O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1913 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe-se a apresentar o percurso percorrido pela Educação Secundária no Brasil e a presença da Educação Física enquanto Componente Curricular. Trata de um estudo bibliográfico que compõe o marco teórico da pesquisa “A Educação Física no Ensino Médio: estudos de casos na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul” e procura delinear o cenário em que ocorrem os embates ao longo da história e quais suas implicações nas políticas educacionais que orientam o Ensino Médio e a Educação Física, nesse nível de escolaridade. O resgate da trajetória sociopolítico-pedagógica do Ensino Médio, e o percurso da Educação Física na esteira desse processo, nos desvela os diversos movimentos que imprimem diferentes matizes e demarcam as tensões entre dois caminhos distintos que acompanham o Ensino Médio no Brasil e que culminam com as últimas medidas legislativas que ameaçam conquistas históricas do processo educacional brasileiro. |
id |
UEMG-2_bfe43fc4377b0fe33f290c8ea1b17512 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1913 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shadesEducação FísicaEnsino MédioHistória da Educação no Brasil.Esta pesquisa propõe-se a apresentar o percurso percorrido pela Educação Secundária no Brasil e a presença da Educação Física enquanto Componente Curricular. Trata de um estudo bibliográfico que compõe o marco teórico da pesquisa “A Educação Física no Ensino Médio: estudos de casos na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul” e procura delinear o cenário em que ocorrem os embates ao longo da história e quais suas implicações nas políticas educacionais que orientam o Ensino Médio e a Educação Física, nesse nível de escolaridade. O resgate da trajetória sociopolítico-pedagógica do Ensino Médio, e o percurso da Educação Física na esteira desse processo, nos desvela os diversos movimentos que imprimem diferentes matizes e demarcam as tensões entre dois caminhos distintos que acompanham o Ensino Médio no Brasil e que culminam com as últimas medidas legislativas que ameaçam conquistas históricas do processo educacional brasileiro.EDUEMG2018-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/191310.24934/eef.v21i33.1913Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 161-178Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 161-178Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 161-1782317-00931519-332210.24934/eef.v21i33reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1913/1615Copyright (c) 2018 Denise Grosso da Fonseca, Vicente Molina Neto, Lisandra Oliveira e Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Fonseca, Denise GrossoMolina Neto, VicenteSilva, Lisandra Oliveira e2018-05-28T18:17:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1913Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-05-28T18:17Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades |
title |
O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades |
spellingShingle |
O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades da Fonseca, Denise Grosso Educação Física Ensino Médio História da Educação no Brasil. |
title_short |
O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades |
title_full |
O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades |
title_fullStr |
O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades |
title_full_unstemmed |
O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades |
title_sort |
O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades |
author |
da Fonseca, Denise Grosso |
author_facet |
da Fonseca, Denise Grosso Molina Neto, Vicente Silva, Lisandra Oliveira e |
author_role |
author |
author2 |
Molina Neto, Vicente Silva, Lisandra Oliveira e |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Fonseca, Denise Grosso Molina Neto, Vicente Silva, Lisandra Oliveira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Ensino Médio História da Educação no Brasil. |
topic |
Educação Física Ensino Médio História da Educação no Brasil. |
description |
Esta pesquisa propõe-se a apresentar o percurso percorrido pela Educação Secundária no Brasil e a presença da Educação Física enquanto Componente Curricular. Trata de um estudo bibliográfico que compõe o marco teórico da pesquisa “A Educação Física no Ensino Médio: estudos de casos na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul” e procura delinear o cenário em que ocorrem os embates ao longo da história e quais suas implicações nas políticas educacionais que orientam o Ensino Médio e a Educação Física, nesse nível de escolaridade. O resgate da trajetória sociopolítico-pedagógica do Ensino Médio, e o percurso da Educação Física na esteira desse processo, nos desvela os diversos movimentos que imprimem diferentes matizes e demarcam as tensões entre dois caminhos distintos que acompanham o Ensino Médio no Brasil e que culminam com as últimas medidas legislativas que ameaçam conquistas históricas do processo educacional brasileiro. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1913 10.24934/eef.v21i33.1913 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1913 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i33.1913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1913/1615 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Denise Grosso da Fonseca, Vicente Molina Neto, Lisandra Oliveira e Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Denise Grosso da Fonseca, Vicente Molina Neto, Lisandra Oliveira e Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 161-178 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 161-178 Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 161-178 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i33 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469341712384 |