Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2764 |
Resumo: | Este estudo apresenta resultados de pesquisa acerca dos sentidos e significados constituídos pelo professor sobre o trabalho com a leitura na sala de aula na perspectiva Sócio-Histórica. A pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo bibliográfica e empírica. Utilizamos a proposta metodológica dos núcleos de significação, para a análise e interpretação das informações produzidas. O sujeito da pesquisa foi uma professora da rede pública de ensino, está inserida na sala de aula do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa apontam, a concepção de leitura da professora guia a sua prática e que para o enfrentamento das dificuldades no trabalho com a leitura, ela recorre essencialmente a duas estratégias; a realização de tarefas diferenciadas, quando não usa o livro, e a orientação individualizado no momento que o uso do livro. |
id |
UEMG-2_b09cd6daf6bff92a7b1e6b01660ffeea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2764 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroomTrabalho com leituraNíveis de aprendizagemSentidos e significadosEste estudo apresenta resultados de pesquisa acerca dos sentidos e significados constituídos pelo professor sobre o trabalho com a leitura na sala de aula na perspectiva Sócio-Histórica. A pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo bibliográfica e empírica. Utilizamos a proposta metodológica dos núcleos de significação, para a análise e interpretação das informações produzidas. O sujeito da pesquisa foi uma professora da rede pública de ensino, está inserida na sala de aula do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa apontam, a concepção de leitura da professora guia a sua prática e que para o enfrentamento das dificuldades no trabalho com a leitura, ela recorre essencialmente a duas estratégias; a realização de tarefas diferenciadas, quando não usa o livro, e a orientação individualizado no momento que o uso do livro.EDUEMG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/276410.24934/eef.v22i37.2764Educação em Foco; Vol. 22 No. 37 (2019): Educação em Foco; 27-49Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 37 (2019): Educação em Foco; 27-49Educação em Foco; v. 22 n. 37 (2019): Educação em Foco; 27-492317-00931519-332210.24934/eef.v22i37reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2764/2133Copyright (c) 2019 ANTÔNIA BATISTA MARQUES, JANAÍNA ASSIS CORTEZ, ELZA HELENA SILVA COSTA BARBOSAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARQUES, ANTÔNIA BATISTACORTEZ, JANAÍNA ASSISCOSTA BARBOSA, ELZA HELENA SILVA2019-08-13T18:21:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2764Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2019-08-13T18:21:48Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom |
title |
Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom |
spellingShingle |
Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom MARQUES, ANTÔNIA BATISTA Trabalho com leitura Níveis de aprendizagem Sentidos e significados |
title_short |
Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom |
title_full |
Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom |
title_fullStr |
Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom |
title_full_unstemmed |
Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom |
title_sort |
Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom |
author |
MARQUES, ANTÔNIA BATISTA |
author_facet |
MARQUES, ANTÔNIA BATISTA CORTEZ, JANAÍNA ASSIS COSTA BARBOSA, ELZA HELENA SILVA |
author_role |
author |
author2 |
CORTEZ, JANAÍNA ASSIS COSTA BARBOSA, ELZA HELENA SILVA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARQUES, ANTÔNIA BATISTA CORTEZ, JANAÍNA ASSIS COSTA BARBOSA, ELZA HELENA SILVA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho com leitura Níveis de aprendizagem Sentidos e significados |
topic |
Trabalho com leitura Níveis de aprendizagem Sentidos e significados |
description |
Este estudo apresenta resultados de pesquisa acerca dos sentidos e significados constituídos pelo professor sobre o trabalho com a leitura na sala de aula na perspectiva Sócio-Histórica. A pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo bibliográfica e empírica. Utilizamos a proposta metodológica dos núcleos de significação, para a análise e interpretação das informações produzidas. O sujeito da pesquisa foi uma professora da rede pública de ensino, está inserida na sala de aula do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa apontam, a concepção de leitura da professora guia a sua prática e que para o enfrentamento das dificuldades no trabalho com a leitura, ela recorre essencialmente a duas estratégias; a realização de tarefas diferenciadas, quando não usa o livro, e a orientação individualizado no momento que o uso do livro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2764 10.24934/eef.v22i37.2764 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2764 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v22i37.2764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2764/2133 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 ANTÔNIA BATISTA MARQUES, JANAÍNA ASSIS CORTEZ, ELZA HELENA SILVA COSTA BARBOSA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 ANTÔNIA BATISTA MARQUES, JANAÍNA ASSIS CORTEZ, ELZA HELENA SILVA COSTA BARBOSA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 22 No. 37 (2019): Educação em Foco; 27-49 Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 37 (2019): Educação em Foco; 27-49 Educação em Foco; v. 22 n. 37 (2019): Educação em Foco; 27-49 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v22i37 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469744365568 |