As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaidan, Samira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cardoso, Sandra de Lacerda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/584
Resumo: Este trabalho tem por objetivo explorar questões relativas às repercussões na prática pedagógica, a partir da visão do docente, sobre a disciplina por ele ministrada. Surge como parte dos resultados gerados por uma pesquisa, de cunho qualitativo (CARDOSO, 2013), sobre repercussões na prática pedagógica que professores egressos atribuem a uma especialização em Educação Matemática.  O Curso analisado consiste em uma das áreas de concentração do Laseb - Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica, uma parceria entre a Faculdade de Educação-UFMG e a Secretaria Municipal de Educação-SMED/BH. O material empírico constou da consulta a documentos do Laseb e questionário/entrevista com treze professores egressos. Neste artigo, exploraremos algumas relações que podem ser inferidas, quais sejam: entre uma visão mais formal da matemática e, também, da relação mais formal entre professor-aluno, em contrapartida a uma visão mais flexível da matemática e uma relação mais interativa com os alunos.
id UEMG-2_f0a3b638ab82af18ace5b782ea21d4b5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/584
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógicaPalavras-chaveFormação docenteLasebEducação Matemática.Este trabalho tem por objetivo explorar questões relativas às repercussões na prática pedagógica, a partir da visão do docente, sobre a disciplina por ele ministrada. Surge como parte dos resultados gerados por uma pesquisa, de cunho qualitativo (CARDOSO, 2013), sobre repercussões na prática pedagógica que professores egressos atribuem a uma especialização em Educação Matemática.  O Curso analisado consiste em uma das áreas de concentração do Laseb - Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica, uma parceria entre a Faculdade de Educação-UFMG e a Secretaria Municipal de Educação-SMED/BH. O material empírico constou da consulta a documentos do Laseb e questionário/entrevista com treze professores egressos. Neste artigo, exploraremos algumas relações que podem ser inferidas, quais sejam: entre uma visão mais formal da matemática e, também, da relação mais formal entre professor-aluno, em contrapartida a uma visão mais flexível da matemática e uma relação mais interativa com os alunos.EDUEMG2014-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/58410.24934/eef.v17i24.584Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 145-169Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 145-169Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 145-1692317-00931519-332210.24934/eef.v17i24reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/584/413Zaidan, SamiraCardoso, Sandra de Lacerdainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/584Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica
title As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica
spellingShingle As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica
Zaidan, Samira
Palavras-chave
Formação docente
Laseb
Educação Matemática.
title_short As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica
title_full As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica
title_fullStr As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica
title_full_unstemmed As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica
title_sort As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica
author Zaidan, Samira
author_facet Zaidan, Samira
Cardoso, Sandra de Lacerda
author_role author
author2 Cardoso, Sandra de Lacerda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaidan, Samira
Cardoso, Sandra de Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
Formação docente
Laseb
Educação Matemática.
topic Palavras-chave
Formação docente
Laseb
Educação Matemática.
description Este trabalho tem por objetivo explorar questões relativas às repercussões na prática pedagógica, a partir da visão do docente, sobre a disciplina por ele ministrada. Surge como parte dos resultados gerados por uma pesquisa, de cunho qualitativo (CARDOSO, 2013), sobre repercussões na prática pedagógica que professores egressos atribuem a uma especialização em Educação Matemática.  O Curso analisado consiste em uma das áreas de concentração do Laseb - Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica, uma parceria entre a Faculdade de Educação-UFMG e a Secretaria Municipal de Educação-SMED/BH. O material empírico constou da consulta a documentos do Laseb e questionário/entrevista com treze professores egressos. Neste artigo, exploraremos algumas relações que podem ser inferidas, quais sejam: entre uma visão mais formal da matemática e, também, da relação mais formal entre professor-aluno, em contrapartida a uma visão mais flexível da matemática e uma relação mais interativa com os alunos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/584
10.24934/eef.v17i24.584
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/584
identifier_str_mv 10.24934/eef.v17i24.584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/584/413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 145-169
Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 145-169
Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 145-169
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v17i24
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468921233408