Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Odetti, Cecilia Ángela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Falicoff, Claudia Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/824
Resumo: O objetivo deste estudo é conhecer as opiniões de docentes da formação inicial sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A amostra é composta de cinco docentes do nível inicial do Instituto Superior de Formação de Professores da cidade de Santa Fé, Argentina. Para a coleta de dados se realizaram entrevistas pessoais semi-estruturadas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade em três dimensões: definições de ciência e tecnologia; influência sobre ciência/tecnologia e da influência da ciência/tecnologia sobre a sociedade. Os resultados mostram que há uma tendência para a profissionalização na formação inicial de professores, acompanhada pelas crescentes demandas sociais e políticas. Identifica-se que os docentes entrevistados consideram prioritário na formação de estudantes o ensino de Ciência e Tecnologia (CeT), a articulação de conhecimentos teóricos e práticos e sua integração nas questões que representam a complexidade da realidade e da formação contínua e sua integração em problemáticas que representam a complexidade da realidade e a formação contínua como meio para atender e posicionar em face dos exigências atuais. Os resultados tornam aconselhável para promover programas de formação continuada nesta área e fortalecer a formação inicial de professores.
id UESB-7_586096ea8f3f92d2ab702000c4a83d26
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/824
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicialCTSFormação docenteNível inicialO objetivo deste estudo é conhecer as opiniões de docentes da formação inicial sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A amostra é composta de cinco docentes do nível inicial do Instituto Superior de Formação de Professores da cidade de Santa Fé, Argentina. Para a coleta de dados se realizaram entrevistas pessoais semi-estruturadas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade em três dimensões: definições de ciência e tecnologia; influência sobre ciência/tecnologia e da influência da ciência/tecnologia sobre a sociedade. Os resultados mostram que há uma tendência para a profissionalização na formação inicial de professores, acompanhada pelas crescentes demandas sociais e políticas. Identifica-se que os docentes entrevistados consideram prioritário na formação de estudantes o ensino de Ciência e Tecnologia (CeT), a articulação de conhecimentos teóricos e práticos e sua integração nas questões que representam a complexidade da realidade e da formação contínua e sua integração em problemáticas que representam a complexidade da realidade e a formação contínua como meio para atender e posicionar em face dos exigências atuais. Os resultados tornam aconselhável para promover programas de formação continuada nesta área e fortalecer a formação inicial de professores.Edições UESB2015-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/824Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 137-153Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 137-153Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 137-1532178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/824/698Odetti, Cecilia ÁngelaFalicoff, Claudia Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:04:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/824Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:04:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial
title Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial
spellingShingle Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial
Odetti, Cecilia Ángela
CTS
Formação docente
Nível inicial
title_short Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial
title_full Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial
title_fullStr Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial
title_full_unstemmed Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial
title_sort Sobre la ciencia, la tecnología y la sociedad: un estudio con docentes del profesorado de educación inicial
author Odetti, Cecilia Ángela
author_facet Odetti, Cecilia Ángela
Falicoff, Claudia Beatriz
author_role author
author2 Falicoff, Claudia Beatriz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Odetti, Cecilia Ángela
Falicoff, Claudia Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv CTS
Formação docente
Nível inicial
topic CTS
Formação docente
Nível inicial
description O objetivo deste estudo é conhecer as opiniões de docentes da formação inicial sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A amostra é composta de cinco docentes do nível inicial do Instituto Superior de Formação de Professores da cidade de Santa Fé, Argentina. Para a coleta de dados se realizaram entrevistas pessoais semi-estruturadas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade em três dimensões: definições de ciência e tecnologia; influência sobre ciência/tecnologia e da influência da ciência/tecnologia sobre a sociedade. Os resultados mostram que há uma tendência para a profissionalização na formação inicial de professores, acompanhada pelas crescentes demandas sociais e políticas. Identifica-se que os docentes entrevistados consideram prioritário na formação de estudantes o ensino de Ciência e Tecnologia (CeT), a articulação de conhecimentos teóricos e práticos e sua integração nas questões que representam a complexidade da realidade e da formação contínua e sua integração em problemáticas que representam a complexidade da realidade e a formação contínua como meio para atender e posicionar em face dos exigências atuais. Os resultados tornam aconselhável para promover programas de formação continuada nesta área e fortalecer a formação inicial de professores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/824
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/824/698
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 137-153
Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 137-153
Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 137-153
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815981346816