Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Elisabete
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nogaro, Arnaldo, Copetti Callai, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1072
Resumo: O texto parte do entendimento de que a formação continuada e o desenvolvimento profissional de professores são espaços-tempo de estudos e de reflexões que acontecem ao longo da carreira docente e que, dependendo da maneira como são organizados, podem possibilitar o aprofundamento teórico-conceitual acerca de determinadas disciplinas ou áreas do conhecimento, estarem diretamente relacionados a temáticas que estejam vinculadas à prática pedagógica que o(a) professor(a) desenvolve no interior das salas de aula ou, ainda, discutirem temas que versem sobre a educação numa perspectiva mais global. A partir da investigação bibliográfica, analisa-se como os processos de formação continuada de professores, operando a partir da lógica apresentada com o conceito de acontecimento, pode abrir espaços-tempo de formação que potencializem os sujeitos-professores a se desenvolverem profissionalmente. Essa perspectiva analítica pode conduzir a outros modos de se pensar os processos formativos de professores, vislumbrando a possibilidade de constituição de uma estética do cotidiano.
id UEMG-2_db2e31dfc4210d3a9ddcc45656b1adf5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1072
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimentoFormação continuada de professoresAcontecimentoEstética do cotidiano.O texto parte do entendimento de que a formação continuada e o desenvolvimento profissional de professores são espaços-tempo de estudos e de reflexões que acontecem ao longo da carreira docente e que, dependendo da maneira como são organizados, podem possibilitar o aprofundamento teórico-conceitual acerca de determinadas disciplinas ou áreas do conhecimento, estarem diretamente relacionados a temáticas que estejam vinculadas à prática pedagógica que o(a) professor(a) desenvolve no interior das salas de aula ou, ainda, discutirem temas que versem sobre a educação numa perspectiva mais global. A partir da investigação bibliográfica, analisa-se como os processos de formação continuada de professores, operando a partir da lógica apresentada com o conceito de acontecimento, pode abrir espaços-tempo de formação que potencializem os sujeitos-professores a se desenvolverem profissionalmente. Essa perspectiva analítica pode conduzir a outros modos de se pensar os processos formativos de professores, vislumbrando a possibilidade de constituição de uma estética do cotidiano. EDUEMG2016-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/107210.24934/eef.v19i27.1072Educação em Foco; Vol. 19 No. 27 (2016): Educação em Foco; 123-144Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 27 (2016): Educação em Foco; 123-144Educação em Foco; v. 19 n. 27 (2016): Educação em Foco; 123-1442317-00931519-332210.24934/eef.v19i27reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1072/955Andrade, ElisabeteNogaro, ArnaldoCopetti Callai, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1072Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento
title Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento
spellingShingle Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento
Andrade, Elisabete
Formação continuada de professores
Acontecimento
Estética do cotidiano.
title_short Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento
title_full Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento
title_fullStr Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento
title_full_unstemmed Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento
title_sort Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento
author Andrade, Elisabete
author_facet Andrade, Elisabete
Nogaro, Arnaldo
Copetti Callai, Helena
author_role author
author2 Nogaro, Arnaldo
Copetti Callai, Helena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Elisabete
Nogaro, Arnaldo
Copetti Callai, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
Acontecimento
Estética do cotidiano.
topic Formação continuada de professores
Acontecimento
Estética do cotidiano.
description O texto parte do entendimento de que a formação continuada e o desenvolvimento profissional de professores são espaços-tempo de estudos e de reflexões que acontecem ao longo da carreira docente e que, dependendo da maneira como são organizados, podem possibilitar o aprofundamento teórico-conceitual acerca de determinadas disciplinas ou áreas do conhecimento, estarem diretamente relacionados a temáticas que estejam vinculadas à prática pedagógica que o(a) professor(a) desenvolve no interior das salas de aula ou, ainda, discutirem temas que versem sobre a educação numa perspectiva mais global. A partir da investigação bibliográfica, analisa-se como os processos de formação continuada de professores, operando a partir da lógica apresentada com o conceito de acontecimento, pode abrir espaços-tempo de formação que potencializem os sujeitos-professores a se desenvolverem profissionalmente. Essa perspectiva analítica pode conduzir a outros modos de se pensar os processos formativos de professores, vislumbrando a possibilidade de constituição de uma estética do cotidiano.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1072
10.24934/eef.v19i27.1072
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1072
identifier_str_mv 10.24934/eef.v19i27.1072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1072/955
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 19 No. 27 (2016): Educação em Foco; 123-144
Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 27 (2016): Educação em Foco; 123-144
Educação em Foco; v. 19 n. 27 (2016): Educação em Foco; 123-144
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v19i27
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468943253505