Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARQUES, ANTÔNIA BATISTA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CORTEZ, JANAÍNA ASSIS, COSTA BARBOSA, ELZA HELENA SILVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2764
Resumo: Este estudo apresenta resultados de pesquisa acerca dos sentidos e significados constituídos pelo professor sobre o trabalho com a leitura na sala de aula na perspectiva Sócio-Histórica.  A pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo bibliográfica e empírica. Utilizamos a proposta metodológica dos núcleos de significação, para a análise e interpretação das informações produzidas. O sujeito da pesquisa foi uma professora da rede pública de ensino, está inserida na sala de aula do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa apontam, a concepção de leitura da professora guia a sua prática e que para o enfrentamento das dificuldades no trabalho com a leitura, ela recorre essencialmente a duas estratégias; a realização de tarefas diferenciadas, quando não usa o livro, e a orientação individualizado no momento que o uso do livro.
id UEMG-2_b09cd6daf6bff92a7b1e6b01660ffeea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2764
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroomTrabalho com leituraNíveis de aprendizagemSentidos e significadosEste estudo apresenta resultados de pesquisa acerca dos sentidos e significados constituídos pelo professor sobre o trabalho com a leitura na sala de aula na perspectiva Sócio-Histórica.  A pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo bibliográfica e empírica. Utilizamos a proposta metodológica dos núcleos de significação, para a análise e interpretação das informações produzidas. O sujeito da pesquisa foi uma professora da rede pública de ensino, está inserida na sala de aula do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa apontam, a concepção de leitura da professora guia a sua prática e que para o enfrentamento das dificuldades no trabalho com a leitura, ela recorre essencialmente a duas estratégias; a realização de tarefas diferenciadas, quando não usa o livro, e a orientação individualizado no momento que o uso do livro.EDUEMG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/276410.24934/eef.v22i37.2764Educação em Foco; Vol. 22 No. 37 (2019): Educação em Foco; 27-49Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 37 (2019): Educação em Foco; 27-49Educação em Foco; v. 22 n. 37 (2019): Educação em Foco; 27-492317-00931519-332210.24934/eef.v22i37reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2764/2133Copyright (c) 2019 ANTÔNIA BATISTA MARQUES, JANAÍNA ASSIS CORTEZ, ELZA HELENA SILVA COSTA BARBOSAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARQUES, ANTÔNIA BATISTACORTEZ, JANAÍNA ASSISCOSTA BARBOSA, ELZA HELENA SILVA2019-08-13T18:21:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2764Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2019-08-13T18:21:48Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom
title Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom
spellingShingle Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom
MARQUES, ANTÔNIA BATISTA
Trabalho com leitura
Níveis de aprendizagem
Sentidos e significados
title_short Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom
title_full Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom
title_fullStr Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom
title_full_unstemmed Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom
title_sort Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom
author MARQUES, ANTÔNIA BATISTA
author_facet MARQUES, ANTÔNIA BATISTA
CORTEZ, JANAÍNA ASSIS
COSTA BARBOSA, ELZA HELENA SILVA
author_role author
author2 CORTEZ, JANAÍNA ASSIS
COSTA BARBOSA, ELZA HELENA SILVA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARQUES, ANTÔNIA BATISTA
CORTEZ, JANAÍNA ASSIS
COSTA BARBOSA, ELZA HELENA SILVA
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho com leitura
Níveis de aprendizagem
Sentidos e significados
topic Trabalho com leitura
Níveis de aprendizagem
Sentidos e significados
description Este estudo apresenta resultados de pesquisa acerca dos sentidos e significados constituídos pelo professor sobre o trabalho com a leitura na sala de aula na perspectiva Sócio-Histórica.  A pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo bibliográfica e empírica. Utilizamos a proposta metodológica dos núcleos de significação, para a análise e interpretação das informações produzidas. O sujeito da pesquisa foi uma professora da rede pública de ensino, está inserida na sala de aula do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa apontam, a concepção de leitura da professora guia a sua prática e que para o enfrentamento das dificuldades no trabalho com a leitura, ela recorre essencialmente a duas estratégias; a realização de tarefas diferenciadas, quando não usa o livro, e a orientação individualizado no momento que o uso do livro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2764
10.24934/eef.v22i37.2764
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2764
identifier_str_mv 10.24934/eef.v22i37.2764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2764/2133
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 ANTÔNIA BATISTA MARQUES, JANAÍNA ASSIS CORTEZ, ELZA HELENA SILVA COSTA BARBOSA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 ANTÔNIA BATISTA MARQUES, JANAÍNA ASSIS CORTEZ, ELZA HELENA SILVA COSTA BARBOSA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 22 No. 37 (2019): Educação em Foco; 27-49
Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 37 (2019): Educação em Foco; 27-49
Educação em Foco; v. 22 n. 37 (2019): Educação em Foco; 27-49
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v22i37
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469744365568