Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4836 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar as práticas docentes desenvolvidas no processo de inclusão de alunos com deficiência, em uma escola do campo de Feira de Santana-BA. Foi realizado um estudo de caso, de natureza qualitativa, cujos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com três professores, desta escola, que trabalham com alunos com deficiência. Dentre os principais resultados encontrados, destacamos que, apesar dos estudantes com deficiência terem o acesso à escola garantido por lei, a Educação Inclusiva ainda não se efetivou na escola do campo investigada. Os dados evidenciam que é necessário um maior investimento por parte da esfera pública, tanto no que se refere à infraestrutura da escola, a formação de professores, como a acessibilidade, em suas várias dimensões. |
id |
UEMG-2_fa6b0edf4f41bfb4ed4d697f8c9bfa41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4836 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentesPráticas docentesAlunos com deficiênciaEscola do campoEste estudo tem como objetivo analisar as práticas docentes desenvolvidas no processo de inclusão de alunos com deficiência, em uma escola do campo de Feira de Santana-BA. Foi realizado um estudo de caso, de natureza qualitativa, cujos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com três professores, desta escola, que trabalham com alunos com deficiência. Dentre os principais resultados encontrados, destacamos que, apesar dos estudantes com deficiência terem o acesso à escola garantido por lei, a Educação Inclusiva ainda não se efetivou na escola do campo investigada. Os dados evidenciam que é necessário um maior investimento por parte da esfera pública, tanto no que se refere à infraestrutura da escola, a formação de professores, como a acessibilidade, em suas várias dimensões.EDUEMG2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/483610.24934/eef.v24i42.4836Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 110-133Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 110-133Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 110-1332317-00931519-332210.24934/eef.v24i42reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4836/3358Copyright (c) 2021 Klayton Santana Porto, Maria José Oliveira Duboc, Solange Lucas Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessPorto, Klayton SantanaDuboc, Maria José OliveiraRibeiro, Solange Lucas2021-05-10T12:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4836Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-05-10T12:08:55Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes |
title |
Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes |
spellingShingle |
Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes Porto, Klayton Santana Práticas docentes Alunos com deficiência Escola do campo |
title_short |
Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes |
title_full |
Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes |
title_fullStr |
Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes |
title_full_unstemmed |
Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes |
title_sort |
Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes |
author |
Porto, Klayton Santana |
author_facet |
Porto, Klayton Santana Duboc, Maria José Oliveira Ribeiro, Solange Lucas |
author_role |
author |
author2 |
Duboc, Maria José Oliveira Ribeiro, Solange Lucas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Klayton Santana Duboc, Maria José Oliveira Ribeiro, Solange Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas docentes Alunos com deficiência Escola do campo |
topic |
Práticas docentes Alunos com deficiência Escola do campo |
description |
Este estudo tem como objetivo analisar as práticas docentes desenvolvidas no processo de inclusão de alunos com deficiência, em uma escola do campo de Feira de Santana-BA. Foi realizado um estudo de caso, de natureza qualitativa, cujos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com três professores, desta escola, que trabalham com alunos com deficiência. Dentre os principais resultados encontrados, destacamos que, apesar dos estudantes com deficiência terem o acesso à escola garantido por lei, a Educação Inclusiva ainda não se efetivou na escola do campo investigada. Os dados evidenciam que é necessário um maior investimento por parte da esfera pública, tanto no que se refere à infraestrutura da escola, a formação de professores, como a acessibilidade, em suas várias dimensões. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4836 10.24934/eef.v24i42.4836 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4836 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v24i42.4836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4836/3358 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Klayton Santana Porto, Maria José Oliveira Duboc, Solange Lucas Ribeiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Klayton Santana Porto, Maria José Oliveira Duboc, Solange Lucas Ribeiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 110-133 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 110-133 Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 110-133 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v24i42 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470270750720 |