Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ana Paula
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10723
Resumo: Esta dissertação tem como objeto as concepções de formação docente contidas na proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Belo Horizonte, da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE/CBH/UEMG), elaborada em 1998, e as concepções que permeiam esta proposta hoje. As concepções de formação docente foram analisadas a partir dos autores: Giroux (1987, 1997), Le Boterf (2003), Pérez Gómez (2000), Perrenoud (2001, 2002), Sacristán (2000), Veiga (1998), Weber (2007), entre outros. Os dados, documentais e empíricos, foram coletados a partir de análise do documento da proposta, textos de professores da instituição e de entrevistas com professores da instituição. Dessa forma, as concepções de formação de professores também estão presentes nas falas dos professores entrevistados, que foram analisadas numa dimensão qualitativa, através da análise de conteúdo, baseada na teoria de Bardin (2000). Os professores entrevistados fazem parte de dois grupos distintos: o de professores que está há mais tempo na instituição e que participaram direta ou indiretamente da elaboração da proposta; e aqueles que atuam hoje nesta e que não participaram da elaboração da reforma do Curso de Pedagogia. As concepções de formação docente se apresentaram ao longo da pesquisa de várias formas. As que aparecem na proposta do Curso de Pedagogia da referida instituição apresentam-se numa perspectiva de reconstrução social (Pérez Gómez, 2000), visando o coletivo e a integração.
id UERJ_546e133edf8d56e39d267019872205f5
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10723
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMGConceptions of teacher education: an analysis of the proposal of teachers learning of the undergraduate course in Pedagogy of FAE / CBH / UEMGTeachers learningPedagogyFormação docentePedagogiaFormação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação tem como objeto as concepções de formação docente contidas na proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Belo Horizonte, da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE/CBH/UEMG), elaborada em 1998, e as concepções que permeiam esta proposta hoje. As concepções de formação docente foram analisadas a partir dos autores: Giroux (1987, 1997), Le Boterf (2003), Pérez Gómez (2000), Perrenoud (2001, 2002), Sacristán (2000), Veiga (1998), Weber (2007), entre outros. Os dados, documentais e empíricos, foram coletados a partir de análise do documento da proposta, textos de professores da instituição e de entrevistas com professores da instituição. Dessa forma, as concepções de formação de professores também estão presentes nas falas dos professores entrevistados, que foram analisadas numa dimensão qualitativa, através da análise de conteúdo, baseada na teoria de Bardin (2000). Os professores entrevistados fazem parte de dois grupos distintos: o de professores que está há mais tempo na instituição e que participaram direta ou indiretamente da elaboração da proposta; e aqueles que atuam hoje nesta e que não participaram da elaboração da reforma do Curso de Pedagogia. As concepções de formação docente se apresentaram ao longo da pesquisa de várias formas. As que aparecem na proposta do Curso de Pedagogia da referida instituição apresentam-se numa perspectiva de reconstrução social (Pérez Gómez, 2000), visando o coletivo e a integração.This dissertation has as object the conceptions of teacher learning in the proposal of the teacher learning of the undergraduate course in Pedagogy Department of Education (Faculdade de Educação), Campus Belo Horizonte, Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE / CBH / UEMG), elaborated in 1998 and the conceptions that permeate this proposal today. The conceptions of teacher learning present in the speeches of the interviewee teachers are analyzed in a qualitative dimension, through Content Analysis. Interviews were conducted in the classroom of the institution, which facilitated access to all, since the interviewees and the researcher work in that institution. The interviewee teachers are part of two distinct groups: the teachers who have been in the institution for the longest time and that had been participated directly or indirectly in the development of the proposal, and those who have not participated in the elaboration of the proposal of the undergraduate course of Pedagogy, but are involved in its implementation. The concepts of teacher learning were presented according to several authors of the literature on the subject. Also, they were presented according to the object of this research. Finally, the speeches of the teachers were presented. All these three situations, which appear at different moments in the work, dialogue among themselves.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBRUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPaiva, Edil Vasconcellos dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781103Z5Leite, Siomara Borbahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P40805Vargas, Sônia Maria dehttp://lattes.cnpq.br/8328859034297929Andrade, Ana Paula2021-01-05T21:56:57Z2010-06-292010-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Ana Paula. Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG. 2010. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T15:43:24Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/10723Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG
Conceptions of teacher education: an analysis of the proposal of teachers learning of the undergraduate course in Pedagogy of FAE / CBH / UEMG
title Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG
spellingShingle Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG
Andrade, Ana Paula
Teachers learning
Pedagogy
Formação docente
Pedagogia
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG
title_full Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG
title_fullStr Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG
title_full_unstemmed Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG
title_sort Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG
author Andrade, Ana Paula
author_facet Andrade, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Edil Vasconcellos de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781103Z5
Leite, Siomara Borba
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P40805
Vargas, Sônia Maria de
http://lattes.cnpq.br/8328859034297929
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Teachers learning
Pedagogy
Formação docente
Pedagogia
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Teachers learning
Pedagogy
Formação docente
Pedagogia
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação tem como objeto as concepções de formação docente contidas na proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Belo Horizonte, da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE/CBH/UEMG), elaborada em 1998, e as concepções que permeiam esta proposta hoje. As concepções de formação docente foram analisadas a partir dos autores: Giroux (1987, 1997), Le Boterf (2003), Pérez Gómez (2000), Perrenoud (2001, 2002), Sacristán (2000), Veiga (1998), Weber (2007), entre outros. Os dados, documentais e empíricos, foram coletados a partir de análise do documento da proposta, textos de professores da instituição e de entrevistas com professores da instituição. Dessa forma, as concepções de formação de professores também estão presentes nas falas dos professores entrevistados, que foram analisadas numa dimensão qualitativa, através da análise de conteúdo, baseada na teoria de Bardin (2000). Os professores entrevistados fazem parte de dois grupos distintos: o de professores que está há mais tempo na instituição e que participaram direta ou indiretamente da elaboração da proposta; e aqueles que atuam hoje nesta e que não participaram da elaboração da reforma do Curso de Pedagogia. As concepções de formação docente se apresentaram ao longo da pesquisa de várias formas. As que aparecem na proposta do Curso de Pedagogia da referida instituição apresentam-se numa perspectiva de reconstrução social (Pérez Gómez, 2000), visando o coletivo e a integração.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-29
2010-03-23
2021-01-05T21:56:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Ana Paula. Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG. 2010. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10723
identifier_str_mv ANDRADE, Ana Paula. Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG. 2010. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1818990620119662592