A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/313 |
Resumo: | O objetivo do estudo é investigar como o professor organiza o ensino na modalidade EaD com vistas à mediação didático-pedagógica, especialmente nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Para a realização do estudo, foram inicialmente selecionadas duas Instituições de Ensino Superior -IES que oferecem o curso de Pedagogia – EaD, situadas no Triangulo Mineiro, no estado de Minas Gerais; uma IES pública e uma IES privada. Desenvolvido numa abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, usando, para a análise dos dados, a técnica de triangulação de fontes. A fundamentação teórica sobre a mediação e a atividade de ensino está apoiada em Vigotski e em seus parceiros, Luria e Leontiev, dentre outros. Os resultados demonstraram que organização das atividades de ensino está submetida a determinações verticalizadas, que engessam e fragmentam a atuação docente, não dando ao professor oportunidade de realizar a mediação didático-pedagógica apropriadamente. |
id |
UEMG-2_e24e3852e4799783b4fd6ff164598c13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/313 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A organização do ensino em cursos de Pedagogia EADEducação a Distância. Formação de Pedagogos. Mediação Didático-pedagógica. Interação.O objetivo do estudo é investigar como o professor organiza o ensino na modalidade EaD com vistas à mediação didático-pedagógica, especialmente nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Para a realização do estudo, foram inicialmente selecionadas duas Instituições de Ensino Superior -IES que oferecem o curso de Pedagogia – EaD, situadas no Triangulo Mineiro, no estado de Minas Gerais; uma IES pública e uma IES privada. Desenvolvido numa abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, usando, para a análise dos dados, a técnica de triangulação de fontes. A fundamentação teórica sobre a mediação e a atividade de ensino está apoiada em Vigotski e em seus parceiros, Luria e Leontiev, dentre outros. Os resultados demonstraram que organização das atividades de ensino está submetida a determinações verticalizadas, que engessam e fragmentam a atuação docente, não dando ao professor oportunidade de realizar a mediação didático-pedagógica apropriadamente. EDUEMG2013-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/31310.24934/eef.v16i22.313Educação em Foco; Vol. 16 No. 22 (2013): Educação em Foco; 45-71Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 22 (2013): Educação em Foco; 45-71Educação em Foco; v. 16 n. 22 (2013): Educação em Foco; 45-712317-00931519-332210.24934/eef.v16i22reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/313/310Souza, Márcia Guimarães Oliveira deResende, Marilene Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/313Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:04Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD |
title |
A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD |
spellingShingle |
A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD Souza, Márcia Guimarães Oliveira de Educação a Distância. Formação de Pedagogos. Mediação Didático-pedagógica. Interação. |
title_short |
A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD |
title_full |
A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD |
title_fullStr |
A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD |
title_full_unstemmed |
A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD |
title_sort |
A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD |
author |
Souza, Márcia Guimarães Oliveira de |
author_facet |
Souza, Márcia Guimarães Oliveira de Resende, Marilene Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Resende, Marilene Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Márcia Guimarães Oliveira de Resende, Marilene Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância. Formação de Pedagogos. Mediação Didático-pedagógica. Interação. |
topic |
Educação a Distância. Formação de Pedagogos. Mediação Didático-pedagógica. Interação. |
description |
O objetivo do estudo é investigar como o professor organiza o ensino na modalidade EaD com vistas à mediação didático-pedagógica, especialmente nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Para a realização do estudo, foram inicialmente selecionadas duas Instituições de Ensino Superior -IES que oferecem o curso de Pedagogia – EaD, situadas no Triangulo Mineiro, no estado de Minas Gerais; uma IES pública e uma IES privada. Desenvolvido numa abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, usando, para a análise dos dados, a técnica de triangulação de fontes. A fundamentação teórica sobre a mediação e a atividade de ensino está apoiada em Vigotski e em seus parceiros, Luria e Leontiev, dentre outros. Os resultados demonstraram que organização das atividades de ensino está submetida a determinações verticalizadas, que engessam e fragmentam a atuação docente, não dando ao professor oportunidade de realizar a mediação didático-pedagógica apropriadamente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/313 10.24934/eef.v16i22.313 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/313 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v16i22.313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/313/310 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 16 No. 22 (2013): Educação em Foco; 45-71 Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 22 (2013): Educação em Foco; 45-71 Educação em Foco; v. 16 n. 22 (2013): Educação em Foco; 45-71 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v16i22 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468858318848 |