Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/824 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é conhecer as opiniões de docentes da formação inicial sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A amostra é composta de cinco docentes do nível inicial do Instituto Superior de Formação de Professores da cidade de Santa Fé, Argentina. Para a coleta de dados se realizaram entrevistas pessoais semi-estruturadas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade em três dimensões: definições de ciência e tecnologia; influência sobre ciência/tecnologia e da influência da ciência/tecnologia sobre a sociedade. Os resultados mostram que há uma tendência para a profissionalização na formação inicial de professores, acompanhada pelas crescentes demandas sociais e políticas. Identifica-se que os docentes entrevistados consideram prioritário na formação de estudantes o ensino de Ciência e Tecnologia (CeT), a articulação de conhecimentos teóricos e práticos e sua integração nas questões que representam a complexidade da realidade e da formação contínua e sua integração em problemáticas que representam a complexidade da realidade e a formação contínua como meio para atender e posicionar em face dos exigências atuais. Os resultados tornam aconselhável para promover programas de formação continuada nesta área e fortalecer a formação inicial de professores. |
id |
UESB-7_586096ea8f3f92d2ab702000c4a83d26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/824 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicialCTSFormação docenteNível inicialO objetivo deste estudo é conhecer as opiniões de docentes da formação inicial sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A amostra é composta de cinco docentes do nível inicial do Instituto Superior de Formação de Professores da cidade de Santa Fé, Argentina. Para a coleta de dados se realizaram entrevistas pessoais semi-estruturadas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade em três dimensões: definições de ciência e tecnologia; influência sobre ciência/tecnologia e da influência da ciência/tecnologia sobre a sociedade. Os resultados mostram que há uma tendência para a profissionalização na formação inicial de professores, acompanhada pelas crescentes demandas sociais e políticas. Identifica-se que os docentes entrevistados consideram prioritário na formação de estudantes o ensino de Ciência e Tecnologia (CeT), a articulação de conhecimentos teóricos e práticos e sua integração nas questões que representam a complexidade da realidade e da formação contínua e sua integração em problemáticas que representam a complexidade da realidade e a formação contínua como meio para atender e posicionar em face dos exigências atuais. Os resultados tornam aconselhável para promover programas de formação continuada nesta área e fortalecer a formação inicial de professores.Edições UESB2015-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/824Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 137-153Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 137-153Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 137-1532178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/824/698Odetti, Cecilia ÁngelaFalicoff, Claudia Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:04:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/824Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:04:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial |
title |
Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial |
spellingShingle |
Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial Odetti, Cecilia Ángela CTS Formação docente Nível inicial |
title_short |
Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial |
title_full |
Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial |
title_fullStr |
Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial |
title_full_unstemmed |
Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial |
title_sort |
Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial |
author |
Odetti, Cecilia Ángela |
author_facet |
Odetti, Cecilia Ángela Falicoff, Claudia Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Falicoff, Claudia Beatriz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Odetti, Cecilia Ángela Falicoff, Claudia Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CTS Formação docente Nível inicial |
topic |
CTS Formação docente Nível inicial |
description |
O objetivo deste estudo é conhecer as opiniões de docentes da formação inicial sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A amostra é composta de cinco docentes do nível inicial do Instituto Superior de Formação de Professores da cidade de Santa Fé, Argentina. Para a coleta de dados se realizaram entrevistas pessoais semi-estruturadas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade em três dimensões: definições de ciência e tecnologia; influência sobre ciência/tecnologia e da influência da ciência/tecnologia sobre a sociedade. Os resultados mostram que há uma tendência para a profissionalização na formação inicial de professores, acompanhada pelas crescentes demandas sociais e políticas. Identifica-se que os docentes entrevistados consideram prioritário na formação de estudantes o ensino de Ciência e Tecnologia (CeT), a articulação de conhecimentos teóricos e práticos e sua integração nas questões que representam a complexidade da realidade e da formação contínua e sua integração em problemáticas que representam a complexidade da realidade e a formação contínua como meio para atender e posicionar em face dos exigências atuais. Os resultados tornam aconselhável para promover programas de formação continuada nesta área e fortalecer a formação inicial de professores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/824 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/824/698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 137-153 Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 137-153 Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 137-153 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815981346816 |