LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca Sena e Silva, Elisa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Conceição Albuquerque, Erenilda Severina, de Oliveira Santos, Viviane, Aprigio do Nascimento, Daniela, dos Santos, Sarah Rafaely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1477
Resumo: Neste texto fazemos um relato de experiência da ação de formação continuada de professores de matemática, promovida pela versão on-line do projeto de extensão “Sem mais nem menos”, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A formação aconteceu por meio de webconferências em que os professores participantes discutiram temas e atividades de lives promovidas no Instagram do projeto. As lives eram voltadas para estudantes de ensino básico e, utilizando diferentes metodologias de ensino, abordaram a matemática no cotidiano por meio de atividades lúdicas. Nas webconferências, das quais participaram professores de diferentes estados do país, os docentes também relataram suas experiências ao acompanharem seus estudantes nas atividades. Com o objetivo de entender se a participação na formação contribuiu para o desenvolvimento profissional docente, impulsionando-os a utilizar diferentes metodologias de ensino para abordar a matemática no cotidiano, pediu-se que os docentes respondessem questionários, nos quais se percebeu que a motivação dos professores em participar dessa formação vem do desejo de aprender novas formas de ensino e contribuir para a aprendizagem de seus estudantes. A reflexão coletiva promovida pela participação nas webconferências proporcionou, segundo relato dos professores, uma melhor percepção da matemática no cotidiano e das diferentes formas de ensiná-la.
id UNIVASF-1_e065c390d30f88cf1bc6e277c349bf7b
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1477
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAFormação continuada de professoreswebconferênciasmatemática no cotidianometodologias de ensinodesenvolvimento profissionalNeste texto fazemos um relato de experiência da ação de formação continuada de professores de matemática, promovida pela versão on-line do projeto de extensão “Sem mais nem menos”, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A formação aconteceu por meio de webconferências em que os professores participantes discutiram temas e atividades de lives promovidas no Instagram do projeto. As lives eram voltadas para estudantes de ensino básico e, utilizando diferentes metodologias de ensino, abordaram a matemática no cotidiano por meio de atividades lúdicas. Nas webconferências, das quais participaram professores de diferentes estados do país, os docentes também relataram suas experiências ao acompanharem seus estudantes nas atividades. Com o objetivo de entender se a participação na formação contribuiu para o desenvolvimento profissional docente, impulsionando-os a utilizar diferentes metodologias de ensino para abordar a matemática no cotidiano, pediu-se que os docentes respondessem questionários, nos quais se percebeu que a motivação dos professores em participar dessa formação vem do desejo de aprender novas formas de ensino e contribuir para a aprendizagem de seus estudantes. A reflexão coletiva promovida pela participação nas webconferências proporcionou, segundo relato dos professores, uma melhor percepção da matemática no cotidiano e das diferentes formas de ensiná-la.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1477Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 26 (2021): Edição Regular; 296-3202177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1477/1113Copyright (c) 2021 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca Sena e Silva, Elisada Conceição Albuquerque, Erenilda Severinade Oliveira Santos, VivianeAprigio do Nascimento, Danielados Santos, Sarah Rafaely2022-03-30T12:01:50Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1477Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-03-30T12:01:50Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
spellingShingle LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Fonseca Sena e Silva, Elisa
Formação continuada de professores
webconferências
matemática no cotidiano
metodologias de ensino
desenvolvimento profissional
title_short LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_full LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_fullStr LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_sort LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
author Fonseca Sena e Silva, Elisa
author_facet Fonseca Sena e Silva, Elisa
da Conceição Albuquerque, Erenilda Severina
de Oliveira Santos, Viviane
Aprigio do Nascimento, Daniela
dos Santos, Sarah Rafaely
author_role author
author2 da Conceição Albuquerque, Erenilda Severina
de Oliveira Santos, Viviane
Aprigio do Nascimento, Daniela
dos Santos, Sarah Rafaely
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca Sena e Silva, Elisa
da Conceição Albuquerque, Erenilda Severina
de Oliveira Santos, Viviane
Aprigio do Nascimento, Daniela
dos Santos, Sarah Rafaely
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
webconferências
matemática no cotidiano
metodologias de ensino
desenvolvimento profissional
topic Formação continuada de professores
webconferências
matemática no cotidiano
metodologias de ensino
desenvolvimento profissional
description Neste texto fazemos um relato de experiência da ação de formação continuada de professores de matemática, promovida pela versão on-line do projeto de extensão “Sem mais nem menos”, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A formação aconteceu por meio de webconferências em que os professores participantes discutiram temas e atividades de lives promovidas no Instagram do projeto. As lives eram voltadas para estudantes de ensino básico e, utilizando diferentes metodologias de ensino, abordaram a matemática no cotidiano por meio de atividades lúdicas. Nas webconferências, das quais participaram professores de diferentes estados do país, os docentes também relataram suas experiências ao acompanharem seus estudantes nas atividades. Com o objetivo de entender se a participação na formação contribuiu para o desenvolvimento profissional docente, impulsionando-os a utilizar diferentes metodologias de ensino para abordar a matemática no cotidiano, pediu-se que os docentes respondessem questionários, nos quais se percebeu que a motivação dos professores em participar dessa formação vem do desejo de aprender novas formas de ensino e contribuir para a aprendizagem de seus estudantes. A reflexão coletiva promovida pela participação nas webconferências proporcionou, segundo relato dos professores, uma melhor percepção da matemática no cotidiano e das diferentes formas de ensiná-la.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1477
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1477/1113
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 26 (2021): Edição Regular; 296-320
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489383149568