O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6310 |
Resumo: | O ensino remoto adotado nos diferentes segmentos educacionais como medida de contenção da pandemia de COVID 19 tem sido tema de interesse na área educacional. Com o objetivo de analisar o ensino de Educação Física frente às exigências desse contexto, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, que se utilizou da entrevista semiestruturada com professores atuantes na educação básica pública e privada, em Minas Gerais. A análise dos dados permitiu identificar as dificuldades quanto à rotina de estudo em casa, de conectividade e de interesse de alguns alunos em adaptar-se ao ensino remoto, mas também mostrou a valorização da disciplina Educação Física, em virtude das aulas teóricas e de avaliações da aprendizagem. Os professores acreditam que as Tic´s vieram para ficar e vislumbram a possibilidade do ensino híbrido. No entanto, concordam que a inclusão digital dos estudantes e professores demanda atenção e cuidados que envolvem a família e a escola. |
id |
UEMG-2_ef1611b00f71ac7730649bd135eec19c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6310 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básicaEnsino aprendizagem. Educação Física escolar. Pandemia Covid 19O ensino remoto adotado nos diferentes segmentos educacionais como medida de contenção da pandemia de COVID 19 tem sido tema de interesse na área educacional. Com o objetivo de analisar o ensino de Educação Física frente às exigências desse contexto, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, que se utilizou da entrevista semiestruturada com professores atuantes na educação básica pública e privada, em Minas Gerais. A análise dos dados permitiu identificar as dificuldades quanto à rotina de estudo em casa, de conectividade e de interesse de alguns alunos em adaptar-se ao ensino remoto, mas também mostrou a valorização da disciplina Educação Física, em virtude das aulas teóricas e de avaliações da aprendizagem. Os professores acreditam que as Tic´s vieram para ficar e vislumbram a possibilidade do ensino híbrido. No entanto, concordam que a inclusão digital dos estudantes e professores demanda atenção e cuidados que envolvem a família e a escola.EDUEMG2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/631010.36704/eef.v25i45.6310Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 73-92Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 73-92Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 73-922317-00931519-332210.36704/eef.v25i45reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6310/3974Copyright (c) 2022 Jairo Antônio da Paixão, Alvanize Valente Fernandes Ferenc , Deise de Jesus Soares Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntônio da Paixão, JairoFerenc , Alvanize Valente Fernandes Nunes, Deise de Jesus Soares 2022-12-21T14:02:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6310Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-21T14:02:21Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica |
title |
O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica |
spellingShingle |
O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica Antônio da Paixão, Jairo Ensino aprendizagem. Educação Física escolar. Pandemia Covid 19 |
title_short |
O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica |
title_full |
O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica |
title_fullStr |
O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica |
title_full_unstemmed |
O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica |
title_sort |
O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica |
author |
Antônio da Paixão, Jairo |
author_facet |
Antônio da Paixão, Jairo Ferenc , Alvanize Valente Fernandes Nunes, Deise de Jesus Soares |
author_role |
author |
author2 |
Ferenc , Alvanize Valente Fernandes Nunes, Deise de Jesus Soares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antônio da Paixão, Jairo Ferenc , Alvanize Valente Fernandes Nunes, Deise de Jesus Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino aprendizagem. Educação Física escolar. Pandemia Covid 19 |
topic |
Ensino aprendizagem. Educação Física escolar. Pandemia Covid 19 |
description |
O ensino remoto adotado nos diferentes segmentos educacionais como medida de contenção da pandemia de COVID 19 tem sido tema de interesse na área educacional. Com o objetivo de analisar o ensino de Educação Física frente às exigências desse contexto, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, que se utilizou da entrevista semiestruturada com professores atuantes na educação básica pública e privada, em Minas Gerais. A análise dos dados permitiu identificar as dificuldades quanto à rotina de estudo em casa, de conectividade e de interesse de alguns alunos em adaptar-se ao ensino remoto, mas também mostrou a valorização da disciplina Educação Física, em virtude das aulas teóricas e de avaliações da aprendizagem. Os professores acreditam que as Tic´s vieram para ficar e vislumbram a possibilidade do ensino híbrido. No entanto, concordam que a inclusão digital dos estudantes e professores demanda atenção e cuidados que envolvem a família e a escola. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6310 10.36704/eef.v25i45.6310 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6310 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v25i45.6310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6310/3974 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 73-92 Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 73-92 Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 73-92 2317-0093 1519-3322 10.36704/eef.v25i45 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470414405632 |