores
spellingShingle A formação docente na visão de professores formadores
Gimenes, Camila Itikawa
Formação Docente
Prática
Teoria
title_short A formação docente na visão de professores formadores
title_full A formação docente na visão de professores formadores
title_fullStr A formação docente na visão de professores formadores
title_full_unstemmed A formação docente na visão de professores formadores
title_sort A formação docente na visão de professores formadores
author Gimenes, Camila Itikawa
author_facet Gimenes, Camila Itikawa
Oliveira, Odisséa Boaventura
author_role author
author2 Oliveira, Odisséa Boaventura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimenes, Camila Itikawa
Oliveira, Odisséa Boaventura
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
Prática
Teoria
topic Formação Docente
Prática
Teoria
description Este estudo tem como objetivo investigar a concepção de formação inicial de 13 professores formadores de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública a partir de seus discursos, que foram analisados segundo três categorias epistemológicas, inspiradas em Vázquez (1977): atividade teórica, atividade prática e práxis. Conclui-se que nos discursos investigados a epistemologia da atividade teórica é a tendência dominante dentre os docentes responsáveis por disciplinas específicas. Para os professores de disciplinas pedagógicas, observamos que a tendência mais influente é a epistemologia da atividade prática. Entretanto, ambas representam uma concepção instrumental de formação docente, de modo que teoria e prática estão epistemologicamente separadas nessa formação, no próprio conceito de formação de professores, com consequente negação da práxis.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/499
10.24934/eef.v17i24.499
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/499
identifier_str_mv 10.24934/eef.v17i24.499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/499/422
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 173-198
Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 173-198
Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 173-198
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v17i24
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468889776128