Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10723 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto as concepções de formação docente contidas na proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Belo Horizonte, da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE/CBH/UEMG), elaborada em 1998, e as concepções que permeiam esta proposta hoje. As concepções de formação docente foram analisadas a partir dos autores: Giroux (1987, 1997), Le Boterf (2003), Pérez Gómez (2000), Perrenoud (2001, 2002), Sacristán (2000), Veiga (1998), Weber (2007), entre outros. Os dados, documentais e empíricos, foram coletados a partir de análise do documento da proposta, textos de professores da instituição e de entrevistas com professores da instituição. Dessa forma, as concepções de formação de professores também estão presentes nas falas dos professores entrevistados, que foram analisadas numa dimensão qualitativa, através da análise de conteúdo, baseada na teoria de Bardin (2000). Os professores entrevistados fazem parte de dois grupos distintos: o de professores que está há mais tempo na instituição e que participaram direta ou indiretamente da elaboração da proposta; e aqueles que atuam hoje nesta e que não participaram da elaboração da reforma do Curso de Pedagogia. As concepções de formação docente se apresentaram ao longo da pesquisa de várias formas. As que aparecem na proposta do Curso de Pedagogia da referida instituição apresentam-se numa perspectiva de reconstrução social (Pérez Gómez, 2000), visando o coletivo e a integração. |
id |
UERJ_546e133edf8d56e39d267019872205f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/10723 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMGConceptions of teacher education: an analysis of the proposal of teachers learning of the undergraduate course in Pedagogy of FAE / CBH / UEMGTeachers learningPedagogyFormação docentePedagogiaFormação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação tem como objeto as concepções de formação docente contidas na proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Belo Horizonte, da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE/CBH/UEMG), elaborada em 1998, e as concepções que permeiam esta proposta hoje. As concepções de formação docente foram analisadas a partir dos autores: Giroux (1987, 1997), Le Boterf (2003), Pérez Gómez (2000), Perrenoud (2001, 2002), Sacristán (2000), Veiga (1998), Weber (2007), entre outros. Os dados, documentais e empíricos, foram coletados a partir de análise do documento da proposta, textos de professores da instituição e de entrevistas com professores da instituição. Dessa forma, as concepções de formação de professores também estão presentes nas falas dos professores entrevistados, que foram analisadas numa dimensão qualitativa, através da análise de conteúdo, baseada na teoria de Bardin (2000). Os professores entrevistados fazem parte de dois grupos distintos: o de professores que está há mais tempo na instituição e que participaram direta ou indiretamente da elaboração da proposta; e aqueles que atuam hoje nesta e que não participaram da elaboração da reforma do Curso de Pedagogia. As concepções de formação docente se apresentaram ao longo da pesquisa de várias formas. As que aparecem na proposta do Curso de Pedagogia da referida instituição apresentam-se numa perspectiva de reconstrução social (Pérez Gómez, 2000), visando o coletivo e a integração.This dissertation has as object the conceptions of teacher learning in the proposal of the teacher learning of the undergraduate course in Pedagogy Department of Education (Faculdade de Educação), Campus Belo Horizonte, Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE / CBH / UEMG), elaborated in 1998 and the conceptions that permeate this proposal today. The conceptions of teacher learning present in the speeches of the interviewee teachers are analyzed in a qualitative dimension, through Content Analysis. Interviews were conducted in the classroom of the institution, which facilitated access to all, since the interviewees and the researcher work in that institution. The interviewee teachers are part of two distinct groups: the teachers who have been in the institution for the longest time and that had been participated directly or indirectly in the development of the proposal, and those who have not participated in the elaboration of the proposal of the undergraduate course of Pedagogy, but are involved in its implementation. The concepts of teacher learning were presented according to several authors of the literature on the subject. Also, they were presented according to the object of this research. Finally, the speeches of the teachers were presented. All these three situations, which appear at different moments in the work, dialogue among themselves.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBRUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPaiva, Edil Vasconcellos dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781103Z5Leite, Siomara Borbahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P40805Vargas, Sônia Maria dehttp://lattes.cnpq.br/8328859034297929Andrade, Ana Paula2021-01-05T21:56:57Z2010-06-292010-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Ana Paula. Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG. 2010. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T15:43:24Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/10723Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG Conceptions of teacher education: an analysis of the proposal of teachers learning of the undergraduate course in Pedagogy of FAE / CBH / UEMG |
title |
Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG |
spellingShingle |
Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG Andrade, Ana Paula Teachers learning Pedagogy Formação docente Pedagogia Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG |
title_full |
Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG |
title_fullStr |
Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG |
title_full_unstemmed |
Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG |
title_sort |
Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG |
author |
Andrade, Ana Paula |
author_facet |
Andrade, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paiva, Edil Vasconcellos de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781103Z5 Leite, Siomara Borba http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P40805 Vargas, Sônia Maria de http://lattes.cnpq.br/8328859034297929 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teachers learning Pedagogy Formação docente Pedagogia Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Teachers learning Pedagogy Formação docente Pedagogia Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta dissertação tem como objeto as concepções de formação docente contidas na proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Belo Horizonte, da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE/CBH/UEMG), elaborada em 1998, e as concepções que permeiam esta proposta hoje. As concepções de formação docente foram analisadas a partir dos autores: Giroux (1987, 1997), Le Boterf (2003), Pérez Gómez (2000), Perrenoud (2001, 2002), Sacristán (2000), Veiga (1998), Weber (2007), entre outros. Os dados, documentais e empíricos, foram coletados a partir de análise do documento da proposta, textos de professores da instituição e de entrevistas com professores da instituição. Dessa forma, as concepções de formação de professores também estão presentes nas falas dos professores entrevistados, que foram analisadas numa dimensão qualitativa, através da análise de conteúdo, baseada na teoria de Bardin (2000). Os professores entrevistados fazem parte de dois grupos distintos: o de professores que está há mais tempo na instituição e que participaram direta ou indiretamente da elaboração da proposta; e aqueles que atuam hoje nesta e que não participaram da elaboração da reforma do Curso de Pedagogia. As concepções de formação docente se apresentaram ao longo da pesquisa de várias formas. As que aparecem na proposta do Curso de Pedagogia da referida instituição apresentam-se numa perspectiva de reconstrução social (Pérez Gómez, 2000), visando o coletivo e a integração. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-29 2010-03-23 2021-01-05T21:56:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDRADE, Ana Paula. Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG. 2010. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10723 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Ana Paula. Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG. 2010. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1818990620119662592 |