Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1072 |
Resumo: | O texto parte do entendimento de que a formação continuada e o desenvolvimento profissional de professores são espaços-tempo de estudos e de reflexões que acontecem ao longo da carreira docente e que, dependendo da maneira como são organizados, podem possibilitar o aprofundamento teórico-conceitual acerca de determinadas disciplinas ou áreas do conhecimento, estarem diretamente relacionados a temáticas que estejam vinculadas à prática pedagógica que o(a) professor(a) desenvolve no interior das salas de aula ou, ainda, discutirem temas que versem sobre a educação numa perspectiva mais global. A partir da investigação bibliográfica, analisa-se como os processos de formação continuada de professores, operando a partir da lógica apresentada com o conceito de acontecimento, pode abrir espaços-tempo de formação que potencializem os sujeitos-professores a se desenvolverem profissionalmente. Essa perspectiva analítica pode conduzir a outros modos de se pensar os processos formativos de professores, vislumbrando a possibilidade de constituição de uma estética do cotidiano. |
id |
UEMG-2_db2e31dfc4210d3a9ddcc45656b1adf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1072 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimentoFormação continuada de professoresAcontecimentoEstética do cotidiano.O texto parte do entendimento de que a formação continuada e o desenvolvimento profissional de professores são espaços-tempo de estudos e de reflexões que acontecem ao longo da carreira docente e que, dependendo da maneira como são organizados, podem possibilitar o aprofundamento teórico-conceitual acerca de determinadas disciplinas ou áreas do conhecimento, estarem diretamente relacionados a temáticas que estejam vinculadas à prática pedagógica que o(a) professor(a) desenvolve no interior das salas de aula ou, ainda, discutirem temas que versem sobre a educação numa perspectiva mais global. A partir da investigação bibliográfica, analisa-se como os processos de formação continuada de professores, operando a partir da lógica apresentada com o conceito de acontecimento, pode abrir espaços-tempo de formação que potencializem os sujeitos-professores a se desenvolverem profissionalmente. Essa perspectiva analítica pode conduzir a outros modos de se pensar os processos formativos de professores, vislumbrando a possibilidade de constituição de uma estética do cotidiano. EDUEMG2016-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/107210.24934/eef.v19i27.1072Educação em Foco; Vol. 19 No. 27 (2016): Educação em Foco; 123-144Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 27 (2016): Educação em Foco; 123-144Educação em Foco; v. 19 n. 27 (2016): Educação em Foco; 123-1442317-00931519-332210.24934/eef.v19i27reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1072/955Andrade, ElisabeteNogaro, ArnaldoCopetti Callai, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1072Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento |
title |
Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento |
spellingShingle |
Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento Andrade, Elisabete Formação continuada de professores Acontecimento Estética do cotidiano. |
title_short |
Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento |
title_full |
Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento |
title_fullStr |
Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento |
title_sort |
Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento |
author |
Andrade, Elisabete |
author_facet |
Andrade, Elisabete Nogaro, Arnaldo Copetti Callai, Helena |
author_role |
author |
author2 |
Nogaro, Arnaldo Copetti Callai, Helena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Elisabete Nogaro, Arnaldo Copetti Callai, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores Acontecimento Estética do cotidiano. |
topic |
Formação continuada de professores Acontecimento Estética do cotidiano. |
description |
O texto parte do entendimento de que a formação continuada e o desenvolvimento profissional de professores são espaços-tempo de estudos e de reflexões que acontecem ao longo da carreira docente e que, dependendo da maneira como são organizados, podem possibilitar o aprofundamento teórico-conceitual acerca de determinadas disciplinas ou áreas do conhecimento, estarem diretamente relacionados a temáticas que estejam vinculadas à prática pedagógica que o(a) professor(a) desenvolve no interior das salas de aula ou, ainda, discutirem temas que versem sobre a educação numa perspectiva mais global. A partir da investigação bibliográfica, analisa-se como os processos de formação continuada de professores, operando a partir da lógica apresentada com o conceito de acontecimento, pode abrir espaços-tempo de formação que potencializem os sujeitos-professores a se desenvolverem profissionalmente. Essa perspectiva analítica pode conduzir a outros modos de se pensar os processos formativos de professores, vislumbrando a possibilidade de constituição de uma estética do cotidiano. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1072 10.24934/eef.v19i27.1072 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1072 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v19i27.1072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1072/955 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 19 No. 27 (2016): Educação em Foco; 123-144 Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 27 (2016): Educação em Foco; 123-144 Educação em Foco; v. 19 n. 27 (2016): Educação em Foco; 123-144 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v19i27 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468943253505 |